Anúncios

Tabela IGP-DI – O que é, como funciona, como calcular

Anúncios

Para você que está curioso em saber o que significa o IGP-DI ou até mesmo você que já sabe o que o IGP-DI significa, mas deseja retirar outras dúvidas como, verificar o índice e sua tabela ou deseja saber como calcular o IGP-DI, você poderá ver tudo isso em apenas um artigo. Esse artigo foi separado exclusivamente para você e acreditamos que você poderá esclarecer aqui, todas as suas dúvidas e ainda sairá daqui muito bem informado. Confira o artigo e entenda tudo sobre o IGP-DI. Você vai sair daqui tão bem informado, que poderá dar uma aula sobre esse assunto. Leia o artigo e veja sobre o que estamos falando.

Veja também:

Anúncios

Como se calcula o custo de oportunidade?

O que é Swing Trade

Principais Tipos de Investimentos

IGP-DI o que é?

O IGP-DI é o mesmo que Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, ele é um dos índices mais conhecidos e mais tradicionais no meio da economia do nosso país. O IGP-DI foi criado com o intuito de medir o comportamento e o reajusto de preços de produtos desde a sua matéria prima, até o produto final de toda a economia brasileira. Esse índice de inflação é medido mensalmente, e desde sempre, foi medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao início de sua criação, o IGP-DI era utilizado para medir a inflação na economia brasileira. Contudo, sua função teve mudança, e hoje o IGP-DI é responsável por medir o reajuste de preços nos contratos. Esse é composto por outros índices que o ajudam a realizar seus cálculos, são eles o IPA (Índice de Preços por Atacado, com peso de 60% e não é regionalizado, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que é medido somente no Rio de Janeiro e em São Paulo, com participação de 30% e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com peso de 10%, que é responsável por captar informações de 19 capitais do Brasil.

Como funciona o IGP-DI?

Anúncios

O IGP-DI ou Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, é o responsável pela medição do reajuste de preços no contrato de todos os produtos referentes à economia brasileira. O mesmo, possuía antes, a função de calcular a inflação referente a economia do nosso país. Porém com a mudança de função, agora ela realiza o reajuste em diversos tipos de áreas para ajudar a população, sendo então na área pública, em planos de saúde e muitos outros.

Índice IGP-DI

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, o IGP-DI, é responsável por reajustar os valores de diversos produtos e serviços do nosso país, como já falamos aqui. A função que o IGP-DI possuía de medir a inflação, hoje foi assumida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

IGP-DI FGV

A sigla IGP-DI significa dizer Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna e é tudo isso que já explicamos para você nos tópicos anteriores. Já a sigla FGV, significa dizer Fundação Getúlio Vargas, que é o responsável por medir o IGP-DI.

IGP-DI Acumulado

Veja como está o índice acumulado no ano de 2019:

IGP-DI acumulado

Tabela IGP-DI

Observe a tabela do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna e o quanto ele mudou em um ano (2019 – 2020):

Tabela IGP-DI

IGP-DI 2019

Em 2019, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), foi calculado da seguinte forma:

IGP-DI 2019

Como calcular o Igp-di?

O IGP-DI é calculado a cada 30 ou 31 dias, ou seja, mensalmente. Ele se dá a partir da medição de outros índices já apresentados no artigo, o IPA, IPC e o INCC. Todos eles são responsáveis por fazer a medição de preços de bens de consumo e de produção.

Qual a diferença entre o Igp-m Igp-di?

Se você ficou confuso porque já ouviu falar em IGP-M e o confundiu com o IGP-DI, nós vamos explicar cada um deles para você, tudo isso para que não haja mais confusões. Vamos lá. O IGP-M, significa dizer Índice Geral de Preços do Mercado. No entanto, esse índice foi criado na intenção de ser o responsável por calcular títulos maiores, referentes ao Tesouro Nacional e a Depósitos Bancários. No entanto, sua função não é mais essa especificamente, houve uma pequena mudança, e hoje, o IGP-M é responsável por corrigir contratos de aluguéis. Enquanto o IGP-DI, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, que antes era responsável pelas inflações, hoje é responsável por reajustar valores de contrato.

Veja também:

Como se calcula o custo de oportunidade?

Qual a função do mercado de capitais?

Informações e análises valiosas sobre IVVB11

Anúncios