Anúncios

Como funciona a conta corrente? Como abrir uma?

Anúncios

A conta corrente é sem dúvida de muita utilidade na vida das pessoas, após a sua abertura é possível fazer depósitos, transferências, empréstimos, recebimento de salários e muito outros serviços que podem ser oferecidos a partir do banco. SE ainda não possui essa conta mas tem interesse, continuar conosco e tire todas as suas dúvidas.

Saiba Mais:

Anúncios

Adiantar parcelas de um empréstimo: Quanto de desconto posso ganhar?

Conta corrente

Essa conta é oferecida por bancos e vão possibilitar muitos serviços as seus clientes, sendo essencial principalmente para aqueles que constantemente precisam movimentar as suas finanças, tanto depósitos como transferências podem ser resolvidos de forma simples, trazendo facilidade para todos.

Anúncios

É importante que você avise a instituição sobre o que deseja realizar a partir da sua conta e assim conseguirá encontrar mais flexibilidade e agilidade ainda.

Que pode abrir uma conta corrente?

A conta corrente pode ser aberta apenas por pessoas físicas maiores de 18 anos de idade ou ainda por pessoas com idade de 16 que devem ter acompanhamento de seu responsável ou emancipados.

Quanto aos negativados, existe uma chance muito pequena para que eles abram uma conta como essa, por não correrem o risco de sair prejudicados a maioria das instituições financeiras negam a contratação. Sendo assim o tipo de conta mais indicado para quem está com o nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito é a poupança que não levará em consideração esse tipo de fator.

Como a conta corrente funciona

Para quem gosta de movimentar dinheiro com frequência a conta corrente sem dúvidas é uma ótima ideia, com ela é possível as transações podem ser feitas a qualquer momento através do internet banking, caixa eletrônico ou posto de atendimento.

Algumas taxas são cobradas para que os serviços possam ser realizados, porém elas dependerão com que frequência as transações estão sendo feitas. Com ela você encontra a possibilidade de saques, cartão de débito, extrato mensal, transferência de dinheiro e muito mais. 

Que serviços podem ser encontrados na conta corrente

O cliente da conta corrente está sujeito a pagar algumas taxas, porém por lei alguns serviços considerados básicos não podem ser cobrados, sendo eles:

  • 2 extratos bancários por mês 
  • 2 transferências bancárias entre contas da instituição
  • 4 saques por mês
  • 10 folhas de cheque por mês 
  • Consultas pela internet
  • Fornecimento de cartão com função de débito

Os demais serviços podem contar com algumas cobranças,os mais usados entre eles são o empréstimo pessoal, extratos Mensais, cartão de crédito, cartão de débito, transferência TED e DOC, folhas de cheque e Internet Banking.

Como fazer a abertura de uma conta corrente?

Primeiramente você deve ter certeza de que deseja abrir uma conta corrente, por mais que existam muitas vantagens não quer dizer que esse é o melhor serviços para as suas necessidades. Caso esteja seguro da sua vontade e atenda os requisitos exigidos observe bem um pouco de cada banco para ver qual pode oferecer os melhores serviços e quais cobranças mas cabem no seu bolso.

Ao escolher a instituição financeira se dirija até ela e manifeste seu interesse, você não pode esquecer de apresentar alguns documentos como:

  • CPF
  • Documento de identificação original com foto (identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho)
  • Comprovante de endereço e renda dos últimos 3 meses (contra cheque para assalariados, carteira de trabalho, e imposto de renda para autônomos)

Qual banco é o melhor para abrir uma conta corrente?

No Brasil vão existir mais de 50 bancos diferentes, realmente é um número alto para se observar um por um e ver qual o melhor, mas exatamente por essa quantidade as instituições buscam passam por uma certa competitividade em saber quem oferece o melhor serviço. Os principais pontos de serem analisados para realmente ter certeza de onde contratar são:

Taxas e tarifas de uma conta corrente

As taxas e tarifas vão existir em uma conta corrente e você deve estar bem atento quanto a elas para não fazer um mal negócio e perder o controle de suas finanças, tais cobranças existem para a manutenção dos serviços. Porém como já falamos aqui, algumas delas não podem ser cobradas, pois são vistas como básicas e essenciais para o consumidor segundo o banco do Brasil.

As instituições públicas que oferecem as taxas mais baixas do país são a caixa Econômica e o Banco do Brasil.

O Internet Banking

Os bancos estão cada vez mais se adaptando a internet para atender as necessidades de seus clientes de forma mais simples e rápida e o Internet Banking vem sendo sua principal ferramenta. Dessa forma avalie a funcionalidade de cada um e principalmente tenha certeza de quem pode oferecer mais segurança paraas suas finanças.

As reclamações

Um fator que pode ajudar bastante na hora de sua escolha são o foco nas reclamações feitas pelos clientes, a principal plataforma é o Reclame Aqui. Você também deve prestar atenção se as reivindicações foram resolvidas, afinal erros sempre vão existir, mas a assistência para resolvê-los é essencial na vida de  qualquer consumidor.

Financiamento e empréstimo

Os financiamentos e a grande parte dos empréstimos só podem ser solicitados e liberados por aqueles que são correntista da instituição em questão. Isso pode existir como forma de estratégia já que aquela financeira entenderá um pouco do seu perfil de consumidor e poderá lhe dar uma aprovação com mais facilidade, deixando mínimo o risco de inadimplência para aquela bancária.

Então preste atenção em que valores as instituições costumam liberar aos seus clientes para que se algum dia você precisar pode contar com o melhor empréstimo pessoal para as suas necessidades.

O Caixa eletrônico

Saques e depósitos podem ser realizados a partir do Caixa eletrônico, o que facilita e muito a vida dos clientes que não precisam enfrentar as enormes filas de bancos. Um ótima dica que deixamos aqui para você é que pesquise analise qual Caixa eletrônico é o mais próximo de sua cidade para não precisar se deslocar para mais longe.

Vantagens de quem tem uma conta corrente aberta 

Ao longo do nosso artigo você já deve ter percebido muitas vantagens para quem abre uma conta corrente. Com ela as suas finanças estão guardadas em um lugar totalmente seguro permitindo que você tenha um maior controle e organização das finanças, além da facilidade em pagar suas contas podendo até mesmo parcelá-las, acesso a transferências bancárias e acesso a financiamentos e empréstimos.

Saiba Mais:

Empréstimo para startups: vale a pena?

É seguro fazer empréstimo com máquina de cartão?

Quem pode fazer empréstimo consignado da Caixa?

Anúncios