Anúncios

Como fazer o Empréstimo Sicoob? Passo a Passo

Anúncios

O empréstimo é uma das alternativas mais utilizadas pelos brasileiros em momentos em que necessitam de um crédito extra- seja para realizar a quitação de dívidas em atraso, seja para realizar alguma aquisição desejada. Atualmente, existe uma infinidade de opções de empréstimos existentes no território brasileiro, dentre eles, temos o Empréstimo Sicoob, que é uma das mais recentes inovações do setor de empréstimos nacional. Assim, hoje trouxemos as principais informações acerca dessa ferramenta, bem como respondemos às principais dúvidas e explicamos todo o passo a passo para a realização da solicitação do seu Empréstimo.

Veja também:

Anúncios

Como fazer um Empréstimo no Carnê para Autônomos com segurança

Empréstimo para startups: vale a pena?

É seguro fazer empréstimo com máquina de cartão?

O que é o Sicoob?

Inicialmente, iremos realizar uma sucinta e clara explicação sobre o banco Sicoob, haja vista que ele não é muito conhecido no território brasileiro. Fundado no ano de 1996, o banco Sicoob consiste em uma espécie de instituição financeira cooperativa, onde uma série de empresas se associam ao grupo e passam a funcionar como uma rede de apoio. Atualmente, o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) é o maior banco atuante no quesito cooperativo no território brasileiro e oferece aos seus clientes uma série de serviços, tais como: empréstimos, conta corrente, cartão de crédito, caderneta de investimentos, seguros, consórcios, cobranças de dívidas bancárias, previdência, entre outros. Todavia, no artigo de hoje nos restringirmos apenas ao Empréstimo Sicoob.

Quais são os tipos de Empréstimo Sicoob?

Anúncios

O Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) oferece uma ampla rede de empréstimos aos seus clientes, tanto na modalidade para pessoa física, quanto na modalidade para pessoa jurídica. Logo abaixo, explicamos brevemente todas as opções de Empréstimo Sicoob ofertadas por essa instituição financeira para os seus clientes, sendo elas:

  • Empréstimo Sicoob Crédito Pessoal: nessa opção de empréstimo, o cliente não precisa informar ao Sicoob o motivo pelo qual ele está realizando o pedido de crédito extra. Assim, ele é o ideal para aquelas pessoas que desejam um empréstimo não apenas para pagamento de dívidas em atraso, mas para a realização de alguma reforma em imóveis, evento importante, viagem, dentre outros. Enfim, é um empréstimo para você utilizar o valor por ele disponibilizado da forma que achar melhor;
  • Empréstimo Sicoob Crédito Consignado: é a modalidade de empréstimo ofertada para aqueles que são cooperadores do Sicoob e realiza a cobrança de taxas significativamente mais reduzidas, quando comparadas com os empréstimos tradicionais das demais instituições financeiras do país;
  • Empréstimo Sicoob Microcrédito: destinado para o empresário ou microempresário que necessita de um crédito extra para investir em seu negócio e fazê-lo crescer. Por ser uma linha de crédito voltada exclusivamente para auxiliar empresários no crescimento de seu comércio, ele oferece uma série de taxas e condições especiais para esse público;
  • Empréstimo Sicoob Crédito Imobiliário: essa opção de empréstimo destina-se exclusivamente a ajudar na realização do sonho do imóvel próprio para aqueles que o solicitam. Novamente, apresenta uma série de tarifas especiais para esse público;
  • Empréstimo Sicoob Financiamento: nessa opção de empréstimo, o indivíduo poderá realizar o financiamento de imóveis, veículos, joias e vários outros itens, para assim conseguir um crédito extra.

Qual a modalidade do Empréstimo Sicoob mais utilizada?

Sem dúvida alguma, a modalidade do Empréstimo Sicoob mais utilizada é o Empréstimo Pessoal, haja vista que ele se destinada a atender aqueles indivíduos que desejam um crédito extra para utilizarem das mais variadas formas e como bem desejar. Assim, o empréstimo pessoal do Sicoob pode ser utilizado para realizar desde o pagamento de dívidas, até a realização de uma viagem. Além disso, outro ponto que faz essa modalidade ser bastante escolhida pelos brasileiros é que ela disponibiliza uma série de opções para o seu pagamento, que pode ser: antecipação do 13° salário, Crédito automático, antecipação do Imposto de Renda e muitos outros. O valor total do empréstimo Sicoob pode ser dividido em um prazo máximo de até 48 prestações e o limite máximo disponibilizado pela instituição financeira para aqueles que solicitam esse empréstimo é de 30% do seu rendimento mensal.

Qual a melhor opção para quem quer um empréstimo de valor alto?

