Pagar impostos é tão comum em nossas vidas diárias que muitas vezes nem sabemos exatamente o que estamos pagando. O IOF Imposto sobre operações financeiras não é diferente, e o que pode ser mais confuso é que esse imposto tem um valor diferente para cada transação realizada.
Veja também:
Como funciona o consórcio de imóveis?
Como funciona a conta digital C6 Bank
Ouvidoria da Caixa Econômica Federal
Cartão de crédito Blubank: Como funciona?
O IOF Imposto sobre Operações Financeiras, foi previsto na constituição federal de 1988, mas só foi implementado pelo então Presidente Itamar Franco em 1994. E não foi criado para coletar valor, mas para controlar o mercado financeiro, como muitas vezes acontecia que as pessoas faziam investimentos em apenas 1 ou 2 dias e depois recuavam o valor.
A única maneira de alterar ou cancelar o IOF Imposto sobre operações financeiras é por decreto do Chefe do Executivo, Presidente da República.
Serviços sujeitos ao IOF Imposto sobre operações financeiras:
Os principais serviços que o IOF pode influenciar em transações individuais são:
- Investimentos: esse tipo de serviço tem uma taxa variável em ordem decrescente de 96% a 0, dependendo do dia que você deseja retirar. As retiradas após 30 dias a partir da data original do aplicativo não geram IOF.
- Compras com cartão internacional: tanto para compras no exterior quanto para compras realizadas no Brasil, mas em sites estrangeiros, o valor do IOF por transação com cartões de crédito e pré-pagos é de 6,38 por cada compra realizada.
- Câmbio: A compra e venda de moedas estrangeiras está sujeita à aplicação de 1,1% IOF;
- Cheque especial e cartão de crédito com juros rotativo: existe uma taxa fixa de 0,38% para ambos os tipos e uma taxa adicional de 0,0082% por dia até que a dívida seja liquidada.
- Empréstimos e financiamentos: À exceção do financiamento imobiliário, essa modalidade possui uma taxa de 0,38%, que já está incluída nas parcelas, mais 0,0082% ao dia, que também já é calculada nas parcelas.
- Seguro: com valor variável para cada modalidade, por exemplo: seguro de vida, o valor do IOF calculado é de 0,38%, enquanto no seguro de automóvel é de 7,38%.
É importante saber como calcular o IOF Imposto sobre operações financeiras:
Você pode imaginar voltar de uma viagem e se deparar com uma grande surpresa com a fatura do seu cartão de crédito? Para evitar esse tipo de situação, é sempre bom saber quanto você pagará do IOF Imposto sobre operações financeiras.
É importante dizer que isso pode mudar ao longo do ano. Portanto, é bom ficar de olho se você pode evitar de usar alguns dos serviços que podem ser aplicados a esse imposto.