Anúncios

Consórcio para casamento saiba como funciona

Anúncios

Nada melhor que encontrar a pessoa certa para viver ao lado para sempre, e quando isso acontece, o desejo de firmar esta união oficialmente aumenta a cada dia. Para realizar esse grande sonho que é o casamento com direito uma linda cerimônia e uma festa de comemoração, pode não estar dentro do orçamento de boa parte dos casais. E é aí que entra o consórcio para casamento!

Entenda como funciona e descubra se essa é a melhor opção para realizar esse sonho à dois!

Como funciona o consórcio para casamento

Anúncios

A grande diferença entre o consórcio de casamento e os outros, é que  invés de comprar um bem (Imóvel ou veículo), você vai usar a carta de crédito para a contratação de um serviço, independentemente da área.

Comece escolhendo qual será o valor da carta de crédito, ou seja, o dinheiro que você pretende gastar no seu casamento. Normalmente são oferecidos créditos entre R$ 15 mil e R$ 35 mil. Nessa parte é que você tem que já ter verificado os custos que você deseja cobrir com o valor da carta de crédito.

Após o valor em mente, é hora de escolher o consórcio que tenha grupos pagando este valor. Você vai entrar em um grupo de consorciados e passa a participar das assembleias mensais, que realizam os sorteios da carta de crédito.

Quanto tempo dura o consórcio de casamento

O consórcio para casamento geralmente dura de 1 a 4 anos, vai de acordo com o valor do plano que você escolher. Isso significa que você pode ser sorteado logo no começo ou apenas no final desse prazo.

Contemplação no consórcio de casamento

Anúncios

O participante contemplado desse consórcio irá receber uma carta de crédito com o valor contratado no início do consórcio. Isso pode ocorrer das seguintes formas:

Sorteios: O grupo de consórcio participa de sorteio mensais. Com isso, todos os meses um participante do grupo recebe uma carta de crédito. Como não existe garantia que será sorteado logo nos primeiros meses, é preciso ter paciência para participar desse tipo de negócio.

Lances: A segunda forma são os lances feitos por quem não deseja aguardar ser sorteado. O lance funciona por meio do adiantamento de parcelas. Nesse caso, quem adiantar o maior valor será selecionado.

Ao final das parcelas: Após a quitação de todas as parcelas do consórcio, todos os participantes que não foram contemplados por sorteio ou lances receberão a carta de crédito.

Porque escolher o consórcio para casamento?

Diferente de empréstimo ou financiamento e outros tipos de crédito, o consórcio não cobra juros, apenas uma taxa operacional para pagar a administradora. Essa taxa pode variar entre 14% e 20% do valor total pago.

Outra coisa a destacar é que você terá mais chances de conseguir bons valores com os fornecedores para a sua festa. Já que a carta de crédito equivale ao pagamento à vista, com dinheiro vivo. 

Qual o melhor momento de contratar um consórcio de casamento?

O consórcio é um investimento pensado para médio e longo prazo. Portanto, é importante que o casal fixe uma data em que seja possível contar com o dinheiro do consórcio. Uma dica é marcar a data para depois da quitação da cota. Por exemplo, se escolheu 25 meses para pagar, marque a data para depois desse período.

Porém, se o casal quiser se antecipar, pode começar a pagar por uma cota e, no meio do caminho, fazer a oferta de um lance. Dessa forma, consegue antecipar a entrega da carta e quitar o pagamento de todos os serviços necessários para o casamento.

Vale a pena fazer um consórcio para casamento?

O consórcio de casamento é o crédito certo para quem gosta de planejar e tem controle nas finanças, mas que, ao mesmo tempo, tem objetivos de gastar um pouco mais nessa ocasião. Portanto, se você não quer pagar altas taxas de juros e nem correr riscos financeiros, o consórcio é uma boa opção. Antes de optar pelo consórcio para casamento é preciso ficar atento aos detalhes. Assim, você conseguirá analisar a melhor opção para o seu momento atual.

Anúncios