Anúncios

Contato PIS/PASEP – Telefones Abono Salarial PIS

Anúncios

Está com problema para realizar saque ou consulta do seu PIS/PASEP? Fique tranquilo, a Caixa Econômica Federal te ajuda em qualquer assunto sobre seu PIS através do 0800 PIS e outra equipe do Banco do Brasil  irá lhe ajudar com seu PASEP. O telefone para contato do PIS é  0800-726-0207 (telefone de contato da Caixa para falar sobre o PIS). O telefone de contato do PASEP é 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-729-0001 demais cidades) ou o Alô trabalhador – Telefone 158.

Saiba Mais:

Anúncios

Cartão de crédito Blubank: Tire suas dúvidas

Cartão de crédito BNDES

Como funciona os juros de parcelamentos no cartão de crédito

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é um vínculo social de natureza tributária, dividida pelas empresas com a meta de financiar o seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. Foram criados em 1970 pelos militares brasileiros durante o regime civil-militar.

PIS

Anúncios

De acordo com a Lei Complementar n° 7/1970, o Programa de Integração Social (PIS) busca a integração do trabalhador do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal​.

PASEP

Logo após à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 criou o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), é uma União de Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios que contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.​

Programas PIS/PASEP

Os programas de fundo PIS-PASEP é resultado da união dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social – PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.

Essa união foi decretada pela Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975, com vigência a partir de 1º de julho de 1976, regulamentada pelo Decreto nº 78.276/1976, e atualmente gerido pelo Decreto nº 4.751 de 17 de junho de 2003.

Em 1988, o PIS-PASEP não tem arrecadação para contas individuais. Além do mais, o art. 239 da Constituição Federal mudou a distribuição dos recursos provenientes das contribuições para o PIS e para o PASEP. É um programa que complementa a renda governamental. Até a Constituição de 1988, a taxa PIS-COFINS era para quotas deste programa, sendo que o rendimento dessas quotas podem ser sacadas todo ano e somente em eventos específicos como aposentadoria, morte ou doenças graves (Neoplasia e AIDS). Outro fator para o ganho é o abono salarial: São cinco anos de cadastro no banco de dados que é o PIS, trinta dias trabalhados formalmente e média salarial igual ou inferior a dois salários mínimos informados por Relação Anual de Informações Sociais.

Como conseguir o Abono Salarial PIS?

  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

O Pagamento pode ser feito por meio de:

  • Em agência da Caixa , apresentando o número do PIS e um documento de identificação;
  • Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa;
  • Nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão.

Como realizar o saque do Abono Salarial?

  • Quem possui conta individual na CAIXA tem o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 e movimentação.
  • Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.
  • Quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixa eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.

Como conseguir Abono Salarial PASEP?

  • Tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano anterior;
  • Esteja relacionado corretamente na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do ano-base anterior ao pagamento;
  • Tenha ganho no ano-base média mensal de até dois salários mínimos (soma das remunerações informadas por um ou mais empregador);
  • Esteja cadastrado no PASEP há pelo menos cinco anos.

Como realizar o saque do Abono Salarial PASEP?

  • Crédito em conta corrente – para os clientes do Banco do Brasil;
  • Nos guichês de caixa – para quem  não recebeu nas modalidades de pagamentos acima;
  • Crédito em folha de salários – para servidores de empresas conveniadas ao Banco do Brasil.

Consulta do PIS pelo site MEU INSS

Siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial MEU INSS;
  2. Aperte na aba entrar localizado no campo superior direito e depois em ‘login‘;
  3. Clique em cadastre-se;
  4. Preencha os dados cadastrais solicitados (CPF, data de nascimento, nome, nome da mãe, e-mail e outros);
  5. Clique em próxima e anote a senha gerada pelo sistema;
  6. Faça o login informando o CPF e senha. Uma boa dica é alterar a senha fornecida pelo sistema por uma de sua preferência.
  7. Ao acessar a plataforma, no canto superior direito é possível consultar os dados do usuário, por exemplo, CPF e NIT/PIS.

Consulta do PIS pelo telefone

Para realizar a consulta do seu PIS, basta ligar para Previdência Social pelo número 135 e selecionar a opção 5. Será feita a confirmação dos seus dados cadastrais. Ao realizar a ligação é importante ter seus documentos em mãos.  O atendimento pelo telefone 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22. Também por telefone, é possível consultar o número do PIS ligando para a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207.

Veja também:

10 melhores cartões de crédito mais fáceis de aprovar

Cartão de Crédito Oi Mastercard Gold

8 Melhores cartões que aprovam com score baixo

Anúncios