Anúncios

Custo de oportunidade – Como se calcula o custo de oportunidade?

Anúncios

Ao falar em investimentos, nos deparamos muitas vezes com siglas e nomes que desconhecemos, até pelo fato de nunca termos mantido contato com eles. Isso ocorre principalmente com aquelas pessoas que começaram a investir agora ou até mesmo com aquelas que ainda estão estudando mais sobre o assunto para começar a investir. Hoje, nós falaremos um pouco mais sobre o custo de oportunidade, o que ele significa, como funciona e trataremos de pontos que são considerados importantes nesse assunto. Além disso, aqui você poder tirar todas as suas dúvidas sobre o custo de oportunidade e ter uma maior compreensão sobre tudo que abrange essa área nos investimentos. Leia com atenção e obtenha a melhores dicas para utilizar no custo de oportunidade.

Veja também:

Anúncios

Qual a função do mercado de capitais?

O que é a letra de câmbio?

Informações e análises valiosas sobre IVVB11

O que é custo de oportunidade?

Um dos pontos no meio da área de investimentos que traz mais dúvidas é sobre certas siglas e nomenclaturas de outras áreas específicas do remo dos investimentos. São muitos os pontos que são questionados, como por exemplo, “o que significa IPO?” ou “o que significa a bolsa de valores?”. E hoje, nós vamos tirar as dúvidas daqueles que se perguntam, “o que é o custo de oportunidade?”. Esse termo, popularmente conhecido como custo oportunidade, significa dizer, de forma bastante resumida e explícita, que você deverá renunciar uma quantia fixa segura no longo prazo e optar por um capital a curto prazo, a fim de obter uma renda melhor. O custo oportunidade é nada mais nada menos que uma escolha, semelhante às demais escolhas que você faz no seu dia a dia, visando o que é melhor para você, no seu ponto de vista, a qual poderá lhe trazer consequências, muitas vezes consequências boas, e outras vezes consequências ruins. Portanto, o custo de oportunidade é o benefício que você perdeu por conta de uma escolha que você fez.

Função do Custo de Oportunidade

Anúncios

O custo oportunidade possui a função de ajudar você a tomar uma decisão antes de se fazer qualquer escolha. E quando essa escolha está ligada ao ramo de investimentos, é muito importante que a decisão seja tomada de maneira consciente, para que você saiba das consequências que aquela escolha poderá causar.

Onde se aplica o custo de oportunidade?

O custo oportunidade se aplica a toda e a qualquer decisão tomada por você. Porém, no ramo de investimentos, esse custo oportunidade poderá ser aplicado em qualquer investimento que você deseja fazer, onde você irá avaliar certa aplicação, podendo perceber se obterá mais lucros ou menos lucros, e tomando assim, a decisão certa e escolhendo de forma consciente.

Porque o custo de oportunidade é importante?

O custo de oportunidade é algo importante de deve ser feito antes de qualquer aplicação do seu dinheiro, seja em investimentos ou em compras de ações empresariais. O que leva o custo de oportunidade a ser tão importante? Por que é necessário fazer uma avaliação de custo de oportunidade antes de se investir? Todas as nossas escolhas e decisões devem ser bem avaliadas antes de ser batido o martelo, para que uma escolha errada não acabe nos prejudicando e trazendo consequências mais graves. Por isso é necessário o custo de oportunidade, para que você possa fazer uma melhor avaliação sobre determinada escolha, para tomar assim, a decisão correta na hora de fazer o seu investimento.

O que é custo de oportunidade crescente?

O custo de oportunidade crescente significa dizer que suas escolhas estão sendo bem sucedidas e apenas uma escolha te fez receber mais que um benefício.

Tipos de Custo de Oportunidade

Os tipos de custo de oportunidade são:

  • O custo de oportunidade aberto;
  • O custo de oportunidade escondido;
  • O custo de oportunidade ambiental;
  • E o custo de oportunidade contábil.

Como Calcular Custo de Oportunidade

Ao calcular o custo de oportunidade, deverão ser levados em conta alguns pontos importantes, para que você faça a escolha e ganhe mais por ela. O primeiro ponto a ser observado é quais são as opções que você tem, sejam duas ou três, ao analisar e optar por uma, as opções descartadas serão o custo de oportunidade. Você também deverá analisar qual das opções trará um maior retorno e uma maior rentabilidade, calculando e comparando todas elas. 

O que é taxa de custo de oportunidade?

A taxa de rentabilidade do seu custo oportunidade deve ser bem observada. Se você tem a opção de trocar uma opção por outra que oferece uma maior taxa de rentabilidade, você deve com certeza optar por ela pois lhe trará maiores rendimentos.

Qual a diferença entre custos contábeis e custos de oportunidade?

Enquanto os custos de oportunidades simbolizam aquilo que você perdeu por optar por outra opção, os custos contábeis são os responsáveis por fazerem os cálculos e relatórios dos custos de tudo que foi gasto por determinada empresa.

Custo de oportunidade exemplo

Os exemplos de custo de oportunidade são mostrados explicitamente para nós, e praticamente todos os dias, senão todos os dias, utilizamos do mesmo quando realizamos determinadas escolhas. Por exemplo, se você está com um café na mão e chega um amigo seu lhe oferecendo um café com leite e que ainda acompanha um biscoito delicioso e você escolhe pelo café com leite que o seu amigo ofereceu, você perdeu o seu simples cafezinho que já tinha em mãos, optando pela outra opção. Aquele seu cafezinho que você deixou de lado, se torna o seu custo de oportunidade, já que você o perdeu por fazer uma escolha.

Veja também:

Funds Explorer e Informações sobre FIIS

Informações valiosas sobre as ações TAEE11

OZ1D cotação, gráficos, opções de ouro e vantagens

Anúncios

Deixe um comentário