Anúncios

Inteligência financeira: Como organizar sua vida financeira.

Anúncios

Cuidar da vida financeira não é fácil. Como não aprendemos isso desde da idade pequena e começamos um novo hábito depois de alguns anos, fica muito mais complicado, não é? Mais o que você ainda não sabe que você não está sozinho neste barco. Somente em nosso país o nível de endividamento, ou seja, quem tem problemas financeiros é muito alto. Apenas negativo, atinge mais de 60 milhões de pessoas.

Saiba Mais:

Anúncios

Controle financeiro pessoal

Guia Completo de como economizar dinheiro

Metas financeiras: Saiba como alcançar e estabelecer

Como funciona os juros de parcelamentos no cartão de crédito

Anúncios

Aqui neste artigo você encontrará dicas que você poderá usar todos os dias, sem ter dificuldades que normalmente encontramos no decorrer das nossas vidas. Ao desenvolver este artigo pensei em pessoas como você e eu, que lutamos para mudar nossos hábitos.

Hábitos esses que foram herdados na maioria das vezes. Em outras palavras, essa cultura vem de nossos pais, sem olhar adequadamente para o nosso dinheiro, sem  pensando no futuro e economizando.

Inteligência financeira não é difícil de praticar:

Se aprendermos a lidar com dinheiro, nossa vida e muitas coisas melhorarão! Dizem que dinheiro não traz sorte, o que é parcialmente verdade. Bem, pagar as contas em dia e ainda ter bons momentos é bom para nossas vidas, você concorda comigo?

E há dicas muito simples de que, com o exercício, é claro, os novos hábitos continuam. Pode não ser tão rápido no começo, porque você precisa adquirir disciplina. Mas, como tudo o que fazemos muito, torna-se normalmente, você verá!

A inteligência financeira está nas pequenas coisas que fazemos com nosso dinheiro e em tudo que diz respeito a finanças pessoais. Aqui você vai aprender como pratica os bons hábitos.

Hoje é a hora de você olhar diretamente para o seu dinheiro. Aprender que é importante ter uma vida financeira balanceada.

Como praticar a  inteligência financeira:

Como você viu, a inteligência financeira é fazer um raio-x da sua situação econômica. Também se trata de equilibrar receitas e despesas e para onde vai o seu dinheiro.

Dica 1 – Comece a registrar suas despesas:

Diga-me, anote suas despesas, tudo o que você compra, incluindo seu cartão de crédito? Por que você acha que existe um sistema em uma loja ou supermercado que assume esse papel e a caixa registradora fecha no final do dia? Pela simples razão: nada pode ficar fora de controle.

E na sua vida deve ser assim. Como você quer saber onde gasta muito ou pode cortar seu orçamento se não sabe para onde está indo seu dinheiro?

Tenha um lugar apenas para isso. Uma mesa simples no computador ou mesmo em um notebook. Tudo o que você compra, anote.

Portanto, é possível calcular suas despesas no final do mês. Melhor ainda, você sabe onde deixou seu dinheiro. É muito mais fácil fazer os cortes necessários, não é? Somente quando olhamos para os números é que temos uma ideia do “problema”.

Dica 2 – crie um orçamento pessoal:

Você pode pensar no orçamento como uma meta. Criar um orçamento não é nada complicado. É muito mais fácil dividir por porcentagem. E isso é difícil?

Existem várias maneiras de fazer isso, e isso depende da sua vida financeira. Uma maneira fácil que eu particularmente gosto é que Regra 50-15-35,

Isso significa que você separa seu orçamento em:

  • 50% para despesas fixas (o que você gasta todo mês)
  • 15% para prioridades financeiras (quitar dívidas)
  • 35% para estilo de vida (hobbies ou investimentos)

O bom de elaborar um orçamento financeiro, no entanto, é que você pode projetá-lo da maneira que mais lhe convier. Se você precisar de mais dinheiro para dívidas, deixe menos para seu estilo de vida. Ou se você acha que precisa de mais por custos fixos, equilibre os outros pontos e assim por diante.

Dica 3 – Aguarde um pouco mais para gastá-lo:

Você tem o desejo de trocar de carro ou telefone celular? Essas coisas podem esperar um pouco? Geralmente sim! E o grande erro que as pessoas cometem é realizar um sonho sem pensar na vida após a morte.

Parece que as taxas são muito pequenas ou que o orçamento é apertado, mas se você tirar um ou outro do orçamento, ele funcionará.

Enquanto isso, seu objetivo é economizar e economizar mensalmente. Se você consegue administrar bem seu dinheiro com inteligência financeira e uma boa reserva, é hora de pensar em trocar seu carro, celular, casa ou realizar outros sonhos.

Dica 4 – Ganhar mais não significa resolver problemas:

Isso pode parecer estranho para você! Mas pense: como alguém que não se importa com seu dinheiro gerencia uma quantidade ainda maior de dinheiro?

Se o seu dinheiro não for tratado como deveria, ou se você gastar mais do que ganhou, só ganhará mais. Antes de aumentar sua renda, você precisa saber como lidar com o que possui.

“Juro que, assim que eles aumentam meu salário ou ganham mais, cuido do dinheiro e da educação financeira”. Sim, esse é outro erro comum que as pessoas cometem.

A hora de você aprender a lidar com finanças é agora! Quando o dinheiro extra chegar, você poderá investir em outros sonhos e até ganhar o dinheiro extra. Muito show, não é?

Anúncios