Anúncios

Como conseguir crédito para o capital de giro para MEI?

Anúncios

Entender o que é um capital de giro bem como para que ele serve é de suma importância para os empresários de qualquer segmento de mercado e independentemente do porte da empresa. A importância de ter conhecimento sobre este assunto está relacionada a saúde do seu empreendimento, que em muitas vezes pode ficar dependente de valores guardados para tal finalidade. 

Veja também:

Anúncios

10 melhores empréstimos pessoais online e para negativados

7 melhores empresas de financiamentos em 2020

Os melhores cartões de crédito para negativados

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae/SP revelou que cerca de 27% dos novos empreendimentos podem fechar as portas no primeiro de existência, e quase a 50% acabam encerrando suas atividades em 4 anos de mercado. Quando analisaram os motivos que levaram a decretar falência, foi identificado que 3 tinham relação a com as atividades e decisões tomadas pelas proprietários que acabaram prejudicando a situação financeiras do negócio. 

Anúncios

Um dos principais erros cometidos são relacionados à falta de atenção com relação ao capital de giro. O capital de giro é muito importante para que se tenha uma boa administração financeira do negócio e não deve ser algo negligenciado. Mas, o que acontece é que, em muitas das vezes o pequeno empresário nem tem ideia do que seja isso, ou então o considera como algo que pode ficar em segundo plano. 

Para que você entenda um pouco mais sobre o capital de giro para MEI, bem como a sua relevância para o bom funcionamento do seu empreendimento, este artigo procura abordar conceitos relacionados ao tema além de algumas das principais dúvidas. Fique de olho e bem atento, para que não acabe criando um grande problema no lugar de conseguir soluções para o seu negócio. 

O que é capital de giro?

O chamado capital de giro pode ser entendido como o ativo circulante de uma organização, utilizado para custear os custos e despesas fixas e variáveis. Seria ele então, a forma de recurso financeiro encontrado em forma de investimento líquido, estoque, valores em conta, pagamentos a receber e tudo aquilo que pode acabar sendo facilmente convertido em dinheiro para que a empresa consiga honrar com seus pagamento e obrigações e também para realizar a manutenção do bom funcionamento da organização.

Quais instituições oferecem?

Hoje em dias são muitas as instituições que estão oferecem o empréstimo como forma de capital de giro para MEI. Em alguns casos, os empreendedores escolhem fazer a solicitação de crédito diretamente em algum banco no qual a organização já possua conta, uma vez que eles podem acabar oferecendo melhores condições para quem já é correntista. Porém, você precisa saber que isso não é via de regra, isso pode depender do bom relacionamento com o banco. 

Vale a pena conferir quais as taxas de juros do empréstimo para capital de giro no banco que você já possua conta. Não faça a contratação de crédito antes de realizar uma pesquisa de comparação das condições de pagamento em outras instituições financeiras. 

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras que trabalham com as menores taxas de empréstimo seriam: Banco do Brasil,Caixa Econômica Federal,Itaú, Citibank, Santander, Bradesco, Banco Safra. Além desse grandes bancos, você pode conferir em outro de menor porte, que também oferecem boas opções. 

Meu pedido de capital de giro foi negado no banco, o que fazer? 

Teve seu pedido de empréstimo para capital de giro negado pelo banco? Calma! Caso isso venha a ocorrer você pode tentar recorrer a empréstimos de uma maneira mais descomplicada, e até mesmo totalmente online. Se essa for uma opção que você pensa em fazer, pode analisar algumas empresas de contração de crédito online como Biva, BizCapital e Nexxos. Elas são concorrentes bancários que realizam intermédio entre o banco credor e a sua organização. Outra forma seria as SCD (Sociedades de Crédito Direto), conhecidas por realizarem empréstimos independentemente de financeiras e bancos. 

Qual o melhor banco para capital de giro?

Já foi mencionado a importância e influência do capital de giro para uma empresa. Hoje podemos encontrar diversos bancos e instituições que oferecem esse tipo de crédito para o empresário. Para dizer qual o melhor banco para realizar a solicitação de crédito é importante avaliar as condições de pagamento, taxas de juros. Veja qual se adequa a realidade financeira da sua organização, para não correr o risco de transformar uma oportunidade em um problema. 

Quais são os documentos e informações são necessários para solicitar um empréstimo?

Para fazer a solicitação de empréstimo de capital de giro, você não precisa obrigatoriamente apresentar uma justificativa ou indicar a finalidade da aplicação para o credor. Essa é uma das linhas de crédito menos burocrática quando comparada a outras destinadas a empresas. Você precisa que sua empresa esteja devidamente formalizada e com toda a documentação em dia. Abaixo você pode verificar quais são os principais documentos solicitados para requerer o empréstimo de capital de giro:

  • RG e CPF 
  • CNPJ
  • Balanço patrimonial e DRE
  • Contrato Social 

Vantagens do empréstimo de capital de giro

Vamos listar algumas das vantagens do empréstimo de capital de giro, para te ajudar nesse processo de escolha em aderir ou não. 

  • Possui processo mais ágil e menos burocrático;
  • Na maioria das vezes não é exigido formas de garantia ;
  • Não se faz necessário justificar qual será a finalidade do empréstimo.

Desvantagens do empréstimo de capital de giro

Antes de solicitar é importante você estar ciente de algumas das desvantagens que estão incorporadas no empréstimo de capital de giro. As taxas de juros podem ser bem mais altas do que em outras linhas de crédito e risco de instabilidade no relacionamento com o banco, caso você venha a atrasar os pagamento. Além da possibilidade de você acabar entrando em ciclo vicioso de empréstimos e perder o controle financeiro da empresa. 

Empréstimo e financiamento

A principal diferença entre essas duas formas de crédito está relacionada a finalidade do crédito. Existem características bem definidas, além das taxas que incidem em cada uma delas e o nível de burocracia envolvida. 

Conclusão

Com todas essas informações em sua mente, é de suma importância que você saiba que fazer a contratação de um empréstimo precisa ser uma decisão tomada com muita cautela e calma. Analise se o empréstimo vai ser fundamental para proporcionar a saúde financeira do seu empreendimento. Aderir a um coisa como essa em um momento errado pode fazer sua organização acabe tendo complicações e dívidas, no lugar de conseguir uma boa solução. 

Veja também:

Os 10 melhores empréstimos consignados

Os 10 melhores refinanciamentos de veículo e imóvel

Os 3 melhores financiamentos para negativados SPC e Serasa

Anúncios