Anúncios

Conta conjunta: Como funciona e como declarar

Anúncios

Talvez muita gente não tenha tanto conhecimento sobre uma conta conjunta, isso porque normalmente a conta individual é mais usada e o pedido de abertura aos bancos é maior. Acompanhe o artigo e saiba tudo a respeito.

Saiba Mais:

Anúncios

Adiantar parcelas de um empréstimo: Quanto de desconto posso ganhar?

O que fazer para abrir uma conta conjunta?

Anúncios

Para abrir uma conta conjunta você vai encontrar um mesmo processo de uma conta corrente por exemplo,a documentação pedida será a mesma. O que a de diferença é que todos os titulares envolvidos devem assinar a contrato.

Qual a documentação necessária?

Os documentos necessários para a abertura da conta conjunta são:

  • Um documento de identidade
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência

Requisitos para abrir uma conta conjunta

Desde o momento que a pessoa tem mais de 18 anos de idade ela está livre para solicitar a abertura de uma conta conjunta, sendo feita com quem quiser independente de ser da família ou não.

Modalidades da conta conjunta

A conta conjunta está dividida em duas modalidades, são a solidária e a não solidária, mas antes é preciso escolher o tipo de conta bancária sendo a conta corrente, poupança ou as duas juntas.

Para quem já tem uma conta individual é possível incluir uma segundo titular?

Da conta individual é possível transformá-la em conjunta, acrescentando a pessoa que você desejar.

Tarifas da conta conjunta

A tarifa de uma conta é cobrada em apenas um valor e não vai aumentar pelo fato de quantidade de pessoas, mas caso tudo seja realizado com a conta poupança essa cobrança deixa de existir.

Movimentação dessa conta

As movimentações feitas pela modalidade solidária pode ser feita por qualquer titular de forma individual por meio de:

  • Cartões 
  • Cheques
  • Caixas das agências
  • Internet

As movimentações feitas pela modalidade não-solidária só pode ser feita se todos os titulares aprovarem, não podendo realizar nada de forma individual. Elas podem ocorrer por meio de:

  • Cheque assinado por todos
  • Internet com a assinatura digital de todos
  • Assinatura de todos na “boca do caixa” nas agências

Encerramento de uma conta conjunta

Para o encerramento da conta conjunta é preciso deixar o saldo no zero, mas os processos nem sempre podem ser concluídos no mesmo dia. Alguns bancos podem permitir que apenas um titular resolva tudo.

Por que abrir uma conta conjunta pode ser um bom negócio?

Abrir uma conta conjunta pode ser uma boa para quem gosta de se organizar, sendo bons para que casais possam movimentar o dinheiro sem precisar de duas contas, assim como para irmãos que possuem algum negócio juntos ou ainda para pais e filhos desde que tenham uma confiança estabelecida, já que qualquer titular tem acesso a conta.

Perguntas feitas com frequência sobre a conta conjunta

Veja agora as perguntas mais frequentes de surgir sobre essa conta e entenda um pouco mais.

O que fazer no caso de separação?

Caso haja alguma separação os dois envolvidos devem acertar o dinheiro entre si, depois sacá-lo e zerar o saldo da conta para dar continuidade aos processos e assim encerrar.

Todos devem assinar para tirar que um titular saia

Para retirar um titular da conta conjunta é preciso que todos os outros assinem também, porém alguns bancos não permite que apenas um titular seja excluído, sendo necessário o encerramento e abertura de outra conta.

É normal que nos comprovantes apareça apenas o nome do primeiro titular?

Na maioria das vezes, principalmente quando são realizadas transferências TEDs e DOCs é normal que aparecerá apenas o me do primeiro titular,mas não existe problema nenhum quanto a isso.

É possível receber salário pela conta conjunta

Na maioria das vezes isso não é possível,uma vez que, o nome do primeiro titular quem vai aparecer na conta, se você for o segundo por exemplo, a empresa pode não aceitar.

O que fazer quando um titular morre?

Na conjunta solidária o cheque especial é pago de maneira normal, mas no caso de empréstimos tudo deve ser resolvido de acordo com a lei.

Na conjunta não-solidária apenas um titular não pode sacar o dinheiro, sendo assim são levados em conta os herdeiros da pessoa que faleceu.

Quando um titular morre os parentes têm direito ao dinheiro?

Caso a conta conjunta seja entre duas pessoas 50% de todo o valor será para o titular e os outros 50% para os herdeiros que devem dividi-los entre si. Mas caso o titular que estiver vivo omitir a quantia existente ele corre o risco de ficar sem nada, deixando tudo para os herdeiros.

Como a prática do dia a dia funciona?

Quando um titular morre, na maioria das vezes o que fica vivo age com esperteza, saca toda a quantia e o deposita em uma conta individual, onde muitos herdeiros talvez por falta de conhecimento não entram em uma ação judicial por seus direitos.

O que acontece ser um dos titulares estiver negativado?

Se um dos titulares estiver negativado os demais podem ficar tranquilos pois isso não os afetará diretamente, algumas restrições podem existir somente para o cheque especial.

Caso um titular negativado for acrescentado existe chances de perder o crédito conquistado?

Dependendo de alguns bancos é possível a perda sim, então pense duas vezes antes de incluir alguém negativado em sua conta.

Se um titular fica negativado o outro também ficará?

Tudo depende muito de cada caso, se a negativação vier da quebra de contrato por um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento apenas o titular em questão fica com o nome sujo. Mas no caso de do cheque especial todos sofrem as consequências. 

Como declarar IR com a conta conjunta?

Vão existir algumas diferenças para declarar o Imposto de Renda,no caso de pessoas casadas, o saldo deve ser feito em nome do cônjuge, porém a conta feita entre amigos ou parentes por exemplo, cada indivíduo declara o seu próprio IR.

Como funciona Fundo Garantidor de Crédito para as contas conjuntas?

O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) vai funcionar em uma conta conjunta com valores que vão até 250 mil reais, tendo valores divididos de acordo com a quantidade de titulares envolvidos. 

Pode ter uma conta individual e conjunta no mesmo banco?

Sem nenhum problema você pode possuir uma conta individual e uma conta conjunta em uma mesmo banco, só deve ficar atento na hora de movimentá-las para não se confundir. 

Saiba Mais:

Empréstimo para startups: vale a pena?

É seguro fazer empréstimo com máquina de cartão?

Quem pode fazer empréstimo consignado da Caixa?

Anúncios