Anúncios

O que fazer no caso do cartão de crédito ser roubado ou perdido?

Anúncios

Você pode imaginar receber a fatura do cartão de crédito e perceber várias compras que não foi você que fez? Desesperado, não é? Infelizmente, seu cartão de crédito pode ter sido roubado ou compras incorretas podem aparecer na sua fatura mensal. No entanto, lembre-se de que essa situação oferece uma solução, mesmo que seja terrível. Como? Vamos ver abaixo o que fazer no caso de Cartão de crédito roubado ou perda?

Veja também:

Anúncios

Como funciona o Santander SuperCrédito

Empréstimo para MEI

Como funciona o cartão de crédito BMG

Como pagar contas online? Passo a passo

Cartão de crédito roubado, qual é o primeiro passo?

Anúncios

Nesse caso, entre em contato com a empresa do cartão de crédito imediatamente, informe-os e solicite que o cartão seja bloqueado para que não sejam feitas compras ilegais. O administrador conduz uma investigação para determinar o que pode ter acontecido e remarca a quantia imprópria assim que a fraude é comprovada.

É importante observar que o usuário não pode ser responsabilizado, mesmo que não tenha feito um seguro adicional para esse tipo de evento, pois a responsabilidade pela proteção dos dados é do operador do cartão. Para compras feitas com uma senha, a investigação de fraude pode, no entanto, indicar a falha do titular do cartão que deixou sua senha no cartão.

Cartões de crédito clonados:

Como a clonagem de cartão de crédito não possibilita a descoberta imediata, pois se trata de um problema técnico, vale ressaltar que é obrigação da administradora fazer a investigação e dar explicações ao cliente sobre o que está acontecendo. Ao tomar conhecimento da clonagem, o dono do cartão deve seguir os mesmos procedimentos em casas de cartão de crédito roubado ou perda.

Como você pode evitar isso?

Lembre-se: há pouco cuidado; portanto, não deixe sua senha no cartão ou em uma folha de papel na carteira, por exemplo. E não empreste seu cartão para outras pessoas.

O cartão de crédito é pessoal e intransferível, e a instalação é responsável por garantir que a pessoa que fez a compra possua o cartão com um documento de identidade com foto, mesmo que use senhas.

Você pode acompanhar o extrato do seu cartão através do aplicativo do banco. Demora cerca de 5 dias para uma nova compra ser publicada no extrato bancário. A compra pode ser contestada antes do fechamento da fatura.

Direitos do consumidor:

Vale lembrar que o proprietário do cartão é o principal responsável pela segurança das operações realizadas, o cliente que for lesado por algum tipo de fraude tem o direito de solicitar que aquela compra seja cancelada e o valor retornado. Já em casos que a cobrança tenha sido realizada mesmo com a reivindicação, o cliente tem o direito de pedir que o valor seja devolvido em dobro, e isso é afiançado por lei, mesmo que o consumidor não tenha adquirido o seguro contra perda e roubo

Anúncios

Deixe um comentário