Anúncios

AutoAnalytics como solução na mitigação de fraudes em financiamentos de veículos

Anúncios

AutoAnalytics, a tecnologia da Tecnobank que oferece consulta ágil, aumenta a segurança e a prevenção de fraudes em financiamentos de veículos

Entenda como funciona o AutoAnalytics, a ferramenta da Tecnobank que auxilia as instituições financeiras na tomada de decisões.

Anúncios

Muita gente não sabe, mas checar o número do chassi antes de comprar um veículo pode evitar muita dor de cabeça, pois alterar sua sequência original é motivo inclusive para abertura de inquérito. Com o AutoAnalytics, você verifica o “DNA” do carro e muito mais. Entenda agora como ele funciona.

Saiba Mais:

O que é AutoAnalytics e quem criou essa tecnologia?

Anúncios

O AutoAnalytics é um produto da Tecnobank, que reúne três soluções exclusivas: Consulta Recall, Decodificador e Consulta Placa – e a maior transparência do mercado, estando alinhado às novas diretrizes de proteção de dados pessoais. 

O que pode ser consultado com o AutoAnalytics?

A praticidade da tecnologia da Tecnobank conta com:

Consulta Recall

Com ele, é possível verificar o histórico completo de recalls do veículo, com acesso a detalhes técnicos e todas as informações sobre os chamados de toda a frota nacional. 

A Consulta Recall dispõe de mais de 90 milhões de veículos mapeados, com todos os antecedentes das ações que foram ou deveriam ter sido realizadas desde 1999. Isso inclui dados sobre o veículo (marca, modelo, ano) e recall (data, motivo, risco). 

Como a Consulta Recall do AutoAnalytics funciona? Por meio do processamento de dados automáticos e eletrônicos. A consulta ao chassi entrega ao cliente diversas particularidades sobre o veículo. 

Com isso, a operação ganha agilidade e segurança. Afinal, quando um banco sabe por quais recalls o bem passou (ou deveria ter passado) tem maior respaldo para avaliá-lo como garantia, concorda?

As vantagens da Consulta Recall são: maior previsibilidade de depreciação do veículo; mais suporte e chance de acerto na gestão de riscos; contribuição na previsão de taxas de financiamento, com base na classificação do impacto do recall; antecipação de possíveis características do veículo quanto à sua conservação; diminuição de riscos do valor futuro do bem em casos de financiamento.

Tudo, é claro, com rigoroso atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Decodificador

Os 17 caracteres alfanuméricos de um chassi formam o “DNA” do veículo. Decifrar esse código é fundamental para prevenir fraudes no financiamento. 

O Decodificador mostra todas as informações originais do bem, entre elas cor, modelo, data de fabricação e demais dados que servem para comprovar que a garantia do financiamento não sofreu qualquer adulteração ou processo que a desvalorize.

Por exemplo: como saber se o carro seminovo que você está prestes a comprar não sofreu uma batida ou roubo? Como se certificar de que o veículo não foi falsificado de algum modo?

Cada chassi recebe uma sequência única na fábrica; não há numeração igual no mundo todo. Se houver divergência nela, quer dizer que o automóvel provavelmente foi adulterado, seja por avaria, furto ou roubo. E isso compromete o valor do veículo na hora da venda.

Graças ao Decodificador do AutoAnalytics, você consegue segurança quanto às informações corretas do veículo no ato da liberação do crédito para financiamento, além de características técnicas e precificação base em um só lugar.

Para otimizar resultados, as consultas do Decodificador podem ser feitas via lote: Informações Decodificadas (país; região; marca; ano/modelo; categoria do veículo; tipo de carroceria; versão; combustível; motor; local de fabricação) ou Informações Adicionais (precificadores com valores de mercado). 

Consulta Placa

Utilizando apenas os dados de uma placa, você pode checar o histórico completo de um veículo, sua precificação e análise de depreciação. 

O Consulta Placa é outro importante aliado desenvolvido pela Tecnobank para proporcionar mais segurança e mitigação de riscos ligados à concessão de crédito nas instituições financeiras, mas de forma simplificada e rápida. 

Como funciona o Consulta Placa do AutoAnalytics?

Basta ter os dados da placa e escolher um dos três tipos de consultas disponíveis, de acordo com o que deseja saber em um momento específico. Confira:

  1. Consulta Veículo

  • Placa
  • Município de emplacamento
  • UF
  • Tipo de veículo
  • Marca/Modelo
  • Espécie do veículo
  • Tipo de carroceria
  • Cor
  • Procedência
  • Categoria
  • Ano/Modelo
  1. Consulta Precificação

  • Marca/Modelo
  • Ano/Modelo do veículo
  • Ano/Fabricação do veículo
  • Precificações de mercado
  • Gráfico com depreciação nos últimos 5 anos; percentual de depreciação veículo ano a ano; percentual de depreciação da categoria ano a ano; análise preditiva depreciação nos próximos 5 anos.
  1. Consulta Completa

Fornece todas as informações da Consulta Veículo e da Consulta Precificação.

Em resumo, o aumento da confiança na liberação do financiamento ocorre porque o AutoAnalytics possibilita:

  • Colaboração na análise de risco de crédito
  • Ajuda na análise de taxa de juros
  • Comparação do veículo com categoria e marca
  • Confiabilidade da informação (bases oficiais)
  • Disponibilização do histórico de consultas das últimas 24h
  • Maior segurança contra possíveis fraudes

Tudo isso é resultado da cultura de inovação do começo ao fim dos processos. É a revolução nos modelos de negócios que descomplica implantação e uso. Saiba mais sobre como a Tecnobank ajuda empresas a sair do lugar-comum acessando este link.

Hoje, você viu o que é o AutoAnalytics e como ele auxilia instituições na tomada de decisão no financiamento de veículos. Agora, a escolha de aproveitar ou não essa ferramenta com tecnologia de ponta é toda sua! 

Anúncios

Deixe um comentário