Anúncios

Qual a Diferença de Cheque Pré-datado e Pós-datado?

Anúncios

Mesmo que muitos outros métodos de pagamento, como cartões de crédito, sejam mais fáceis, muitas pessoas ainda preferem métodos de pagamento mais antigos como por exemplo o cheque pré-datado, diante disso preparamos este artigo especialmente para você.

Veja também:

Anúncios

Itaucard: Central de atendimento ao cliente

Telefones Alelo falar com a atendente

Como falar com atendente Algar?

Ouvidoria da Caixa Econômica Federal

O que é um Cheque pré-datado?

Anúncios

O cheque pré-datado nada mais é do que um método de pagamento com uma data planejada, ou seja, um tipo diferente de pagamento parcelado. A folha será preenchida no dia da compra, mas o valor será descontado apenas na data selecionada, que deve ser a data indicada no cheque.

É um método de pagamento popular, mas é importante preenchê-lo corretamente para evitar problemas.

O que é um Cheque pós-datado?

O único fator que distingue uma verificação regular de uma pós-verificação é a data futura. Isso significa que você pode preenchê-lo normalmente. Digite o valor, o nome completo do destinatário e a data em que o cheque foi assinado. Adicione a data abaixo em que o cheque deve ser descontado.

No entanto, lembre-se de que o documento não deve ser excluído e, de preferência, deve ser preenchido com tinta azul ou preta.

Posso passar um cheque pré-datado?

Sim é possível. Essa é a maneira mais recomendada para garantir a segurança do pagamento. Quando você cruza um cheque, decide que ele deve ser depositado em uma conta corrente, reduzindo o risco de roubo de dinheiro.

Os cheque pré-datado podem ser sacados antes do prazo?

A data de conclusão serve como parâmetro para a pessoa que recebeu o cheque para descobrir a melhor data para o depósito. No entanto, é possível descontar um cheque subsequente antes do prazo.

Por esse motivo, pode ser melhor pagar em dinheiro ou instalar o cartão de crédito em parcelas. Se você ainda não tem um, pode ter certeza. Verifique sua pontuação gratuitamente e descubra quais opções de cartão melhor se adequa ao seu perfil. Em seguida, basta solicitar o seu.

Há um determinado prazo para sacar um cheque no banco?

A resposta é Sim.  Encontram-se dois prazos que devem ser considerados:

  • Prazo de apresentação, que é de 30 dias, que inicia na data de emissão, para os cheques expedidos na mesma agência sacado; e de 60 dias para os cheques expedidos em outra praça.
  • Período de prescrição, que é de 6 meses corridos a partir do término do prazo de apresentação.

É viável sacar o cheque após esse prazo?

A resposta é Sim. Mesmo após o período de apresentação, o cheque pode ser entregue e pago desde que tenha saldo na conta.

Caso  não tenha saldo na conta, o cheque será tornado pelo razão 11 (primeira apresentação) ou 12 (segunda apresentação). Caso aconteça essa eventualidade, o nome do emissor do cheque será incluso no Cadastro de Cheques sem Fundos (CCF).

Anúncios

Deixe um comentário