Anúncios

Falta de pagamento da dívida cartão de credito o que pode acontecer?

Anúncios

O Brasil assim como diversos países vêm enfrentando um momento difícil na economia. Se você está passando por um momento difícil, veja o que a falta de pagamento da dívida cartão de crédito o que pode acontecer. Em momentos assim é possível que você venha a receber a utilização do cartão de crédito como forma de pagamento de suas compras e acaba enfrentando dificuldades caso tenha vindo a perder o seu trabalho.

Saiba Mais:

Anúncios

O que é CVV do cartão de crédito?

Quais são os cartões Mastercard? Solicitar

Como conseguir Nubank com nome sujo? Solicite o seu!

Caso você esteja passando por uma situação financeira complicada e começou a se questionar o que acontece caso você não venha a efetuar o pagamento do seu cartão de crédito, fique de olho nas informações presentes neste artigo e veja o que pode acontecer. Aqui você vai encontrar informações muito relevantes sobre as principais consequências de não realizaram o pagamento da fatura do seu cartão de crédito e quais os passos para resolver o problema.

Não estamos podendo ou apenas não queremos pagar?

Anúncios

Certamente ansiedade pode acabar aparecendo em muitas pessoas quando observa a aproximação da data de pagamento referente a fatura do cartão de crédito. Quando você passa a ter o cartão de crédito de qualquer banco, e acaba realizando alguma compra, passa a assumir um compromisso com aquela instituição, ou seja, deve cumprir com suas obrigações referentes ao pagamento das aquisições que realizou. 

O que acontece, é que para algumas pessoas a palavra prometida não vale de muita coisa e o cartão de crédito acaba representando apenas dinheiro de forma livre. É importante que você avalie a possibilidade de se livrar de suas dívidas e o quão desconfortável pode ser sua vida com elas. Faça uma consideração do seu registro de crédito no mercado e reflita sobre sua responsabilidade como o pessoa que possui um cartão de crédito para honrar com suas dívidas, e permanecer com o nome limpo no mercado possibilitando com que você possa realizar novos créditos. 

É importante ressaltar que no futuro Pode ser que algum banco ou instituição financeira faça uma avaliação e consulta do seu histórico de crédito para fazer a liberação de algum produto ou serviço solicitado, ou até mesmo quando você estiver se candidatando ao novo emprego. 

Se realmente não existe a possibilidade de fazer a quitação da sua dívida, é importante que você reaja imediatamente e não deixe para depois, procure o banco que gerencia o cartão e faça uma renegociação.

A falta de pagamento da dívida cartão de crédito, o que pode acontecer?

Cada banco utiliza métodos próprios para a realização da cobrança da dívida referente ao cartão de crédito. Geralmente a chamada acontece antes mesmo do prazo de vencimento.  Essa ação ocorre para notificar ao cliente sobre o seu saldo atual bem como o valor mínimo a ser cobrado na data de vencimento.

A seguir separamos informações referentes ao que você pode esperar caso venha a não efetuar o pagamento da sua dívida do cartão de crédito:

Após o prazo de vencimento 

Depois desse tempo você deve receber uma chamada dentro do prazo de 24 horas depois do prazo final, para verificar o que pode ter acontecido quanto ao débito existente. Isso ocorre porque o banco presume que poderia ter acontecido um descuido ou até mesmo a não compensação do pagamento.

Depois de 72 horas 

Após passado esse tempo infelizmente você terá o bloqueio da autorização para novas compras e a taxa de juro passa a sofrer alterações, fazendo com que o valor da dívida aumente e as despesas de cobrança referentes a ela comecem a ser aplicadas.

Passados os 30 primeiros dias:

Depois de se passar trinta dias acontecerá a primeira manifestação do banco, com o envio de lembretes para que você realize o pagamento da dívida. Os representantes entraram em contato para saber quais as razões pelas quais você ainda não fez o pagamento. Você receber a proposta de efetuar o pagamento mínimo, porém ainda será relatado pelo banco o atraso de 1 a 30 dias. 

