Anúncios

Descubra quais são as vantagens e desvantagens de contratar um seguro para o seu carro

Anúncios

Todos os tipos de contratos, serviços e produtos que estejam ligados ao mercado financeiro vão ter os lados positivo e negativo. No que se diz ao seguro auto, a situação é a mesma. Algumas coberturas vão ser melhores do que outras, no entanto, existe a desvantagem de não oferecer assistência em situações específicas. Ter um serviço desse tipo contratado para o  seu carro pode ser muito útil nos momentos que você menos espera, mas que podem acontecer. Nesse contexto, nós vamos dar alguns detalhes sobre as vantagens e desvantagens de contratar um seguro para o seu carro e qual é o papel desse serviço na proteção do seu automóvel. Confira a seguir se realmente será benefício contratar um seguro de acordo com suas necessidades:

Veja também:

Anúncios

Seguro auto em Fortaleza e em Juazeiro do Norte

Como contratar um seguro para carros no Mato Grosso

Conheça os Benefícios do Seguro Auto Zurich Automóvel

Seguro de Auto: quais são as vantagens e as desvantagens da contratação?

Nos dias de hoje, da grande quantidade de carros que estão em circulação no Brasil, milhões de pessoas ainda não realizaram a contratação de nenhum tipo de proteção para o seu automóvel. Nós estamos cientes do quão importante pode acabar sendo ter uma proteção contratada para o carro, principalmente para dirigir de forma mais tranquila. No entanto, isso ainda não foi um fator suficiente para influenciar milhares de pessoas a contratarem tal serviço.

Anúncios

O seguro auto não se resume apenas a um serviço de guincho ou troca de pneus do carro. Ele pode abranger diversas vantagens além disso, como:

  • O seguro pode te garantir reservas em hotéis ou pousadas caso você tenha sofrido um acidente em um local longe da sua residência;
  • Assistências nos casos de pane mecânica e elétrica;
  • Serviço de reabastecimento caso você fique sem combustível;
  • Conserto ou troca de pneus em qualquer lugar que você estiver (de acordo com a cobertura do contrato);
  • Táxi para os passageiros e para o motorista caso aconteça algum sinistro que impossibilite o funcionamento do automóvel;
  • Descontos em lojas parceiras da seguradora em produtos como: acessórios para o carro, reparos, cadeirinha infantil, etc,

Como você percebeu, as vantagens acabam se destacando mais que as desvantagens no mercado de seguros para automóveis. Umas das desvantagens pode ser o valor do prêmio cobrado pela seguradora, que pode ser mais alto do que o esperado ou a questão da determinação da culpa quando um sinistro acontece, processo que pode demorar bastante, especialmente se o envolvido não tiver o auxílio de um corretor de seguros para lidar com as burocracias do contrato.

Fazer seguro de automóvel não vale a pena?

Com certeza, não! Contratar um seguro para o seu automóvel vale muito a pena se você parar para pensar em todas as circunstâncias. Quando alguém faz a contratação de um seguro, na verdade ele está passando a responsabilidade das despesas de um sinistro para a seguradora, como os casos de furtos, acidentes, enchentes, etc. A seguradora vai cobrir a despesa totalmente ou parcialmente, dependendo do contrato realizado.

Isso é algo muito benéfico para evitar grandes impactos no seu bolso. A utilidade de um seguro no momento que um acidente acontece é inquestionável. Pare para imaginar os valores que você teria que arcar caso não possuísse nenhum tipo de cobertura, tendo que tirar todo o dinheiro do seu bolso de uma vez só para reparar os danos causados no seu automóvel e no de terceiros que tiverem sido afetados pelo sinistro.

Dessa forma, realizar um seguro auto vale sim a pena, especialmente para fugir das despesas extras que podem ser diminuídas ou completamente zeradas dependendo da cobertura que você contratar.

Fazer ou não fazer seguro de carro?

Mesmo que você costume deixar o seu carro estacionado em uma garagem ou estacionamento no seu trabalho a maior parte do tempo, o risco de sinistros nunca será zero. Dirigir com o seu carro, seja em cidades grandes ou pequenas, exige que você sempre esteja preparado para imprevistos e situações de emergência, algo que é oferecido apenas pelo seguro auto.

Os motoristas que possuem um seguro podem resolver seus imprevistos imediatamente e receber respostas e soluções de forma rápida, simples e sem ter que enfrentar burocracias, o que explica o motivo de ter que pagar a sua seguradora e como isso será proveitoso em algumas situações que você pode pensar que nunca irão acontecer, mas que vão te surpreender no cotidiano.

Se você ainda tiver dúvidas entre contratar ou não um seguro auto, confira estes benefícios:

  • Custo-benefício: teve que passar com o seu carro por uma rua que sofria com uma enchente? Não precisa se estressar, pois o seu plano de cobertura pode pagar a limpeza e conserto do seu carro.
  • Segurança: seu carro vai ficar protegido caso aconteça algum acidente, além de contar com coberturas adicionais (como proteção para vidros e faróis) conforme o contrato que você escolher.

Quais são as coisas mais importantes que devem ser contratadas no seguro?

Nós somos diferentes e possuímos necessidades diferentes. Dessa forma, quando for realizado o processo de cotação, em que o perfil do cliente será avaliado, a seguradora vai mostrar quais são os planos que mais se encaixam nas necessidades do motorista. Para tanto, algumas informações pessoais serão solicitadas, como:

  • Informações do motorista: sexo, idade, histórico de acidentes (que vão influenciar no preço final do contrato), tempo de experiência, cidade de residência, entre outras;
  • Informações do automóvel: modelo, marca, ano de fabricação, esses são dados muito importantes durante a definição do valor do seguro.
  • Informações referente a como o motorista utiliza seu automóvel: esse é um fator que pode influenciar bastante nos riscos da seguradora, por isso, também afeta o valor final do seguro. Existe uma diferença entre os carros que ficam estacionados na rua durante a noite para os que possuem uma garagem segura, por exemplo, isso iria diminuir os riscos de assalto.

Independente do seguro auto que você contratar, é importante que ele conte com essas coberturas:

  • Cobertura de casco: definitivamente essa é a cobertura mais importante, pois vai proteger o seu carro nas situações de acidentes ou incêndios acidentais, incluindo a lataria e a parte elétrica e mecânica do carro;
  • Cobertura de Responsabilidade Civil (RCF-V): ela é conhecida como um seguro para danos que forem causados a terceiros envolvidos em sinistros. A seguradora ficará responsável por indenizar os danos materiais e físicos provocados em terceiros.

Por fim, como você pode ter percebido, existem diversos fatores que são benéficos e vantajosos na contratação de um seguro auto, compensando as poucas desvantagens encontradas e o valor do prêmio. A melhor escolha de seguradora e plano vai depender apenas de você, sendo que você também pode escolher quais coberturas deseja adicionar na sua apólice. Caso você esteja muito indeciso, pode procurar ajuda de uma corretora de seguros.

Anúncios