Anúncios

Imposto de Renda: Como fica o Imposto de Renda para 2020?

Anúncios

O imposto de renda é um dos impostos mais importantes a serem pagos por pessoas físicas e jurídicas. No entanto, alguns contribuintes ainda estão lutando para entender seu objetivo. É por isso que iremos esclarecer esse assunto para você.

Veja também:

Anúncios

Como saber se tenho direito ao PIS

Empréstimos para MEI

Como funciona o Santander SuperCrédito

Como funciona o consórcio de imóveis?

Qual é o objetivo do imposto de renda?

Anúncios

Sempre que a população contribui para esse imposto, é deduzida uma percentagem da renda / lucro. Portanto, esse valor é entregue ao Governo Federal, que encerra o recurso.

Deve-se lembrar que todo o dinheiro arrecadado com impostos é usado para os seguintes serviços:

  • Administração de serviços públicos pelo governo federal, pelos estados e municípios federais;
  • Entre outras coisas, saúde, educação, programas de desenvolvimento social, infraestrutura de trabalho, cultura, esporte.

Também é importante entender que os contribuintes são responsáveis ​​pelos salários de todos os cargos públicos, incluindo prefeitos, governadores, parlamentares, prefeituras e outros nesta lista.

Vale lembrar que quem perde o prazo ou deixa de declarar tem de pagar multa que varia de R$ 165,74 a 20% do valor do imposto devido.

Procedimentos de cobrança do Imposto de renda:

Outro ponto interessante sobre esse imposto é que existem alguns tipos de pesquisas. Veja:

  • Imposto retido na fonte (IRRF): Antecipação de impostos coletando percentagens sobre salários, vendendo ativos e muito mais;
  • Imposto sobre lucro tributável anual e estimativa: Cálculo do imposto de renda das empresas. Nesse caso, o imposto é pago antecipadamente com base em porcentagens da receita bruta ou balanços mensais.
  • Imposto sobre lucro tributável trimestral: isso inclui balanços trimestrais que cobram o imposto devido;
  • Imposto sobre lucro assumido: calculado com base na receita lançada nas contas ou em um livro caixa expandido (incluindo serviços bancários).

Os freelancers precisam pagar o imposto de renda?

Não são apenas as pessoas que trabalham sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que precisam pagar imposto de renda. Os freelancers também devem fazer essa declaração, mas existem algumas diferenças. Descubra o que são:

  • Quem tiver um lucro tributável superior a R $ 28.123,91 no ano base deve declarar o imposto.
  • Empresários autônomos com renda isenta de impostos superior a R $ 40.000.

Mesmo nos casos em que esse imposto é isento, o trabalhador por conta própria não está completamente livre das ações das autoridades fiscais. Vale ressaltar que ele é submetido a uma verificação de cobrança para demonstrar que sua renda é compatível com a renda não especificada no documento.

Se você trabalha por conta própria, terá que pagar também esse imposto, pois isso é muito importante, pois pode ajudá-lo a financiar sua formação de renda.

Anúncios