Anúncios

Como me preparar para o licenciamento de veículos de 2020?

Anúncios

2020 está chegando e o os débitos veiculares também, e já é hora de pensar nisso. Sabemos que quem tem carro sempre tem responsabilidades financeiras, os impostos não dormem e todo começo de ano estão lá batendo à porta.

É por isso que é necessário uma preparação para não chegar no começo do ano com as mãos abanando e correndo risco de ficar com dívidas, caso não haja um bom planejamento.

Anúncios

Se prepare para o licenciamento de veículos 2020:

1º passo: saiba quanto você terá que pagar

Isso é fundamental para não haver surpresas desagradáveis na hora do pagamento. Faça o planejamento prévio e identifique multas e outras pendências. É importante lembrar que antes de pagar o licenciamento de veículos é necessário que os outros débitos do veículo estejam pagos.

2º passo: faça as contas

Anúncios

Essa parte é fundamental. Após você saber quanto terá que pagar, é necessário fazer as contas para saber quanto você terá que economizar para pagar o licenciamento e outros débitos à vista. Essa conta nada mais é do que definir quanto você tem que guardar por mês até a data do vencimento da sua placa.

3º passo: defina um orçamento

Definir um orçamento é de extrema importância para saber se você terá todo o montante até o prazo final, ou seja, no momento em que a placa do seu veículo vence.

4º passo: escolha como pagar

A escolha de como será feito o pagamento é de extrema importância, pois isso vai depender completamente de suas condições. O Governo Federal oferece a opção de parcelamento somente para o IPVA e só no começo do ano, nos primeiros três meses. Isso limita muito a possibilidade de pagamento de muitos brasileiros, veja a seguir nossa dica para driblar esse sistema.

Valor do Licenciamento 2020

O valor do licenciamento é diferente em cada estado, mas em geral gira em torno dos 100 reais, esse valor pode ser pago até o último dia do mês requerido de acordo com o último dígito da placa do veículo.

Por que pagamos o licenciamento de veículos anual?

Pagar o licenciamento de veículos anualmente não permite apenas que você circule com seu veículo regularizado em todo o território nacional, mas também assegura a real condição do veículo já que são poderosos emissores de poluentes. Licenciar garante que esteja em boas condições de uso – preservando a sua segurança – e também se ele está dentro do nível permitido de emissão de ruído.

Em uma blitz de trânsito, a ausência do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) pode resultar em diversas penalidades que poderão criar um problema bem maior posteriormente. Mesmo que o veículo tenha sido devidamente licenciado, o motorista estará cometendo uma infração leve e receberá três pontos na carteira, caso não esteja portando o documento.

O licenciamento no Brasil foi criado para inibir a circulação de veículos impróprios e irregulares para uso, passíveis de danos ao próprio motorista e a terceiros.

Segundo a lei inscrita no CTB, art 130: “Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei.”

Essa lei é federal, no entanto cada estado tem suas próprias maneiras de cobrar os valores, cada um possui procedimentos e datas diferentes, por isso é importante se atentar ao site do Detran do seu estado, lá você poderá ter todas as informações personalizadas.

Para concretizar o pagamento do licenciamento é obrigatório que seja feito o pagamento do IPVA e DPVAT, anteriormente.

Embora muitos reclamem do processo da renovação do documento, essa ação é muito importante até mesmo para a sua própria segurança. Para facilitar essa situação, que por vezes parece muito incômoda, existe a opção de fazer tudo online.

Tabela de licenciamento 2020

É importante se atentar ao calendário de licenciamento para não deixar passar o prazo para licenciar seu veículo, os prazos finalizam sempre no último dia do mês que vence sua placa. Confira na tabela:

Licenciamento final 1: o prazo de renovação é abril;

Licenciamento final 2: o prazo para renovação é maio;

Licenciamento final 3: prazo de renovação é junho;

Licenciamento final 4: prazo de renovação é julho;

Licenciamento final 5: o prazo de renovação é agosto;

Licenciamento final 6: o prazo de renovação é agosto;

Licenciamento final 7: o prazo de renovação é setembro;

Licenciamento final 8: o prazo para renovação é outubro;

Licenciamento final 9: o prazo de renovação é novembro;

Licenciamento final 0: o prazo de renovação é dezembro.

Consultar licenciamento: Detran

Para consultar o valor do licenciamento, você também não precisa se deslocar até uma unidade do Detran. Pode-se acessar do Detran do seu estado onde o seu veículo está registrado, procurar pela consulta de valor de licenciamento.

Consulta de licenciamento: faça online

Consultar licenciamento e outros débitos do veículo é mais fácil do que você imagina. Hoje em dia já é possível fazer tudo online pelo site do Detran ou pelo DOK o maior despachante online do Brasil. Ao contrário do site do Detran, o DOK é intuitivo e muito simples de acessar as informações dos seus documentos.

Basta acessar o site do DOK preencher os campos em branco com as informações pedidas. Coloque o seu nome e email; logo em seguida, escolha se quer fazer a pesquisa utilizando a placa ou o Renavam do seu veículo.

Por lá você pode pagar o IPVA, multas, DPVAT e licenciamento tudo de uma só vez. O DOK facilita a sua vida possibilitando realizar todo o procedimento online, parcelando tudo em até 12 vezes.

Consultar licenciamento pela placa ou Renavam

Como foi tratado antes, pode-se fazer a consulta gratuita do licenciamento apenas utilizando a placa do veículo. Caso tenha esquecido ou não saiba a placa, basta olhar na parte inferior do documento do automóvel, logo após o número do CPF do proprietário.

No caso do Renavam, siga o mesmo procedimento. O código também está presente no documento do veículo, mas na parte superior.

Pagar licenciamento de forma presencial

Para o pagamento do licenciamento de forma presencial, basta utilizar o número do Renavam do veículo em agências bancárias ou caixas eletrônicos. Não há emissão de guia ou boleto. No momento do pagamento, também serão informados os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA.

Como pagar licenciamento atrasado

Perder o prazo e ficar com seu licenciamento atrasado é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47. Por isso, é importante realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido.

Caso esteja atrasado, a multa será somada ao valor da taxa de licenciamento, independente do tempo de atraso, acrescido de juros de acordo com o tempo que o pagamento está atrasado.

Evite atrasos e desregularização no seu documento veicular. O DOK Despachante é a melhor opção para te ajudar com o licenciamento do seu veículo.

Anúncios

Deixe um comentário