Anúncios

5 principais dicas para comprar online com mais segurança

Anúncios

É difícil conhecer alguém que nunca fez uma compra pela internet. Essa modalidade de consumo, que teve um crescimento ainda maior com o isolamento social na pandemia, é capaz de facilitar nossas rotinas – porém, também pode esconder alguns perigos.

Saiba Mais:

Anúncios

Cartão de Crédito Decolar Santander Visa Vale a Pena?

Cartão de Crédito Mitsubishi – Tire suas dúvidas

É seguro fazer empréstimo com máquina de cartão?

Para evitar cair em golpes, é necessário que o consumidor esteja atento aos detalhes dos e-commerces. Algumas dicas para comprar online com mais segurança permitem que um pedido virtual seja uma experiência agradável, da procura do produto à entrega em sua casa.

Anúncios

Quem quer garantir a proteção enquanto navega pelos e-commerces precisa conhecer as principais dicas para comprar online com mais segurança. Assim, você não estará exposto à golpes virtuais.

Verifique as informações da empresa e seus canais de atendimento

Uma das práticas mais comuns dos sites de compras dedicados a aplicar golpes é a falta de dados de rastreio. Afinal, os cybercriminosos não estão dispostos a fornecer informações que permitam que a polícia chegue até eles.

Por isso, a primeira atitude que você deve tomar ao acessar um e-commerce é conferir se a empresa disponibiliza seus dados, seja na página Sobre Nós ou no rodapé do site. Informações como CNPJ, razão social e endereço são fundamentais para considerar um site como confiável.

Além desses dados, confira se a loja online apresenta canais de atendimento como telefone e chat online. O e-mail, por mais que seja um método prático, pode ser facilmente ignorado pelos dirigentes da empresa, fazendo com que outros métodos de contato sejam mais importantes para o consumidor.

E se você ainda tiver dúvida sobre a confiabilidade da página, não custa nada ligar para o número telefônico identificado para checar a veracidade da empresa.

Reputação da loja

Outra prática que você pode adotar para ter certeza sobre a segurança de um e-commerce é descobrir a reputação da loja entre os consumidores. Plataformas como o Reclame Aqui e eBit são grandes aliadas, uma vez que permitem que o usuário pesquise por qualquer loja da internet.

Se ao acessar essas plataformas você descobrir que a reputação do e-commerce é baixa, evite comprar dessa loja, já que existem grandes chances de você sofrer algum tipo de golpe. Vale ler atentamente os relatos para entender os motivos pelas médias inferiores.

Além disso, os PROCONs de vários estados elaboram anualmente uma lista de sites que o consumidor deve evitar. Essa lista pode ser consultada sempre que preciso e pode ajudar o usuário a fugir de grandes dores de cabeça.

Promoções tão boas que são mentiras

Uma das dicas para comprar online com mais segurança é estar atento para promoções que parecem boas demais para serem verdade.

Se você está à procura de um produto, certamente sabe o preço médio dele. Assim, ao encontrar uma promoção muito atrativa, com um valor abaixo do praticado pelo mercado, não compre por impulso, já que este pode ser um golpe.

Por mais que muitos e-commerces realizem promoções frequentemente, é preciso analisar ofertas excessivas, especialmente de sites que não são conhecidos no mercado. De fato, o ideal é optar por promoções que são confiáveis.

Quer exemplos de ofertas confiáveis? As queimas de estoque de Black Friday ou os códigos promocionais disponibilizados pelas próprias lojas são promoções consideradas seguras. Assim, sempre que puder, utilize um cupom de desconto para economizar ou aproveite ofertas em datas comerciais, sempre prezando pelos sites confiáveis.

De olho nos links

E já que estamos falando em promoções, muita gente tem acesso à essas ofertas imperdíveis por meio de páginas nas redes sociais. O problema é que os cybercriminosos são tão cuidados que chegam a imitar o design ou utilizar a logo de lojas confiáveis e reconhecidas no mercado, o que faz com que seja bem mais fácil cair em um golpe.

Para ter mais segurança ao comprar online, sempre que você clicar em uma oferta de uma rede social, perceba para qual site você está sendo direcionado. Por vezes, ao reparar no link, você vai perceber que há algum erro no nome da marca ou mesmo uma diferença completa do nome do anunciante. Nesse caso, feche a janela imediatamente.

Ainda sobre os links, sempre que acessar um e-commerce perceba se o endereço eletrônico começa com HTTPS ou se conta com o ícone de cadeado antes do link. Esses sinais mostram que se trata de uma loja certificada, que não esconde arquivos maliciosos em suas páginas.

Não utilize computadores públicos

Muita gente não se importa em fazer compras de qualquer lugar, sem saber que pode estar correndo sérios riscos com essa atitude. Nunca faça compras em computadores públicos, seja de uma lan house, de uma biblioteca ou mesmo da empresa que você trabalha.

Além do risco de vírus em uma das máquinas, que consegue roubar suas informações bancárias, um computador público pode ser acessado por outras pessoas. Com navegadores capazes de salvar dados pessoais e financeiros, não é difícil que outra pessoa consiga utilizar seus dados.

De fato, o ideal é evitar até mesmo as redes wi-fi públicas. Isso porque, nem todas elas são seguras, especialmente quando falamos de redes maiores, como shoppings e aeroportos. Sempre que possível, opte por comprar na sua casa, com o seu computador ou smartphone.

Métodos simples, compras seguras

Seja pela praticidade de fazer escolhas no seu próprio tempo, pela facilidade de encontrar qualquer item em poucos cliques ou por receber os produtos em casa, as compras online caíram de vez no gosto do público. Na verdade, somente durante a pandemia, as vendas virtuais aumentaram 209% no mundo inteiro, crescimento que também é notável no Brasil.

Felizmente, comprar online com mais segurança não é nenhum desafio se você reservar alguns minutos para fazer verificações básicas sobre a confiabilidade de uma página. De fato, somente com essas 5 dicas listadas anteriormente, o consumidor poderá fazer seus pedidos com mais tranquilidade.

Além dessas dicas, é sempre bom manter-se informado sobre os golpes mais recentes do mercado. Os cybercriminosos estão sempre atualizando seus métodos e é fundamental que o consumidor esteja atento para evitar que uma compra online se transforme em um pesadelo.

Assim, com informação e alguns cuidados básicos, você consegue levar para casa aquele produto dos sonhos, com toda a tranquilidade que a compra online oferece.

Saiba Mais:

Quais são os cartões Mastercard? Solicitar

Como conseguir Nubank com nome sujo? Solicite o seu!

Cartão de crédito zuum vivo MasterCard e conta digital

Anúncios