Anúncios

Mercado de Capitais – Qual a função do mercado de capitais?

Anúncios

Se você atua no ramo das finanças e no meio da Bolsa de Valores recentemente, ou até mesmo ainda não entrou e está estudando para saber um pouco mais como funciona e deseja se aprofundar um pouco mais sobre o mercado de capitais, neste artigo você poderá esclarecer as suas dúvidas sobre esse assunto, podendo assim descobrir o que é possível investir no mercados de capitais. Somente aqui, você poderá obter todas as informações que você necessita saber sobre o mercado de capitais e ainda ficar por dentro do mercado atual. Confira o artigo e saiba mais sobre o mercado de capitais, sua funcionalidade, tipos de mercado de capitais e muitos outros pontos, todos muito importantes para expandir o seu conhecimento na área de investimentos.

Veja também:

Anúncios

O que é a letra de câmbio?

Informações e análises valiosas sobre IVVB11

Funds Explorer e Informações sobre FIIS

O que é mercado de capitais?

O mercado de capitais de forma bem simples, é o sistema pelo qual são distribuídos os valores mobiliários, onde muitas pessoas que estão precisando, poderão ter acesso ou contato e contratar aquilo que está precisando. Ele funciona praticamente como meio que liga quem está precisando de recursos financeiras para dar início ou continuidade a algum projeto, por exemplo, e quem está desejando investir, é como se fosse uma ligação entre eles. Ou seja, de forma bem direto e resumida, o mercado de capitais é nada mais nada menos, que a negociação de ações e é por meio da bolsa de valores, corretoras de valores ou instituições financeiras autorizadas que você poderá obter os recursos que precisa e poderá negociar no nele.

Como funciona o mercado de capitais?

Anúncios

O mercado de capitais funciona exatamente da forma pela qual já falamos anteriormente. Ele é um meio pelo qual as pessoas negociam ações e é o que liga quem precisa de um investimento e quem deseja investir. Basicamente, o mercado financeiro incentiva as pessoas a investirem para que possam obter retornos consideráveis e também, no caso de empresas, poderem assim obter recursos para o crescimento e desenvolvimento da mesma.

Qual a função do mercado de capitais?

Com também já foi citado, o mercado de capitais possui como principal função, distribuir valores mobiliários. De forma mais explícita e direta, o mercado de capitais possui como principal função, distribuir títulos emitidos pelas empresas. É essa distribuição de títulos, ativos ou valores mobiliários que será chamada a atenção daquelas pessoas que estão necessitando de investimento e a partir daí é que se começam as negociações.

Quem controla o mercado de capitais?

Quem possui toda a responsabilidade de controlar, monitorar, supervisionar, vigiar ou qualquer outra palavra do mesmo sentido a qual você deseja chamar, é o CVM, que significa Comissão de Valores Mobiliários. Essa comissão, a CVM, é o órgão nomeado para fazer a fiscalização de todo o mercado financeiro, funcionando como uma polícia ou um detetive, para que não haja desvio, engano ou qualquer tipo de desfalque ou estelionato.

Estrutura do Mercado de Capitais

O mercado de capitais possui sua estrutura, sendo formado assim pela bolsa de valores, a corretora de valores e pelas instituições financeiras que possuem autorização para funcionar como demanda a lei.

Tipos de Mercado

Dentro do mercado de capitais, está o mercado primário e o mercado secundário. Você poderá entendê-los melhor a seguir, veja:

Mercado Primário

Para que você entenda como funciona o mercado primário, nós te daremos alguns exemplos para te ajudar a compreender com mais facilidade.

Se você é dono de uma empresa e precisa urgentemente de recursos para ajudar no desenvolvimento de suas atividades empresariais, você pode optar pela IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial), para que as ações de sua empresa sejam oferecidas aos investidores, sendo assim lançadas na Bolsa de Valores.

É exatamente dessa forma que se encaminha para o mercado primário.

Mercado Secundário

Já no mercado secundário, acontecem as compras e vendas de ações via Home Broker. O Home Broker significa a compra e venda de ações entre investidores, para que possa assim, recuperar o seu capital. Se você prestou bem atenção no que te explicamos, o mercado secundário já não funciona mais como o primário, onde a compra e venda de ações é feita por empresas à investidores, mas sim entre investidor e investidor.

Qual o órgão responsável por fiscalizar o mercado de capitais?

O órgão responsável por fiscalizar o mercado de capitais, assim como já comentamos, é a CVM, a Comissão de Valores Mobiliários. Para que não haja fraudes no meio do mercado de capitais.

Sobre a Bolsa de Valores no mercado de capitais

A Bolsa de Valores é o meio responsável por lançar a venda e o interesse de compra de ações, por meio do pregão eletrônico. É através dela que você poderá fazer negociações e poderá investir em empresas grandes, nacionais e internacionais, de acordo com a sua preferência. Além de você poder contar com toda a segurança que a Bolsa de Valores oferece, você ainda pode contar com a CVM, que conta com uma mais ampla visibilidade de tudo que acontece, evitando fraudes e desvios.

Como investir no mercado de capitais?

Para que você possa investir nesse mercado, você deverá ter noção sobre esse ramo ao qual você deseja entrar, se você já estudou e entende bem onde está entrando, o primeiro passo é criar uma conta em uma corretora de valores de sua preferência e em seguida, transferir dinheiro para ela. Depois disso, basta que você escolha a empresa na qual deseja investir e começar a render seu dinheiro. Essa é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro, mas você deve saber quais estratégias utilizar para não sair perdendo nunca, nem em tempos de crise e nem em tempos de abundância.

Veja também:

Informações valiosas sobre as ações TAEE11

OZ1D cotação, gráficos, opções de ouro e vantagens

Faça Já! Empréstimo e capital de Giro Credproduzir

Anúncios

Deixe um comentário