Passado os 60 primeiros dias:

Passados 60 dias a chamadas para pagamento se tornaram bem mais frequentes, e caso o pagamento ainda não venha ser efetuado o banco entrará em contato com as referências que você deixou cadastradas. A partir desse momento o banco já pode entrar em contato com escritório de cobrança e sua dívida passa a ser informada ao banco de crédito.

Passado os 90 primeiros dias:

Depois de 90 dias sim efetuar o pagamento da dívida do cartão de crédito, o banco passa a considerar a sua conta como uma dívida que pode gerar colapso. O escritório de cobrança contratado pelo banco passar a redobrar os esforços para entrar em contato com você e com todas as referências com chamadas cada vez mais frequentes, e passa a emitir um sinal vermelho.

Passado os 120 primeiros dias:

a partir desse momento o banco pode acabar vendendo portfólio para um escritório de cobrança, devido considerar que sua dívida é algo perdido. O novo credor por sua vez pode utilizar de métodos bem mais duros para realizar a cobrança da dívida.

Quais as consequências legais de não realizar o pagamento da dívida do cartão de crédito?

Elencamos aqui algumas das consequências de não realizaram pagamento da dívida do cartão de crédito.

Posso acabar sendo preso se não efetuar o pagamento do meu cartão de crédito? 

Felizmente não existe essa possibilidade. Esse fato ocorre devido às dívidas cíveis não darem precedentes para prisões. não importa a quantia que você deve nem para qual banco.

É possível embargo?

para que isso venha acontecer é necessário que o banco venha a processá-lo e vencê-lo no tribunal. 

A dívida pode ser debitado diretamente de uma das minhas contas bancárias? 

Caso você possua conta no banco que contraiu a dívida é provável que tenha vindo assinar um contrato no qual deve ter autorizado o banco a fazer o débito.

Mais consequências

Caso você pare de efetuar o pagamento das suas contas do cartão de crédito, vai acabar afetando o seu histórico de crédito, o que pode gerar situações desagradáveis no futuro.

Qual a solução para poder pagar minha dívida? 

Você pode estar recorrendo a empresas conhecidas como reparadora de crédito, que possuem como objetivo prestar assessoria a pessoas que estão com problemas com contas e desejam limpar o nome. 

Veja algumas dicas de como você pode estar quitando suas dívidas do cartão de crédito:

1-  Veja quanto é exatamente você está devendo

Depois de ficar informado quanto ao valor total da sua dívida procure entrar em contato com a emissora do seu cartão de crédito para solicitar o custo efetivo total. Isso é necessário para que você venha a saber qual é o valor total real do seu débito.

2- Verifique a sua situação financeira

Tendo consciência do tamanho da sua dívida chega o momento de você verificar Como anda a sua situação financeira e analisar quanto você pode estar economizando mensalmente para realizar a quitação do seu débito no cartão de crédito.

3- Reduza gastos 

Se as contas no final do mês não estão fechando e você não está conseguindo efetuar o pagamento da sua fatura do cartão de crédito, é necessário que você faça uma avaliação dos gastos e dispense tudo aquilo que não é realmente necessário.

4- Não faça novas compras parceladas

Esse é um dos pontos mais importantes para pessoas que acabaram contraindo dívidas no cartão de crédito. procure não realizar novas compras parceladas para que seja possível equilibrar as contas e ficar em dia com pagamento da fatura.

5- Veja se é possível fazer a troca da dívida por uma mais barata

Caso Você não acha a proposta de renegociação da dívida oferecida pela operadora de cartão de crédito como algo vantajoso avalia a possibilidade de estar contratando um empréstimo com um outro banco para fazer a quitação desta dívida.

Saiba Mais:

Como desbloquear o app do Banco do Brasil para fazer transferências

Como funciona o juros do Nubank? Descubra a verdade

Como receber dinheiro do exterior pela Caixa Econômica Federal

Anúncios