Anúncios

O cartão de crédito Nubank permite o pagamento de boletos? Confira

Anúncios

Os cartões de crédito são amplamente usados como ferramenta de pagamentos no Brasil e funcionam como se fossem um empréstimo mensal feito pelo banco emissor. Essa opção de pagamento é muito útil para quem precisa de dinheiro rápido.

Veja também:

Anúncios

10 melhores cartões de crédito mais fáceis de aprovar

Cartão de Crédito Oi Mastercard Gold

8 Melhores cartões que aprovam com score baixo

Além do capital acessível e rápido fornecido pelo cartão de crédito, ele também oferece outras apropriações interessantes. Uma delas é a possibilidade de pagar boletos usando o cartão. Essa função acaba sendo um salva vidas para quem está em uma situação de emergência e precisa quitar algum valor imediatamente.

Anúncios

Todavia, todo tipo de serviço financeiro possui seus prós e contras e isso também se aplica ao pagamento de boleto com cartão de crédito, que também possui suas desvantagens.

No texto abaixo, você vai descobrir mais sobre essa alternativa de pagamento, como funciona, algumas dicas se você optar por ela e se é possível pagar um boleto usando o cartão de crédito Nubank. Segue o fio:

É realmente possível pagar boletos com cartão de crédito?

Sem sombra de dúvidas. Várias instituições financeiras permitem que seus clientes usem os seus cartões de crédito como opção de pagamento. Entretanto, vale ressaltar que cada banco possui suas regras e políticas internas que devem ser obedecidas.

Quais as vantagens de pagar boleto com cartão de crédito?

As vantagens são inúmeras, no entanto, o tanto que elas são vantajosas depende diretamente do perfil financeiro que cada cliente está passando naquele momento, além das metas que cada usuário pretende cumprir. Confira a seguir algumas vantagens dessa opção de pagamento de boletos:

Mais tempo para pagar

O tempo adicional que os clientes dessa opção ganham pode acabar sendo um benefício muito útil, principalmente para vendedores, autônomos e outros tipos de trabalhadores trabalhadores informais. É importante frisar que, como o processo é semelhante a um empréstimo, o cliente deve quitar sua dívida com a instituição financeira mais tarde, pagando sua fatura.

Despesas em um lugar só

A centralização dos gastos com dívidas e contas em um só lugar permite um controle financeiro muito mais eficiente e descomplicado. O cliente não vai precisar mais ter que dar atenção a vários tipos de boletos diferentes, unificando eles em apenas uma fatura que deve ser paga em um dia específico do mês.

Pode ser feito digitalmente

Outro ponto muito relevante para o cotidiano do cliente é a comodidade que ele vai poder ter, já que o pagamento da fatura pode ser feito digitalmente, geralmente pelos aplicativos de bancos ou tudo pode ser resolvido com apenas uma viagem ao banco ou casa lotérica.

Além disso, o usuário não precisa mais carregar dinheiro em espécie em seu bolso para pagar seus boletos, gerando mais segurança e conforto quando você for pagar sua fatura.

Recompensas

Alguns tipos de cartões de crédito ainda oferecem aos seus clientes recompensas e prêmios pelo uso no pagamento de boletos. É interessante o cliente entre em contato com o banco para saber todas as condições e como conquistar esses benefícios, caso a opção esteja disponível

O cartão de crédito é uma ferramenta que exige cautela na hora do seu uso, mas se administrado com responsabilidade pode sim ser de muita utilidade para seus usuários no dia a dia.

Quais são as desvantagens de pagar boleto com cartão de crédito?

Assim como todo tipo de serviço, o pagamento de boleto com cartão de crédito também possui suas desvantagens que devem ser levadas em consideração da mesma forma que as vantagens. No momento de decidir se vai usar essa opção atente-se a alguns pontos que valos mostrar a seguir:

Implicações no limite do cartão

Assim como qualquer compra com o cartão de crédito, o pagamento de boletos também se soma no seu limite e na sua fatura no fim do mês. Dessa  forma, o cliente que optar por essa opção deve estar sempre atento ao seu limite caso queira deixá-lo livre para outros tipos de compras, lembrando do custo do boleto na fatura.

Taxa de juros, penalidades e impostos

As taxas de juros e multas sofrem variação de acordo com a instituição financeira em que o cartão foi solicitado. No entanto, normalmente, estas são cobradas com o cliente atrasa o pagamento de sua fatura ou não a paga por completo.

Além dos juros rotativos, também são cobrados outros tipos de taxas, como o IOF, Imposto sobre Operações Financeiras.

O percentual de imposto sobre operações de crédito no ano é de 3%, sendo 0,0082% cobrados diariamente, de acordo com o decreto presidencial nº 8.392, o que pode mudar e exige atenção no caso de transações internacionais.

Nem todas as contas podem ser pagas

Como você já sabe, as regras e políticas internas variam de banco para banco e isso é algo que o cliente precisa estar ciente, pois algumas instituições financeiras não permitem o pagamento de todos os tipos de contas com o cartão de crédito. Algumas permitem apenas o pagamento de boletos específicos como os de água e luz, telefone, gás, outros impostos e taxa de condomínio.

