Anúncios

Como funciona e o que é endossar um cheque? Quando assinar no verso do cheque?

Anúncios

Atualmente o cheque teve o seu uso diminuído, com a popularização do cartão de crédito e débito. Porém, ainda é utilizada essa forma de pagamento e, mesmo depois de muitos anos, gera dúvidas: como preencher um cheque? Como endossar um cheque? Quando preciso assinar no verso do cheque? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas:

O que é endossar um cheque?

Dentre outros significados, endossar, quer dizer transferir o direito a favor de alguém, ou seja, endossar um cheque é quando você transfere um cheque que é seu, para outra pessoa. Exemplo: alguém te devia um pagamento e, para quitar, pagou com um cheque. Você, quando foi pagar algo ou alguém, usou esse mesmo cheque como a sua forma de pagamento.

Anúncios

Ao endossar um cheque, você deve assinar os seus dados, como endereço e telefone, no verso do documento. Existem duas formas de fazer isso. São elas:

  • Endosso em branco: é quando você assina o verso do cheque, mas não identifica quem será o novo indivíduo beneficiado.
  • Endosso em preto: você assina o verso do cheque e identifica o nome completo do novo indivíduo beneficiado.

Outras formas de assinar um cheque

Existe também outras formas de preencher um cheque corretamente. Confira:

Cheque nominal

Um cheque nominal é quando o verso do cheque possui o nome do beneficiário do pagamento.  Nesse caso, você deve inserir o nome da pessoa que está recebendo o cheque. Desta forma, somente ela poderá resgatar o valor no banco.

Cheque pré-datado

O cheque pré-datado significa que você define uma data para a beneficiário compensar o cheque, ou seja, a pessoa que receber só poderá ir ao banco resgatar ou efetuar o depósito em conta, a partir da data estipulada no cheque.

Anúncios

Portanto, ao preencher um cheque pré-datado, é necessário colocar a data em que você deseja que o cheque seja descontado. Uma sugestão é colocar “Bom para:” seguido da data.

Vale ressaltar que se a pessoa não respeitar a data estipulada, você pode procurar os seus direitos junto ao Procon, porque tal ato consta como quebra de contrato.

Cheque cruzado

No cheque cruzado, o valor só pode ser resgatado através de depósito, na conta do beneficiário indicado no cheque.

Para preencher um cheque cruzado, você deve preencher o documento com o valor do pagamento, data e assinatura e, para finalizar, basta fazer dois traços paralelos em um dos cantos da parte de cima do papel.

O lado positivo em cruzar um cheque é que, caso ele seja roubado, você tem tempo de sustar o cheque.

Veja também – Como saber se estou com o nome negativado?

Por que você precisa endossar um cheque?

Quando você é pago com um cheque, esse pagamento é feito para você. Você é a única pessoa que pode coletar legalmente dinheiro da conta do criador de cheques. No entanto, a maneira mais fácil de transformar esse cheque em dinheiro (ou dinheiro que você pode gastar com sua conta corrente) é entregá-lo ao seu banco e deixá-lo lidar com ele.

Anúncios