Conseguir comprar um carro com o nome sujo e com restrição no CPF não é fácil. Mas existem algumas alternativas para quem está nessa situação. Confira!
É possível comprar um carro com o nome sujo?
Por mais difícil e complicado que seja adquirir um carro com o CPF negativado, essa tarefa hoje em dia não é impossível. Mas, é necessário que o interessado saiba que as financeiras consultarão os órgãos de proteção ao crédito antes de ceder o financiamento.
Assim, as pessoas que possuam o CPF em dia, ou seja, sem dívidas em aberto, possuem uma maior chance de conseguirem a aprovação do financiamento do que os indivíduos com o nome sujo. É comum que a compra seja negada para quem esteja negativado.
Assim, uma das alternativas para que o negativado consiga comprar um carro com o nome sujo, é tentar realizar o financiamento juntamente as pequenas instituições financeiras. Algumas concedem a compra caso o consumidor possua uma renda considerável para o pagamento do financiamento.
Outras alternativas para conseguir o financiamento
Conseguir comprar um carro pode ser uma tarefa complicada e um longo caminho para os negativados. Até conseguir a real aprovação de uma compra, é possível que o indivíduo passe por muitas situações que o crédito seja negado.
Dessa forma, existem outras possibilidades para as pessoas com nome sujo consigam adquirir o veículo de modo mais fácil. São elas:
Financiamento por meio do CNPJ
Essa alternativa é válida para o consumidor que possua alguma empresa ou algum CNPJ aberto. Assim, o financiamento do carro poderá ocorrer de acordo com CNPJ e não com o CPF do negativado.
Entretanto, a compra só será aprovada caso o CNPJ também não possa dívidas ou problemas relacionados à Receita Federal. Caso contrário, o mais provável é que o pedido de compra também seja recusado.
Simular financiamento de carro
Busque pequenas instituições financeiras
Um outra possibilidade de comprar carro com o nome sujo é procurar por pequenas instituições financeiras. Se possuir uma renda fixa, boa e estável, pode tentar comprar o carro por meio dessas empresas menores.
Mas, para isso é necessário que as prestações do automóvel representem menos de 30% da sua renda mensal bruta.
É provável que seja necessária alguma insistência sua, e procurar em várias instituições financeiras até que uma aceite o financiamento.
São essas financeiras menores, e menos conhecidas, que podem acabar aceitando o seu financiamento. Mas isso se você conseguir provar que tem condições de pagar todas as parcelas.
Fazer o financiamento em nome de outra pessoa
É possível que o negativado escolha uma pessoa de confiança que tenha o CPF limpo para a realização da compra. Assim, a solicitação de financiamento será feito no nome desse terceiro, aumentando as chances de aprovação da compra.
Porém, é recomendável a que seja feito um contrato de compra e venda para que não ocorra problemas entre os envolvidos. O contrato deve especificar que o veículo está sendo comprado no nome do terceiro, mas que passará para o nome do negativado quando o financiamento for completamente pago.
Desse modo, é necessário que o cidadão escolha alguém de sua confiança e que assuma o compromisso de pagar as parcelas do financiamento. Caso isso não ocorra, o nome do terceiro será também negativado devido ao não pagamento do financiamento.