Anúncios

Leilão de carro apreendido em 2020 – Quem pode participar?

Anúncios

Um carro pode ser leiloado por diversos motivos mas o que todos têm em comum é a redução do preço que é bastante atrativa para os compradores mas também é proporcional ao risco que eles correm de adquirir um bem avariado. Neste artigo temos como foco o leilão de carro apreendido e aqui você vai conhecer o que é um leilão de carros apreendidos,  como ele funciona, quem pode participar e alguns bancos que oferecem leilão de carros apreendidos.

Veja também:

Anúncios

6 melhores financiamentos de veículos e suas taxas

Como participar de leilão da Polícia Rodoviária Federal?

Comprar moto em leilão: Como funciona?

O que é um leilão de carro apreendido?

Um leilão de carros pode acontecer por diversos tipos de ocorrências como carros avariados em batidas que são leiloados pelas seguradoras, carros que eram parte de um financiamento e os donos não conseguiram cumprir com as obrigações dele, carros apreendidos por conta de infrações de trânsito ou até participações em crimes. Leilão de carro apreendido acaba correspondendo a esse tipo de leilão em que o carro ou tinha diversas multas de trânsito ou foi pego cometendo uma infração de trânsito gravíssima  ou ainda carros que estão há muito tempo na rua sendo focos de doenças etc. Normalmente não existe uma modalidade exclusiva de leilão de carros apreendidos, com os carros apreendido sendo leiloados conjuntamente com vários outros tipos de carro.

Como funciona o leilão de carros apreendidos?

Anúncios

Um leilão de carros apreendidos podem ocorrer por órgãos como Detran, polícia rodoviária Federal, receita Federal etc. Normalmente leiloeiros registrados na junta comercial não leiloam esse tipo de carro e ele funciona como todos os leilões em que você deve dar um lance para arrematar o carro e pagar o valor totalmente à vista. Para participar de um, basta preencher um rápido cadastro e atualmente com a pandemia eles estão ocorrendo majoritariamente de maneira online, ou seja, você não pode fazer visitas prévias para ver o estado do veículo que você deseja arrematar em um leilão de carros apreendidos.

Leilão de carros apreendidos pelo Banco

Essa modalidade é a modalidade mais segura de leilão de carros apreendidos já que normalmente são carros recuperados de pessoas que desejaram financiar um carro novo e não puderam cumprir com as prestações por algum motivo. Essa é a maneira com menos risco de ter um carro com avarias e em bom estado, sem precisar de custos adicionais de conserto por exemplo e por isso estes possuem os maiores lances em um leilão de carros apreendidos. 

Quem pode participar do leilão de carros?

Não há muitas regras sobre quem pode participar de um leilão de carros apreendidos. É necessário que você faça um cadastro inicial no órgão ou através dos sites em que você deseja participar de um leilão de carros apreendidos com alguns documentos bem básicos como comprovante de residência e documento de identificação atualizados. Para participar de um leilão de carros apreendidos basta ter mais de 18 anos, preencher as informações solicitadas e possuir o valor do lance para pagar à vista e um talão de cheques ou maneiras de transferir/depositar o valor equivalente a 30% do lance na hora do arremate. Aqui ressaltamos a importância de apenas dar um lance se você possuir o dinheiro e tiver lido todas as condições de taxas do edital, porque não se pode desistir do lance e é preciso pagar o veículo adquirido num leilão de carro apreendido totalmente a vista.

Leilão Santander carros

O Santander possui uma página destinada ao seu leilão de veículos apreendidos e você pode consultar os estados em que o leilão oficial é realizado e também consultar quem são os leiloeiros homologados pelo banco Santander. O leilão de carros apreendidos Santander pode ser realizado de maneira online através do site dos leiloeiros homologados ou presencialmente de acordo com a disponibilidade de cada estado, ocorrendo nos estados do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo e a página conta até com uma cartilha explicativa sobre como os leilões funcionam.

Leilão de carros apreendidos pelo banco Itaú

O banco Itaú acaba sendo bem diferente do Banco Santander nesse sentido. Ele não possui uma página específica para leilão de carros apreendidos e acaba distribuindo seus veículos por outros sites de leiloeiros homologados. A maioria desses sites de leiloeiros homologados possuem uma página específica apenas para o leilão de carros apreendidos especificamente pelo Banco Itaú, então se você realmente desejar esse filtro esta pode ser uma boa opção de investir em um leilão de carros apreendidos online e escolher a sua região para dar um lance.

Leilão de carros apreendidos pela PRF

O leilão de carros apreendidos pela PRF não costuma acontecer várias vezes ao ano tendo no máximo uma ocorrência de uma a três vezes, já que é um processo bastante burocrático devido os carros serem apreendidos em infrações em vias federais. O leilão de carros apreendidos pela PRF também podem ser presenciais ou online e por isso é preciso ficar atento ao site oficial que disponibiliza o edital bem como modalidades, condições, estado do carro, motivo da apreensão etc.

Leilão de carros apreendidos pelo banco Bradesco MG

O banco banco Bradesco MG se iguala ao banco Itaú nesse sentido, ele não possui uma página específica para leilão de carros apreendidos e acaba distribuindo seus veículos por outros sites de leiloeiros homologados. A maioria desses sites de leiloeiros homologados possuem uma página específica apenas para o leilão de carros apreendidos especificamente pelo  banco Bradesco MG, então se você realmente desejar esse filtro, esta pode ser uma boa opção de investir em um leilão de carros apreendidos online.

Veja também:

Leilão de carro apreendido em 2020

Leilão de imóvel Caixa Econômica

Como funciona um leilão de imóveis?

Anúncios