Anúncios

Como sair das dívidas com alternativas de renda extra

Anúncios

Salário pequeno, desemprego, trabalho informal e mal remunerado, isso tudo faz parte da realidade de milhares de brasileiros e só piorou com a pandemia. 

Pensando em profissionais que estão nessa situação, nós separamos 5 dicas de como conseguir uma renda extra e colocar a vida financeira nos trilhos. Confira agora.

Anúncios

As contas insistem em não fechar e as dívidas não param de aumentar? O que fazer se você não ganha aquilo que gasta? 

Aproveitar o final de semana e até mesmo as horas em que não está trabalhando durante a semana para ganhar uma renda extra é uma ótima alternativa para pagar contas atrasadas, quitar empréstimos e financiamentos, e claro, colocar a vida financeira em ordem

Nesse cenário, é fundamental procurar por opções com oportunidades abundantes em nichos específicos. Em casa, pela internet, com economia colaborativa, trabalho remoto ou freelancer, há uma variedade de opções que são fortes aliadas na hora de conseguir alternativas de renda extra

Todas essas alternativas conectam pessoas que, assim como você, buscam oferecer serviços, e pessoas que estão dispostas a pagar um valor mais atrativo neles. 

Anúncios

Por isso, não desanime, pois a internet pode ser a solução dos seus problemas com as dívidas. Quer saber como? Confira esse artigo que preparamos para você.

Como trabalhar de casa

Trabalhar em casa, seja pela internet ou qualquer outro tipo de trabalho remoto, exige que você seja um profissional multitarefas.

Entenda muito sobre o seu mercado, seja resiliente na hora de enfrentar novos desafios, e no caso de abrir o seu próprio negócio, tenha paciência para começar a ter retorno financeiro e faça um excelente planejamento.

Da mesma forma que o home office, para ser um freelancer de destaque é fundamental ter um plano de negócios, prever as melhores estratégias de marketing, definir um nicho de mercado e um público-alvo e construir um portfólio para divulgar seus trabalhos. 

Antes de irmos para a prática, é importante exemplificarmos mais um conceito que faz parte das alternativas de renda extra. 

A economia colaborativa ou compartilhada é essencial para quem quer poupar ou levantar alguma renda extra. Ao invés de adquirir bens e serviços, na economia colaborativa o foco é partilhar. 

Além de facilitar o consumo, ela oferece novos tipos de trabalho, os quais, podem ser feito remotamente e sem precisar de nenhum tipo de investimento.

Ficou interessado nesse assunto? Então, continue lendo o artigo para ficar craque no assunto e começar a ganhar uma renda extra hoje mesmo. 

Alugue seu imóvel ou parte dele

A economia colaborativa já é uma tendência em vários países e realidade para muitos empreendedores. Entre suas opções, encontramos o aluguel de imóveis completos ou apenas parte dele em plataformas como o Airbnb

Para conseguir hóspedes pela plataforma é essencial produzir fotos de ótima qualidade do seu imóvel. 

Nesta etapa é fundamental ser sincero: as fotos devem transmitir como o imóvel é, sem montagens ou edições. Pois, caso menta, terão comentários negativos em seu perfil e nunca mais irá conseguir alugar a casa novamente.

Procure fazer uma pesquisa de preços, para ter uma média de quanto custam os apartamentos na sua região. O recomendado é que no início, você mantenha o preço um pouco abaixo do comum para atrair mais hóspedes e ser qualificado mais rapidamente. 

Uma das etapas mais importantes é o cadastro. Procure mostrar que você é um anfitrião gente boa; preencha o calendário de datas disponíveis para aluguel cuidadosamente; crie um nome chamativo para o anúncio, que busque valorizar a localização do imóvel.

 

Não esqueça de incluir no preço do aluguel gastos como energia, água, internet, e principalmente, as taxas do próprio Airbnb: 3% para o anfitrião e de 6% a 12% para o hóspede. 

Transporte pessoas 

Carteira de habilitação profissional, um smartphone e um carro fabricado a partir de 2011, é tudo o que você precisa para trabalhar como motorista de aplicativo. 

Na Uber ou na 99, para atuar como um parceiro, o candidato passa por uma espécie de checagem de antecedentes criminais e por uma análise individual. 

