Anúncios

Como funciona um leilão de imóveis? Como fazer um?

Anúncios

O leilão de imóveis é uma ótima opção para quem quer adquirir uma casa, apartamento, terreno ou bem em questão. Por seu preço ser bem menor que o valor de mercado, está se transformando em uma maneira muito usado pelas pessoas para adquirir esses bens. Confira agora, aqui no nosso artigo todas as informações que que precisa saber para se dar bem em um nesse evento e onde ele pode ser encontrado. 

Veja também:

Anúncios

Como participar de um leilão de terrenos?

Financiamento de Veículos Porto Seguro

Financiamento de veículos iCarros

Como funciona um leilão de imóveis?

O leilão de imóveis funciona como qualquer outro tipo de leilão. Um valor inicial é colocado pelos responsáveis do evento e a partir daí os leiloeiros podem começar a ofertar também os seus valores. Como uma competição para ver quem dará o valor mais alta vence no final aquele que por último ofertar.

Anúncios

Depois de conquistado o imóvel, outros processos serão feitos, como a documentação necessária para que o nome seja passado para o vencedor do leilão.

Como fazer um leilão de imóveis?

Para fazer um leilão de imóveis em cima daquele bem que você não precisa mais ou que se vê na obrigação de leiloar, primeiro você tem que escolher a forma que deseja fazer, seja ela presencial ou online através de site.

Para movimentar o seu leilão, é bom que você crie e divulgue anúncios. Quanto mais pessoas experientes no assunto tiver do seu lado, melhor. É crucial ainda que você coloque um preço no imóvel que ele realmente mereça, nem um valor superior, nem inferior para que você não saia prejudicada.

Se o bem possuir algum dano é importante que você o repare primeiro, mas se não há condições de sua parte, é importante que os interessados saibam que há estragos. Se você esconde isso, pode perder a confiança em outros possíveis leilões.

Quais são os tipos de leilão de imóveis?

Os tipos de leilão de imóveis são dois. O Judicial e o extrajudicial onde falaremos melhor nos dois títulos a seguir. Tanto um como outro pode ser realizado de forma online atendendo aos pedidos de seus devidos editais.

Leilão Judicial de Imóveis

Os leilões de imóveis contam com o tipo judicial se dá a partir daqueles bens que por algum motivo foram retirados de seus donos, ou seja, não cumpriram com algum contrato assinado com instituições financeiras como bancos, ou seja ele, devido a falta de pagamento de um financiamento, ou penhorado por ter sido oferecido como garantia de empréstimo. 

Leilão Extrajudicial de Imóvel

Existe também o meio de leilão de imóveis extrajudicial. É aquele não oferecem bens que por algum motivo foram penhorados e confiscada. Este é para aqueles querem oferecer seus imóveis porque não usam ou se sentem na obrigação de leiloá los para investirem em outra coisa.

Mas é preciso ter cuidado com esse tipo de evento. Neles muitas pessoas buscam se aproveitar das pessoas e aplicarem golpes. Na forma online é mais perigoso ainda, uma vez que, eles podem ofertar um bem sem ele ao menos existir ou mostrar imagens de uma casa, apartamento ou terreno em questão e após sua compra apresentar outro formato bem diferente. 

Por isso tenha cuidado e procure participar dos leilões mais requisitados possíveis.

É possível uma pessoa colocar um imóvel para leilão?

Para um leilão de imóvel também é possível que você coloque um bem para ser leiloado. Se não quiser fazê-lo sozinho existe a opção de se juntar a outros site por exemplo, que poderão ter é claro, uma parte mínima em cima da sua venda. 

Quem pode participar de um leilão de imóveis? 

Dependendo que quem esteja oferecendo o leilão de imóveis, qualquer pessoa pode participar, desde que tenha mais de 18 anos e comprove que pode pagar com o valor em que possivelmente possa ofertar. 

Existe alguns casos em que para quem está com o nome negativado seja mais difícil de ser liberado para participar do evento. Mas isso só dependerá de quem está colocando o imóvel a venda e o que pede o seu edital.

Vantagens de comprar um imóvel em leilão

Existe sim algumas vantagens que o leilão de imóvel pode chegar a lhe oferecer. A primeira e mais óbvia é que todas elas apresentam um valor inferior aos mostrado no mercado, além disso, a agilidade para receber a casa, apartamento ou terreno em questão também acontece de forma mais fácil.

Além disso, em muitos leilões você não precisa nem sair de casa, podendo fazer tudo de maneira online, para que você se sinta mais bem acomodado e confortável, sem contar que pode observar melhor o que está para se leiloado e pesquisar diversos locais e preços de onde eles possam ocorrer.

Leilão de imóveis Santander

O Banco Santander é uma instituição financeira que realiza leilão de imóveis. Tais bens são ofertados desde o momento em que por algum motivo ele foi confiscado. Muitos deles podem chegar a ter um valor de 64 por cento abaixo do valor de mercado e seu financiamento pode chegar até 420 meses, ou seja, trinta e cinco anos. Em grande parte das vezes as dívidas de condomínio e IPTU são pagas pela instituição.

Leilão de imóveis Itaú

Para participar de um leilão de imóveis Itaú, o interessado precisa ter mais de 18 anos, mas para aqueles que não cumpriram com algum tipo de contrato, o banco pode a qualquer momento cancelar a sua participação do evento, mas isso não acontece sempre. 

No que diz respeito a forma de pagamento, o vencedor do leilão deve entrar com uma parcela de 5 por cento do valor total arrematado. É preciso ainda que o valor seja pago no dia, não podendo ser feito através de consórcios ou cartão de crédito por exemplo, o que a instituição financeira exige é dinheiro vivo.

Leilão de imóveis Online

Os leilões de imóveis online, vem sendo muito procurado ultimamente pelas suas ferramentas e agilidades facilitadoras. Com um celular ou computador pode ver tudo pela internet, desde as imagens, vídeos do que está sendo oferecido até os lances iniciais. Interagindo sempre com os demais competidores e acompanhando de forma automática os valores ofertados.

Veja também:

Leilão de carro apreendido em 2020

Leilão de imóvel Caixa Econômica

Como adquirir um veículo de leilão através de leilões de financeira?

Anúncios