Anúncios

Como sacar restituição do imposto de renda no Banco do Brasil

Anúncios

A restituição do imposto de renda no Banco do Brasil ainda pode gerar muitas dúvidas na vida dos brasileiros, isto porque ela pode ser tanto algo benéfico para os contribuintes que podem ganhar algo mais, ou os mesmo é que devem algo a Receita Federal.

Se você se encontra incluído nas pessoa que tem dúvidas nesse assunto, é só continuar com o nosso artigo até o final e sair daqui sem nenhuma indagação. O que é um imposto de renda, em que situação alguém pode recebê-lo, como fazer uma consulta e muito mais.

Anúncios

Veja também:

Como retirar restrição interna do Banco do Brasil?

Como fazer depósito no Banco do Brasil? Aprenda

Como consultar depósito judicial no Banco do Brasil?

O que é restituição do imposto de renda?

Anúncios

A restituição do imposto de renda no Banco do Brasil é o dinheiro que alguém recebe de volta, ou seja, a devolução da quantia que foi paga a Receita Federal cobrado todo ano em cima dos lucros que uma empresa ganha de acordo com as declarações de rendimento feito pelo dono do estabelecimento comercial, como também a pessoa física em cima dos gastos com saúde, educação e entre outros. Ao fazer uma análise e calcular o que a pessoa gastou durante os doze meses que pagou impostos der um valor maior ao que precisava a devolução pode vir a acontecer, assim também como se o valor for inferior a restituição acontece para o Governo Federal.

Quem recebe a restituição?

A restituição do imposto de renda no Banco do Brasil pode ser recebida por muitos indivíduos que o declaram, o que vai depender são os meios pelos quais eles devem receber a devolução. Se ao final do anos após pagar todo o imposto o valor calculado da declaração de assinalação positiva isso quer dizer que o contribuinte ainda deverá pagar o restante indicado. Porém se o saldo constar como negativo quem receberá algum valor da quantia desse imposto é a pessoa física ou pessoa jurídica.

O que vai determinar o cálculo de tal imposto é a quantidade de referências contidas na declaração a respeito de saúde com gastos particulares em consultas, tratamento odontológico, fisioterapia, convênio médico, despesas da pessoa com deficiência física e relação a gastos com cadeira de rodas, atendimento com psiquiatras e psicólogos.

Além disso a educação infantil também pesa, assim como o ensino fundamental, médio e superior, além da contribuição ao INSS e cálculo do PGLB (Plano Gerador de Benefício Livre) em cima de 12%. Se todas essas deduções deram indicações de que a pessoa é que deve ganhar, a Receita Federal depositará os valores no banco, devidamente na conta de cada contribuinte.

Como consultar restituição do imposto de renda

Para conseguir fazer uma consulta a restituição do imposto de renda a pessoa interessada deve acessar o site oficial da Receita Federal, lá está contida uma página direcionada exatamente para essas informações. Os processos seguintes são bem simples, precisando apenas de algumas informações básicas como o CPF(Cadastro de Pessoas Físicas) do indivíduo sem colocar os dados contidos de forma separada, também será necessário inserir a data de nascimento.

Depois de colocar tudo de maneira correta, aparecerá automaticamente uma imagem que terá contida a opção “Consultar”. Por conseguinte uma nova página será aberta com a situação das declarações que a pessoa tem, se por acaso as informações estejam pendentes, o site dirá que a declaração não consta no órgão do Governo Federal.

Como receber a restituição do imposto de renda no Banco do Brasil?

Para receber a sua restituição do imposto de renda no Banco do Brasil vão existir algumas alternativas, por meio do aplicativo ou caixa eletrônico depois de ter feito uma declaração indicando a conta corrente que você possui no BB. Pelo app você pode apenas enviar o recebido do Governo Federal através de um computador ou celular conectados à internet sem a necessidade de comparecer presencialmente à instituição financeira.

Mas caso queira resolver tudo de maneira presencial, você deverá se direcionar até uma caixa eletrônico do Banco do Brasil e apresentar o seu recebido feito pelo IRPF(Imposto de Renda Pessoa Física) podendo resolver tudo isso diretamente na agência.

Como saber o valor da restituição do imposto de renda?

Para receber a restituição do imposto de renda no Banco do Brasil a pessoa deve fazer o download do aplicativo por nome “Consulta Restituição” que se encontra disponível para iOS e android. Após baixar o app o indivíduo deve inserir o seu SPC e também o ano de decoração no qual deseja fazer a consulta. O símbolo de uma estrela vai aparecer, você deverá clicar lá e verificar os dados liberados. 

Como receber restituição de imposto de renda para quem não tem conta bancária?

Para receber os valores disponíveis pelo imposto de renda, o indivíduo deve ter uma conta corrente. Caso ela não esteja no Brasil mas sim em outro país e não tenha relacionamento com nenhum banco, deve nomear um procurador aqui para poder receber a quantia que tem direito. O crédito só pode ser liberado para bancos do território brasileiro.

Como receber restituição do Imposto de Renda 2020?

O primeiro passo para receber a restituição do imposto de renda no Banco do Brasil é informando a Receita Federal dados decorrentes a conta bancária que a pessoa possui. Depois disso ela deve ficar de olho nas datas em que os pagamentos começaram a acontecer. Veja agora todo o cronograma feito pelo Governo Federal para o ano de 2020:

  • 29 de maio de 2020: Recebimento do 1º lote
  • 30 de junho de 2020:Recebimento do 2º lote
  • 31 de julho de 2020: Recebimento do 3º lote
  • 28 de agosto de 2020: Recebimento do 4º lote
  • 30 de setembro de 2020: Recebimento do 5º lote

O que acontece se eu não sacar?

Se por algum erro você não conseguir sacar o sua restituição do imposto de renda no Banco do Brasil mesmo que os dados referentes a conta bancária estejam certos, a pessoa deve novamente procurar a Receita federal e apresentar seus documentos que foram usados na hora do comprovante de declaração. Depois de tudo resolvido a pessoa conseguirá receber a restituição na qual tem direito de ganhar do Governo Federal.

Veja também:

Como desbloquear o app do Banco do Brasil para fazer transferências?

Como gerar boleto Banco do Brasil? Aprenda

Como fazer acordo com o Banco do Brasil

Anúncios