Anúncios

Como trabalhar no Banco do Brasil? Participe da seletiva

Anúncios

O tradicional Banco do Brasil, possui mais de duzentos anos de história. Fundado por volta do ano de 1808 com a chegada do príncipe D. João que tomou a decisão de criar o banco, sendo ela a primeira instituição bancária a fazer operações no Brasil. Tornou-se umas das marcas mais reconhecidas e valorizadas internacionalmente, devido a imagem de modernidade e confiança que repassar aos seus milhares de clientes. Possui uma ampla experiência no mercado financeiro, o Banco do Brasil atua também em outros países e em mais de 3.550 cidades brasileiras, abrangendo grande parte do território nacional.

Veja essas vagas:

Anúncios

Oportunidade de vagas de emprego abertas, não perca!

Banco PAN oferece 60 vagas de emprego, sendo eles home office

C6‌ ‌bank‌ ‌oferece‌ ‌mais‌ ‌de‌ ‌80‌ ‌vagas‌ ‌de‌ ‌emprego ‌home‌ ‌office‌

Ambev abre mais de 200 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz

Anúncios

Ficou curioso para saber como trabalhar no Banco do Brasil? O banco confirmou que vai realizar processo de seleção para o preenchimento de muitas vagas ainda no de 2020.Conforme a assessoria, o plano será fazer a contratação de escriturários para a área de tecnologia, além de vagas generalistas, com perfil mais tradicional para atuar nas atividades bancárias ou administrativas. Para este cargo de escriturário é necessário apenas ter o ensino médio, não é exigido possuir curso técnico ou curso superior. Neste artigo vamos falar um pouco sobre o processo de seleção para se trabalhar no banco, bem como os requisitos e possibilidade de participar do programa de Jovem Aprendiz. 

Qual o processo de seleção para trabalhar no BB?

Caso você ainda não saiba, o Banco do Brasil é na verdade uma sociedade mista, o que quer dizer que este banco possui investidores particulares e outra parte do governo. Tendo em vista a natura do banco, você precisa saber que para se trabalhar nele é preciso prestar concurso, conforme está previsto no art.37 da Constituição Federal e no Estatuto Social do Banco do Brasil S.A. 

A criação de vagas no Banco do Brasil é na verdade um processo bem dinâmico, além de ser afetado por um planejamento estratégico, orçamentário e de acordo com as reais necessidades do banco. 

Como fazer a preparação para o concurso?

Conseguir ser aprovado em um concurso público pode não parecer uma tarefa fácil. E alguns concordam que talvez não seja mesmo, só abdicando de algumas coisas e com muito desejo e força para realizar uma boa preparação. Lembre-se que não é pegando nos livros para estudar durante a pausa da maratona de séries ou no trajeto no ônibus que você vai conseguir ser aprovado. Hoje em dia, para conseguir esse feito é necessário estudar horas e horas e principalmente ter muita dedicação. Está preparado para isso? 

Como funciona o concurso para o Banco do Brasil?

Esse concurso acontece em duas etapas: redação e prova objetiva. Além da temida redação, o processo de seleção conta com uma prova objetiva composta por setenta questões divididas em áreas,  10 de raciocínio lógico-matemático, sendo 10 de português,, 5 de cultura organizacional, 5 de atualidades do mercado financeiro, 5 de inglês, 10 de técnicas de vendas, 10 de conhecimentos bancários,10 de atendimento e  5 de informática. Essas informações são referentes ao último edital para preenchimento das vagas de escriturário. 

Como saber se existe vaga do concurso para o meu estado? 

Este concurso do Banco do Brasil costuma acontecer a cada dois anos, em outras palavras, se teve concurso recentemente para o seu estado, é bem provável que o próximo só venha a ocorrer daqui a 2 anos. No ano de 2016 por exemplo, o concurso aconteceu nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Para saber se existe vaga disponível para seu estado basta consultar os editais disponíveis na página oficial do banco.

Qual a média salarial do Banco do Brasil? 

Essa deve ser umas das principais dúvidas de quem deseja fazer parte da equipe do Banco do Brasil.  Ao ingressar no banco como escriturário, você terá uma remuneração inicial da carreira, cerca de R$ 4.036,56, somando a uma série de benefícios, com jornadas de trabalho de 30 horas semanais.

Haverá concurso em meio a crise? 

O banco informou por meio de nota oficial, depois da portaria do Dest (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) que fixava um limite de 115.495 colaboradores para o Banco do Brasil, que continuaria a realizar seleções externas mediante a necessidade de pessoal, observada de acordo com cada região, bem como por intermédio do seu planejamento estratégico e orçamentário. É importante lembrar que atualmente existem cerca de 2.500 solicitações de aposentadoria no Banco do Brasil, 200 delas só no Rio de Janeiro. 

Resumo 

Para que você consiga trabalhar no BB é necessário ser aprovado em um concurso público que na maioria das vezes vem sendo realizado a cada dois anos. Este concurso por sua vez é composto por setenta questões e uma redação. A banca organizadora nada mais, nada menos do que a CESGRANRIO. Através de muita dedicação e estudo, é bem provável que você tenha sua aprovação no banco e conquistar o tão sonhado cargo público. 

Jovem Aprendiz Banco do Brasil 

Por meio do programa Jovem Aprendiz, o Banco do Brasil oferta vagas para jovens e adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, além de vagas para aprendizes entre 18 e 24 anos, todos pertencentes a famílias de baixa renda. Esse programa já proporcionou que cerca de mais de 40.000 jovens em todo o território, tivesse uma renda para ajudar em casa, e visa dar uma preparação para o mercado de trabalho, através do desenvolvimento profissional, pessoal e social. 

Cadastro no Programa Jovem Aprendiz 

Todo jovem aprendiz é contratado na modalidade indireta através de ESFL( Entidades Sem Fins Lucrativos), todas validadas pelo Ministério do Trabalho, com prazo de validade de 2 anos. Caso você tenha interesse em se candidatar pode procurar o site do CIEE ou o órgão responsável em sua cidade. O cadastro pode acontecer fisicamente ou via site. É importante ressaltar que existem outras instituições que realizam seleção para o programa Jovem Aprendiz além do Banco do Brasil.  

Os benefícios 

Como mencionado o prazo de validade da contratação é cerca de dois anos e sem direito a renovação, com uma jornada de trabalho de quatro horas diárias para os adolescentes e seis para os jovens. Todos passam por um processo de treinamento para capacitação antes de começarem a trabalhar nas vagas. A seguir temos os benefícios oferecidos pelo Banco do Brasil em cada uma das modalidades: 

Remuneração para o adolescente aprendiz (14 a 18 anos)

  • Vale transporte
  • Salário de até um salário mínimo
  • Auxílio alimentação
  • Plano de Saúde

Remuneração para o Jovem Aprendiz (18 a 24 anos)

  • Vale transporte
  • Salário de até um salário e meio mínimo 
  • Auxílio alimentação
  • Plano de Saúde
Anúncios