Anúncios

O que é CDI – Como Calcular o CDI

Anúncios

É muito comum que se o termo CDI seja bem visto e comentado quando o assunto é investimentos. Se você é novo no mundo dos investimentos ou ainda está apenas pesquisando e pensando em entrar nesse ramo, você deve estar bem confuso em relação a esses diversos termos que surgem e deve se perguntar muito sobre “O que é CDI?” ou “O que é CDB?” por exemplo. Para que não haja confusão e ara que você entenda bem como funcionam e o que significam cada um desses termos, hoje nós separamos para você um artigo que fala especificamente sobre o que é CDI, como ele funciona e diversas outras informações importantes sobre esse tipo de investimento.

Veja também:

Anúncios

Tabela IGP-DI – O que é

Como funciona e qual é o objetivo da RDC?

Como se calcula o custo de oportunidade?

Além disso, mostraremos para você algumas dicas sobre formas de investir para obter um maior sucesso e obter mais lucros, ganhando mais dinheiro do que você imagina. Por se tratar de um assunto muito abrangente complexo, nós falaremos de forma sucinta, porém de uma maneira na qual você possa compreender aquilo que estamos tentando repassar para você. Se ficou curioso para conhecer o que é CDI e suas vantagens, além de muito mais, é só continuar lendo o artigo e tirando todas as suas dúvidas sobre tal assunto.

O que é CDI?

Anúncios

A primeira e principal pergunta que você deve estar se fazendo é “o que é CDI?”. Na verdade, você deve estar querendo saber o que essa sigla e esse termo significam não é mesmo? Então se você quer mesmo saber, nós iremos te explicar tudinho agora mesmo. A sigla ou termo CDI, significa dizer Certificado de Depósito Interbancário. Para sermos mais específicos, o termo “Interbancário” que compõem a legenda do CDI é um título criado para especificar o empréstimo de dinheiro entre bancos. O prazo desse tipo de empréstimo é muito curto pelo fato de o Banco Central instituir que os bancos devem fechar o dia com um saldo positivo, superando o número de saques em depósitos realizados. Ou seja, quando um determinado banco X, não possui um saldo positivo, ou seja, houveram mais saques do que depósitos feitos, esse banco X vai recorrer a um banco Y e solicitar um empréstimo em forma de CDI, em curtíssimo prazo, apenas para fechar o seu dia com um saldo positivo. E é exatamente para isso que o CDI serve, para que os bancos tenham assim sempre um saldo positivo e possa realizar empréstimos entre si quando precisarem.

Como funciona o CDI?

Como já explicamos bem anteriormente, o CDI ou Certificado de Depósito Interbancário é um meio ao qual permite que os bancos façam empréstimos entre si. E você deve estar se perguntando, “mas para que bancos fariam empréstimos entre si?”. Sim, esse é um questionamento bastante importante e nós explicaremos isso para você. O Banco Central, instituiu que ao fim do dia, os bancos deverão ter saldos positivos, ou seja, não devem ter realizado mais saques do que depósitos. Quando isso acontece, e houverem mais saques do que depósitos, o banco precisa tapar esse buraco para assim, ficar com o seu saldo positivo, e recorrem a outros bancos para solicitar empréstimos e então, ficarem com seus saldos positivos. Então, a dúvida sobre o que é CDI deu para ser esclarecida ou ainda faltou algo?

Quanto é CDI hoje?

Observe a tabela a seguir e veja a variação do CDI no ano passado (2019):

Hoje, esta taxa de DI, que é a taxa que calcula o CDI está em 4,90 %. Porém 100 % do CDI equivale a 0,37 %.

Para que Serve o CDI?

Para ajudar os bancos a fazerem empréstimos entre si e assim, ficarem com seus saldos positivos no fim do dia para prestarem conta com o Banco Central.

Quanto é 100 do CDI?

Para você que deseja saber quanto é 100 % do CDI, nós falaremos agora. 100 % do CDI é equivalente a 0, 37%.

Como Calcular o CDI

Para você calcule a média do seu CDI mensal, basta que você retire a média de todos os CDIs diários, some e os divida pelo número de dias, por exemplo, 30 dias ou 31 dias (1 mês). Da mesma forma é feita para ser calculado o CDI anual. Você deve tirar a média de todos os CDIS mensais, somá-los e dividi-los pelo número de meses do ano, nesse caso, divida-os por 12 meses. E pronto, viu como é simples?

Taxa DI

Taxa DI é apenas um nome enfeitado, mas significa dizer que são as médias calculadas anualmente, mensalmente ou diariamente. Essa é uma das taxas as quais está bem próxima da porcentagem da taxa Selic, porém a taxa DI está valendo 4,9 % hoje em dia, no ano de 2020.

É Possível Investir no CDI?

Não é possível investir no CDI, isso porque como já te explicamos, o CDI é um título que serve como oferecimento de empréstimos a serem feitos entre bancos.

O que é rendimento CDI?

O rendimento do CDI é o que os bancos que emprestam dinheiro podem receber, de acordo com as taxas DI e outras cobradas por tal empréstimo.

Quanto rende o CDI Nubank?

O Nubank oferece um rendimento 100 %. Por mês, é possível que a poupança Nuconta renda até 0,25 %, sendo uma ótima possibilidade de render seu dinheiro.

Qual rende mais CDI ou poupança?

O CDI é considerado como o mais rentável, pois sua taxa DI é mais vantajosa que a taxa Selic, a qual a poupança segue.

O que significa 80% do CDI?

Isto significa que você está saindo um pouco prejudicado no CDI, recebendo 20 % a menos do seu CDI.

Veja também:

Como se calcula o custo de oportunidade?

Qual a função do mercado de capitais?

Informações e análises valiosas sobre IVVB11

Anúncios