Anúncios

O que é CVV do cartão de crédito? Identifique o seu e a importância

Anúncios

Entenda o que é cvv do cartão de crédito, e veja qual a sua importância para quem possui cartão de crédito. Certamente ao fazer a realização de alguma aquisição em sites, você precisou digitar o CVV do seu cartão. Agora, você sabe o que de fato significa esse termo? Ele vem sendo utilizado como verificação de segurança, além data de validade e números do cartão. Mesmo sendo muito utilizado ainda é do conhecimento de poucas pessoas o quê é o CVV do cartão de crédito e por que necessário utilizá-lo durante as compras online.  

Saiba Mais:

Anúncios

Quais são os cartões Mastercard? Solicitar

Como conseguir Nubank com nome sujo? Solicite o seu!

Como desbloquear o app do Banco do Brasil para fazer transferências

Se você ainda não conhece o CVV ou tem alguma dúvida a respeito do assunto Fique atento as informações presentes neste artigo. Vamos falar um pouco sobre o que é o cvv, como você pode localizá-lo no cartão de crédito, além de falar um pouco sobre como ele funciona.

O que significa o CVV do cartão de crédito?

Anúncios

Você pode encontrar no seu cartão de crédito a sigla CVV que é abreviatura para Card Verification Value. A tradução para o português ficaria valor verificador de cartão. O CVV muito conhecido como código de verificação do cartão. Você pode encontrá-lo nos cartões de crédito e débito, e deve informar o durante a realização de pagamentos com a finalidade de assegurar que o indivíduo que está realizando a compra online possua este cartão físico consigo e seja o proprietário. Ele pode ser considerado como uma maneira de proteção contra frases em operações feitas pela internet. A sigla do código de verificação de segurança pode variar dependendo da companhia emissora do cartão, porém a finalidade sempre será a mesma proteger o titular durante suas compras online.

Onde fica localizado o código de segurança do cartão?

Grande parte das bandeiras como Visa, Discover, MasterCard, diners e JCN adotaram cvv com a composição de um número formado por 3 dígitos no verso do cartão de crédito, logo depois do número do cartão. Já nos cartões American Express, acontece o oposto, o número fica na frente do cartão de crédito e é composto por 4 dígitos. 

Como funciona o código de segurança do cartão de crédito?

Como mencionado anteriormente o CVV do cartão de crédito é composto por um número formado por 3 dígitos ou 4 e a criado a partir de um algoritmo baseado em uma chave criptografada, que faz uso dos dados do próprio número do cartão de crédito bem como data de vencimento. Todas essas informações são utilizadas para permitir com que o código de verificação de segurança do cartão seja algo exclusivo e muito seguro. 

Utilizar o CVV te oferece proteção, porém necessário utilizá-lo com muita segurança. É preciso lembrar que todos os dispositivos de armazenamentos e arquivos devem estar completamente removidos depois da validação do CVV pela operadora. 

É realmente preciso o informar o código de segurança do cartão de crédito ao realizar compras online?

A principal função da existência do CVV do cartão de crédito é proteger os dados do portador do cartão, bem como evitar fraudes. Caso você tem a cadastrado o número do seu cartão em algum site para realizar uma compra futura sempre será necessário informar o CVV para que a compra seja autorizada. 

Você sabia que o Brasil está dentre os países no qual mais ocorre fraude via internet? Segundo pesquisa as lojas virtuais acabam sofrendo uma tentativa de fraudes constantemente. Para evitar que você sofra com as fraldas o código de verificação acaba não ficando armazenado em um local, fazendo com que você tenha muito mais segurança quando estiver realizando aquisições online. Essa pode ser considerada como uma maneira de autenticação onde você necessita digitar o código para informar que você tem propriedade do cartão de crédito. 

O CVV do cartão de crédito serve para que ? 

O principal objetivo da utilização do cvv, está sendo garantir com que as compras online sejam realizadas apenas pelo proprietário do cartão. Dessa forma, a utilização dele vencendo mais recorrente online. 

Quando você faz uma compra online é necessário informar dados como o nome completo, número do cartão, o cvv e data de vencimento. Caso outra pessoa tenha alguns desses dados, ela só conseguirá efetuar a compra de fato se estiver com o cartão em mãos e possuirão o código de segurança. 

O CVV oferece segurança?

Existem diversas medidas que garantem com que o código de verificação de segurança seja deixado em segredo, sendo de conhecimento exclusivo do portador do cartão:

  •  Ele deixado impresso no cartão e não em relevo;
  • Apenas registrado no próprio cartão;
  • Não aparece no recibo após compra no cartão de crédito.

Sabias quais os cuidados fundamentais ao se realizar compras online

Sabendo agora do que se trata o cvv do cartão de crédito e qual a sua função, é importante que você tenha atenção em algumas dicas e cuidados ao se realizar compras online:

1- Veja se o site é seguro 

Veja se existe a certificação de proteção da loja virtual onde você pretende realizar a compra. geralmente algumas empresas emitem essa certificação que acabam apontando para se esse site é confiável ou não.

2-  Procure por indicações 

Faça visitas em sites com o feedback da loja virtual ou até mesmo em outras redes sociais onde clientes podem estar mencionando como foi a experiência de compra online. Dessa forma, Você pode ter uma ideia de como essa loja vem trabalhando e qual é a visão dos consumidores.

3-  Sempre desconfie

Fique sempre de olho aberto nas informações e dados que está colocando no site e verifique se a loja possui um domínio seguro, se existe algum erro de layout ou até mesmo de português que possa indicar que se trate de uma fraude.

Perguntas e dúvidas frequentes 

O que é CVV?

A sigla CVV que é abreviatura para Card Verification Value. A tradução para o português ficaria valor verificador de cartão. O CVV muito conhecido como código de verificação do cartão

Onde posso encontrar o CVV do cartão? 

Nas bandeiras como visa, Discover,  MasterCard, diners e JCN o CVV tem uma composição de um número formado por 3 dígitos no verso do cartão de crédito, logo depois do número do cartão. Já nos cartões American Express você vai encontrar o código de verificação na parte da frente do cartão de crédito, no no canto direito  composto por 4 dígitos. 

Posso repassar o CVV do cartão?

Esse código não pode ser repassado de forma alguma. Pois é ele que garante o processo de autenticação e garante que apenas o proprietário do cartão esteja realizando a compra online.

Como posso proteger o CVV do cartão?

Para proteger o número referente ao você você pode estar colocando uma pequena fita de forma que os números não fiquem expostos. 

Saiba Mais:

Como funciona o juros do Nubank? Descubra a verdade

Como receber dinheiro do exterior pela Caixa Econômica Federal

Como fazer depósito no Banco do Brasil – Aprenda

Anúncios