Anúncios

2ª via do IPTU: Como emitir o IPTU atrasado pela internet?

Anúncios

O IPTU, chegou à data de vencimento se aproximou? Mais infelizmente, você não pagou sua conta porque o orçamento não deu a situação apertou? Os dias atuais não da fácil para ninguém não é mesmo? Mais fique tranquilo, esses eventos são perfeitamente normais e mostraremos como lidar com essa situação. Portanto, se você estiver atrasado com o IPTU, leia atentamente este artigo que vamos lhe ajudar a emitir uma 2ª via do IPTU e ainda vamos te dar algumas dicas para impedir que isso aconteça novamente.

Veja também:

Anúncios

Como emitir sua segunda via da Ceg

2ª via do boleto minha casa minha vida

2ª via da fatura do cartão Ourocard

2ª via da água de Manaus

Como pago a 2ª via do IPTU?

Anúncios

Como ninguém está livre de imprevistos financeiros, as prefeituras oferecem maneiras rápidas de pagar esse imposto. Por fim, o pagamento do IPTU garante recursos para a cidade e a regularização do empregado. Observe, no entanto, que o imposto sobre a propriedade em atraso pode ganhar valor devido ao atraso no pagamento. É agora finalmente, vamos ao que interessa:

Como solicitar a 2ª via do IPTU:

Solicite uma 2ª via do IPTU e atualize todos os valores para pagamento. Como os canais de serviço podem variar de acordo com a cidade, é importante que você acesse o site da comunidade da sua região e avalie todos os procedimentos necessários. Os canais para solicitar um 2ª via do IPTU que foram atrasados ​​com a quantia atualizada são:

  • Localização da prefeitura de sua cidade ou região, inserindo seus documentos como CPF (cadastro de pessoa física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e o número de registro da propriedade;
  • Unidade da prefeitura, departamentos de serviços agrícolas ou subprefeituras que fornecem as mesmas informações que o site.

Taxas adicionais da 2ª via do IPTU observe:

Por fim, é muito importante saber que o valor pode variar dependendo da sua situação padrão ou seja da sua localidade. Portanto, observe as taxas adicionais que podem ser pagas devido ao atrasado do pagamento do seu IPTU:

  • Bom: Em caso de atraso no pagamento parcelado, será cobrada uma multa de 0,33% ao dia, até no máximo 20% do valor do imposto.
  • Interesse: A partir do mês seguinte ao vencimento, juros fixos de 1% ao mês são adicionados ao valor total da dívida.
  • Honorários advocatícios: em caso de inclusão em dívidas ativas.

O contribuinte pode efetuar o pagamento nas modalidades on-line (caixa eletrônico ou Internet banking), que contêm as adições necessárias até a data do pagamento.

Desvantagens do pagamento atrasado do IPTU:

  • Proibir a venda do imóvel até que o imposto seja atualizado;
  • Perda de propriedade;
  • A propriedade pode ser leiloada pela cidade.

Com isso em mente, faça o possível para evitar esse tipo de situação. O conselho que damos é: tente ter uma melhor forma de planejamento financeiro ao longo dos anos, reserve um valor para esse pagamento e, o mais importante, pague antecipadamente. Pagar em dinheiro pode oferecer um bom desconto e evitar mais perdas.

Anúncios