Portanto, os usuários de cartão de crédito precisam pensar nas desvantagens antes de tomar a decisão final. Além disso, é crucial que os clientes possuam o dinheiro para o pagamento da fatura no fim do mês, caso contrário eles podem acabar caindo num buraco sem fim do crédito rotativo.

Afinal, é possível pagar boleto usando o cartão de crédito Nubank?

Infelizmente, não. A empresa Nubank não permite o pagamento de boletos através do seu cartão de crédito. Por outro lado, o cliente pode fazer o pagamento de boletos e ter acesso a outros serviços da roxinha pela NuConta.

A conta é digital e não cobra tarifas de manutenção, disponibilizando aos seus usuários a possibilidade de pagar contas e fazer transferências com custo zero.

No entanto, outras instituições financeiras oferecem o pagamento de boletos com cartão de crédito. Para saber se esse pagamento está disponível no seu banco, o cliente deve procurar pela opção nas seções de “Pagamentos” no internet banking e aplicativo,  entrando em contato com a financeira pelos telefones, entre outros.

Também é possível descobrir essa informação fazendo uma pesquisa pelo site da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.

Vale ressaltar que os clientes, antes de escolher essa opção de pagamento, estejam cientes que alguns bancos cobram taxas pela realização do pagamento. Assim, é importante fazer uma consulta com o banco antes de tudo.

Na maioria dos casos, o pagamento pode ser feito pelo internet banking (usando uma conxão segura), pelo aplicativo (autorizando o seu dispositivo para uso do banco) ou até mesmo entrando em contato com a Central de Atendimento do seu banco. Os procedimentos são simples, no geral.

Com o que devo me preocupar quando for pagar boleto com cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil no cotidiano, no entanto, se não for usado com cautela pode acabar piorando a situação financeira do cliente, com taxa de juros e penalidades.

Dessa forma, o cliente sempre precisa conhecer as taxas cobradas pelo seu banco, acompanhar o limite e possuir o capital disponível no fim do mês para pagar a fatura. O crédito rotativo ainda deixa muitas pessoas confusas e deve ser evitado a todo custo.

Como funciona o crédito rotativo

O crédito rotativo é aplicado com o cliente não faz o pagamento completo de sua fatura no mês. Por isso, a parte da parcela que ele não conseguiu pagar é acumulada para a fatura do mês seguinte com uma taxa de juros aplicada como multa. O cliente também deve procurar se informar sobre essa funcionalidade no seu banco, uma vez que as condições, regras e taxas podem mudar de acordo com a instituição financeira.

Qual o valor mínimo que deve ser pago da fatura

Para não acabar negativado, o cliente deve pagar, normalmente, pelo menos 15% do valor total de sua fatura do cartão de crédito. 

O valor de pagamento mínimo não vai ser aplicado no mês seguinte e cada banco fica responsável por negociar prazos e juros e tentar oferecer alguma linha de crédito para que a dívida seja parcelada. A taxa de juros pode ficar entre 1,99% e 9,99% por mês.

Essa condição não permite que o cliente acabe usando abusadamente o crédito rotativo. Por outro lado, o cliente pode pagar sua dívida com juros menores do que os que seriam pagos no pagamento mínimo em meses seguidos. Lembrando que o cliente também pode quitar toda sua dívida sempre que puder.

Gestão financeira

Depois desses esclarecimentos, fica claro que o cliente precisa possuir uma gestão e saúde financeira muito boa antes de escolher pagar contas com o cartão de crédito, estando sempre ciente dos valores que serão cobrados na fatura daquele mês.

Assim como as faturas, novos boletos também podem aparecer no mês seguinte, o que exige cuidado por parte do cliente, que pode acabar perdido em suas contas. O planejamento é a chave da eficácia dessa modalidade de pagamento. O cliente deve analisar qual cartão de crédito vai ser o mais benéfico para pagar contas e se as coisas apertarem demais, ter em mente que o pagamento do valor mínimo e o crédito rotativo é melhor do que não pagar nada.

Outras opções no mercado

Existem outras opções de aplicativos que aceitam essa modalidade, como uma das mais famosas, o Mercado Pago, além do Recarga Pay, PicPay, a carteira digital do Itaú, a Iti e o aplicativo da Ame Digital. Faça comparações entre as várias opções para encontrar aquela que mais favorece o seu perfil financeiro. Todos os aplicativos estão disponíveis para iOS e Android.

Vale a pena?

Os cartões de crédito são usados por milhões de brasileiros, facilitando suas vidas e tornando tudo mais prático no dia a dia. Apesar dos ricos, ela não é uma opção que deve ser desconsiderada. Depois desse artigo, você já sabe como deve ter cautela e o que fazer em situações extremas.

O cliente precisa conhecer a sua renda, seu limite de gastos e como está sua saúde financeira, para que não acabe fazendo escolhas das quais se arrependa.

Anúncios