Aqueles que desejam realizar um empréstimo Sicoob e necessitam da liberação de um limite relativamente alto, é recomendável que optem pelo Empréstimo com garantia de Imóvel Residencial. Nessa linha de crédito, o indivíduo irá solicitar o empréstimo junto a instituição financeira e deixará o seu imóvel de residência como garantia ao banco Sicoob de que você realizará o pagamento de todo o valor emprestado. Em caso de inadimplência no pagamento das parcelas do empréstimo Sicoob, o indivíduo pode perder a sua propriedade para o banco enquanto não realizar o pagamento total. É importante ressaltar que para realizar um empréstimo Sicoob com garantia de Imóvel Residencial, o indivíduo deve estar com o seu imóvel totalmente quitado e em seu próprio nome, não podendo estar no nome de terceiros, ainda que sejam familiares. Ademais, por possuir como garantia de pagamento um imóvel, é comum que a instituição financeira realize a cobranças de taxas mais reduzidas.

Qual o limite de crédito do Empréstimo Sicoob?

Esse limite de controle de crédito SIcoob nada mais é do que o valor máximo de crédito que um associado do Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) pode solicitar junto a instituição financeira. Geralmente, o Sicoob estabelece a faixa de 30% dos rendimentos mensais do indivíduo como valor máximo de crédito, sendo essa, uma forma de impedir que o indivíduo faça uma dívida maior do que aquela que ele pode realmente pagar. É importante lembrarmos que as taxas, parcelas e os prazos para o pagamento do empréstimo irão variar de acordo com a situação particular de cada indivíduo, mediante uma análise de crédito e de vários outros fatores.

Quais as taxas cobradas pelo Empréstimo Sicoob?

De acordo com o próprio Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob), as taxas cobradas por eles tanto para o Empréstimo Sicoob, quanto para os outros serviços chegam a ser metade dos valores cobrados pelas outras instituições financeiras mais tradicionais do território brasileiro. De maneira geral, para seu Empréstimo Crédito Pessoal, a taxa de juros cobrada é de cerca de 2,3% ao mês. Como as taxas de juros vão variar de acordo com a modalidade de empréstimo selecionada, o recomendado é que você entre em contato com o Banco Sicoob para que juntos possam analisar individualmente o seu caso e saber qual tarifa será cobrada.

Quais são os benefícios do Empréstimo Sicoob?

O Empréstimo Sicoob apresenta uma série de benefícios para os seus clientes, todavia, um dos que mais se destaca é o fato de as suas taxas de juros serem significativamente menores, quando comparadas com as outras modalidades de empréstimos existentes no território nacional. Outro grande ponto é que não é preciso comprovar qual será a finalidade do crédito concedido no empréstimo e o valor será creditado automaticamente em sua conta corrente, sem demora. O Sicoob oferece um atendimento todo personalizado de acordo com a modalidade de empréstimo contratada pelo cliente e com suas condições financeiras, portanto, é sempre válido entrar em contato diretamente com o banco Sicoob para saber mais acerca desse quesito.

Pode solicitar o Empréstimo Sicoob online?

Sim, é completamente possível realizar a solicitação do Empréstimo Sicoob de maneira totalmente online. Para tanto, basta se dirigir até um Caixa Eletrônico e selecionar a modalidade “Crédito Automático” e aguardar que o dinheiro seja liberado imediatamente em sua conta corrente. É importante destacar que para realizar a solicitação desse empréstimo online é preciso ser um associado do Banco Sicoob. Além do Crédito Automático, é possível solicitar pelo caixa eletrônico e/ou pelo aplicativo do Sicoob o Cheque Especial. O procedimento é da mesma forma, só que nesse caso, você irá selecionar “Cheque Especial”.

Quem pode solicitar o Empréstimo Sicoob?

Atualmente, o Empréstimo Sicoob está disponível exclusivamente para aqueles indivíduos que são associados do Sicoob, podendo ser pessoa física ou jurídica. Caso você deseje se tornar um associado do banco Sicoob e assim ter direito ao seu empréstimo, basta se deslocar até a agência Sicoob mais próxima de você ou então realizar o cadastro diretamente no aplicativo oficial do banco “Sicoob Faça Parte”.

Quais os documentos necessários para solicitar o Empréstimo Sicoob?

Assim como nos empréstimos tradicionais, para realizar a solicitação do Empréstimo é preciso que você passe por uma análise do seu crédito. Caso ele seja aprovado, você deverá se destinar até uma cooperativa Sicoob, portando os seguintes documentos com cópias e originais: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atualizado e comprovante de rendimento do último mês.

Telefone e endereço Sicoob

Caso você deseje entrar em contato com o banco Sicoob, pode fazer isso através da aba “Fale Conosco” no site oficial da instituição. É possível também entrar em contato via telefone através dos seguintes números:

  • Atendimento de segunda a sexta das 8 h às 20 h: 0800 725 0996;
  • Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458.

O Banco Sicoob possui uma série de cooperativas espalhadas em todo o território brasileiro e através de seu site é possível achar o endereço da que se encontra mais próximo de você.

Veja também:

Quem pode fazer empréstimo consignado da Caixa?

Livre digital empréstimos: É realmente confiável?

10 melhores empréstimos pessoais online e para negativados

Anúncios