Mais e mais brasileiros estão optando por abrir seu próprio negócio, e isso está acontecendo não apenas por dinheiro, mas também por outros benefícios, como: autonomia, escolha do horário de trabalho e trabalhar com o que eles mais gostam. O MEI é uma alternativa para essas pessoas, um incentivo para iniciar o empreendedorismo da melhor maneira possível e deixar a informalidade. Além da formalização, uma das principais vantagens é que empréstimo para MEI podem ser contratados a diferentes taxas de juros, ainda mais agora que o momento não está fácil para ninguém.
Veja também:
Como funciona o Santander SuperCrédito
Como funciona o consórcio de imóveis?
Como faço para encerrar uma conta no Sicredi?
Como pagar contas online? Passo a passo
Empréstimo para MEI:Empréstimo para MEI
O empréstimo para MEI tem suas vantagens, mas só pode ser concedido para investimentos ou para pagar as dívidas da sua empresa, não por motivos pessoais. Para configurá-lo, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) deve estar ativo.
Existem bancos que oferecem empréstimos específicos para todos os fins. Você pode solicitar para: comprar equipamentos, investir em melhorias, pagar dívidas corporativas ou por qualquer outro motivo. Portanto, antes do requisito, analise o cenário em que a empresa se encontra e elabore um plano.
É possível conceder um empréstimo para MEI se for negativo?
Sim, é possível! Existem empresas que oferecem opções seguras para empréstimos consignados. Se você possui um ativo significativo, pode usá-lo como garantia de pagamento. Se houver um padrão, o banco retém o ativo. Confira abaixo:
Empréstimos para funcionários públicos:
No empréstimo para funcionários negativos, o pagamento do empréstimo está diretamente vinculado à folha de pagamento.
Garantia do veículo:
Se o requerente tiver seu próprio veículo e o tiver pago, ele poderá usá-lo como garantia para seu empréstimo. No entanto, lembre-se de que o veículo não deve estar em nome de outra pessoa, possui restrições ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e não pode ser vendido até que as parcelas de crédito tenham expirado.
Refinanciamento imobiliário:
Se o requerente precisar de um valor mais alto do empréstimo, existe a opção de usar a garantia de refinanciamento imobiliário, o que significa usar sua propriedade e os bens desembolsados como garantia para seu empréstimo.
Onde posso solicitar meu empréstimo?
Veja quais instituições concedem empréstimos a microempreendedores individuais. No entanto, lembre-se de que as taxas e os valores concedidos variam de banco para banco.
Banco do Brasil:
Para obter esse empréstimo, você precisa visitar uma das agências do banco com os seguintes documentos:
- Certificado Individual de Proprietário para Pequenas Empresas (CCMEI) e / ou Certificado Simplificado de Diretoria Comercial;
- RG (carteira de identidade);
- CPF (cadastro de pessoas físicas);
- Comprovante de residência;
- CNPJ.
Caixa de poupança federal:
Os valores dos empréstimos oferecidos pela Caixa variam entre R $ 300 e R $ 15.000. Para se inscrever, você deve primeiro se registrar no Portal do Empreendedor e, após preencher o formulário de inscrição para microempreendedores individuais, aparecer em uma das agências bancárias com os seguintes documentos:
- Certificado Individual de Proprietário para Pequenas Empresas (CCMEI) e / ou Certificado Simplificado de Diretoria Comercial;
- RG (carteira de identidade);
- CPF (cadastro de pessoas físicas);
- Comprovante de residência.
BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social:
Para receber micro empréstimos, o solicitante deve ter vendas brutas de R $ 360.000 ou menos a cada ano. A taxa de juros é negociada entre o cliente e a operadora e não deve exceder 4% ao mês.
Você precisa dos seguintes documentos para fazer um pedido:
- RG (carteira de identidade);
- CPF (cadastro de pessoa física)
- CNPJ
- Comprovante de residência
Além desses documentos, o solicitante deve ter uma conta em um dos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, SICOOB ou Banco do Brasil.
Bradesco:
Para solicitar um empréstimo junto ao Bradesco, você deve primeiro preencher os detalhes do formulário Microcrédito Produtivo Orientado. Em seguida, vá ao escritório do Bradesco com os seguintes documentos:
- RG (carteira de identidade
- CPF (cadastro de pessoa física)
- Comprovante de residência do microempresário
- CNPJ
O empréstimo para MEI pode ajudá-lo a expandir seus negócios e aumentar sua lucratividade.