Anúncios

Controle financeiro pessoal: 3 dicas para controlar suas finanças

Anúncios

Controlar as finanças é mais do que um objetivo, tem que ser um estilo de vida. Quem gosta de comprar  mais do que o necessário todos os meses? É hora de interromper e organizar  suas conta e recuperar o controle financeiro pessoal. Leia as dicas que podem ajudá-lo com isso.

Saiba Mais:

Anúncios

Renda Extra sem sair de casa‎

Guia Completo de como economizar dinheiro

Metas financeiras: Saiba como alcançar e estabelecer

Como economizar dinheiro: Guia completo

O controle financeiro pessoal é importante?

Anúncios

Viver sem regras ou controle pode ser muito arriscado. Muitas contas podem se acumular e tudo se tornando  uma bola de neve. Neste ponto, não apenas suas finanças que estão indo mal, mas também sua reputação. Contas, dívidas vencidas e todo o seu histórico de crédito é levado em consideração nos registros de proteção de crédito, como SPC(Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos).

Para evitar que seu nome fique negativo ou diminua sua pontuação, reserve um tempo para seguir algumas dicas de controle financeiro em sua vida diária. Configurações simples podem fazer a diferença no seu bolso.

Dica 1: conheça seu perfil de consumo

Comece colocando todos os seus ganhos fixos do mês na ponta  do lápis, a quantia que entra e quantia que sair. Em seguida, rastreie seu perfil de consumo e separe todos os custos fixos (contas domésticas, propinas, Streaming) e despesas variáveis ​​(cartão de crédito, alimentação, lazer).

Ao escrever o máximo de informações possível, você pode se conhecer melhor e separar os elementos essenciais dos hábitos que você pode reduzir ou eliminar da sua rotina. Avalie com cuidado os produtos e serviços que são realmente importantes. O que não está incluído na lista deve ser considerado para reduzir  os valores acordados contratualmente.

Dica 2: aplique a regra 50-15-35

Este é um método simples que você pode usar em sua rotina e que o ajudará a manter o controle financeiro. A regra 50-15-35 funciona da seguinte maneira:

  • 50% de sua renda é gasta em despesas essenciais: Habitação, educação, transporte, nutrição, saúde, entre outros;
  • 15% para as prioridades financeiras: Pagamento de dívidas, contas vencidas, etc.
  • 35% para o seu estilo de vida: Hobbies, entretenimento e outras atividades.

Seguir essa regra significa equilibrar seus ganhos à medida que você cumpre seus compromissos sem desistir do que gosta de fazer.

Dica 3: use aplicativos financeiros

A tecnologia está a seu favor e os aplicativos móveis estão cada vez  mais inteligentes. Em um só lugar, você pode gerenciar todas as suas contas bancárias e despesas com cartão de crédito e separar transações por categorias personalizadas.

Com alguns recursos, você pode até planejar metas financeiras para tornar seus sonhos em realidade. Tudo isso na palma da sua mão.

Anúncios

Deixe um comentário