As taxas cobradas pelos aplicativos variam de acordo com a corrida e com a cidade que o motorista atua, mas comparando os dois, a 99 possui taxas menores. As duas empresas também prezam pela qualidade do seu serviço e pela segurança dos usuários. 

A Uber solicita que todos os candidatos realizem um curso de capacitação online e a 99 oferece workshops de aperfeiçoamento gratuitos. 

A vantagem de optar por essa alternativa de renda extra é que o custo de investimento é pequeno, o motorista é quem escolhe quais horários deseja trabalhar, traz experiência e retorno em pouco tempo, desde, é claro, que você rode bastante com o carro. 

Seja um afiliado digital

O marketing de afiliados nada mais é que uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com o apoio de algumas pessoas – os afiliados – para promover uma marca ou um produto.

Os afiliados se tornam uma espécie de colaborador comissionado pelos vendedores dos produtos. Com estratégias de Inbound Marketing, produção de conteúdos para blogs, conquista e conversão de leads, esses profissionais podem arrecadar uma boa grana. 

 

Há quatro tipos de divulgação e comissão no marketing de afiliados, confira como são e selecione aquela que melhor se enquadra no seu perfil:

  • Custo por Clique – para que o afiliado recebe algum valor, basta que os visitantes cliquem nos anúncios, banners ou qualquer publicidade do produto/serviço, o que requer que o afiliado invista ao máximo em campanhas de divulgação interessantes;
  • Custo por Ação – a comissão só será calculada quando o usuário fizer alguma ação dentro da página, como realização de cadastro, envio de dúvidas ou, na melhor das hipóteses, efetivação da compra. Mais do que chamativo, o conteúdo precisa ser criativo o suficiente para que o cliente em potencial sinta vontade de interagir;
  • Custo por Mil Impressões – com um valor fixo decidido pelo produtor, o afiliado apenas recebe a comissão quando o anúncio atinge mil visualizações no seu blog. Ótima opção para afiliados que já possuem um fluxo considerável de visitantes em suas páginas;
  • Custo por Vendas – o produtor paga o afiliado sempre que o cliente realizar alguma compra. As plataformas costumam processar a comissão de forma automática, sem a necessidade de qualquer ação por parte do produtor ou afiliado.

Veja algumas boas dicas para quem deseja iniciar um trabalho como afiliado digital nos principais programas e plataformas do mercado. 

Traduza textos

Ideal para profissionais de qualquer área que dominam algum idioma, trabalhar com tradução de textos é uma forma de expandir sua atuação e ficar mais reconhecido na internet. 

Antes de darmos continuidade com essa alternativa de renda extra, é imprescindível entender que tradução não é jogar o conteúdo no Google e pronto. 

Para traduzir um conteúdo corretamente você precisa interpretar o idioma, analisá-lo e traduzi-lo de forma que fique coeso e não transpasse um mecanicismo exagerado, ou seja, fique óbvio que aquele material foi traduzido de outra língua. 

Uma dica para ganhar clientes e conquistar credibilidade no mercado é procurar agências e plataformas que contratem o serviço de tradução de textos. Normalmente o pagamento é feito pelo número de palavras e se optar atuar como freelancer, é você quem decidirá quais projetos quer aceitar. 

É recomendado deixar claro para o cliente como funciona seu processo de trabalho, tirar todas as dúvidas antes de colocar a mão na massa, manter contato com o cliente durante o processo de tradução, estabelecer os tipos de comunicação que serão utilizados e prazos viáveis para as duas partes. 

Preste consultoria

Se você é especialista em alguma área e consegue resolver problemas com facilidade, prestar consultoria – tanto presencialmente quanto online – pode ser uma baita oportunidade de conseguir uma renda extra. 

Cada vez mais empresas e pessoas físicas têm procurado serviços de consultoria para auxiliar em questões tributárias, problemas financeiros e até marketing digital. 

Para atuar como consultor é essencial que você seja um profissional organizado, prestativo, obedeça os prazos propostos pelos clientes, e principalmente, exponha ações que de fato resolvam o problema daquela pessoa ou empresa. 

A vantagem de trabalhar como consultor freelancer é que você decide quais projetos se encaixam melhor no seu ramo de atuação e possuem prazos mais acessíveis para a sua rotina. 

Gostou do conteúdo? Acesse diariamente o Cred Produzir para ter acesso a mais materiais como esse. 

Anúncios