Anúncios

O que é gestão empresarial e como utilizá-la? Descubra

Anúncios

A gestão empresarial trata-se de métodos e táticas estrategistas que são aplicadas em qualquer tipo de negócio no mercado através do setor administrativo daquela empresa. Como o gerenciamento de um negócio pode ser difícil e apresentar muitos desafios, usar a gestão empresarial pode ser muito benéfico para a saúde da empresa.

Saiba Mais:

Anúncios

Quem pode contratar o empréstimo consignado do Banco Inter?

É seguro fazer empréstimo com máquina de cartão?

Quem pode fazer empréstimo consignado da Caixa?

Hoje em dia, o mercado torna-se cada vez mais acirrado e as inovações acontecem em velocidade relâmpago. Dessa forma, a gestão empresarial vem como ferramenta para não deixar a sua empresa para trás, usando os próprios recursos do negócio para investir em ações organizacionais.

Anúncios

Um dos primeiros passos para que o gerenciamento comece a ser aplicado na empresa, é que ela faça o planejamento e a atribuição de atividades para cada um que faz parte da equipe que vai aplicar a gestão, assim, cada um vai ter uma responsabilidade de maneira organizada.  Para tanto, o negócio deve priorizar a participação de profissionais competentes e que possuam o domínio do tipo de mercado daquela empresa.

Outro ponto importante é a criação de cronogramas com a equipe gestora. Isso pode ser feito através da criação de um quadro de atividades a serem cumpridas. Ademais, é sempre bom ter um plano B definido para todas as situações consideradas importantes críticas. 

O gerenciamento da empresa parte, em geral, dos seguintes princípios que favorecem uma organização bem-sucedida:

  • Planejamento: esse ponto é importante para que a empresa tenha uma visão de futuro, permitindo a preparação prévia para situações específicas e facilitando o caminho para alcançar as metas;
  • Organização: direcionar o capital da empresa para a gestão com atenção, além de lembrar da importância dos recursos humanos de qualidade, pois são os profissionais que farão a diferença no cumprimento das atividades;
  • Comandar: toda equipe precisa de um líder e aqui também não é diferente. A imagem e boa conduta do líder vai fazer o desempenho da equipe decolar, através da motivação e direcionamento;
  • Coordenação: ordenar e estruturar a forma que as atividades serão executadas, visando alcançar o êxito. 

Processos básicos de uma gestão empresarial

Esses pontos são vitais para a saúde de qualquer tipo e porte de negócio que precisa sobreviver às rápidas mudanças do mercado atualmente, além de serem cruciais para o bom desempenho da gestão empresarial.

1. Planejamento estratégico

O planejamento é importante para que o gestor esteja ciente das necessidade da empresa e como vai direcionar seus recursos da maneira mais eficiente para os seus departamentos. Assim, todos os setores do negócio trabalham com conformidade, evitando confusões e uma desorganização de prazos e metas a serem cumpridas.

2.  Organização

A organização é chave para pôr em prática a gestão empresarial, usando os recursos já pré estabelecidos e a definição das funções para cada funcionário da empresa. Dessa forma, os projetos vão ser cumpridos sem bagunça e gerando bons resultados.

3. Relacionamento

A relação entre o líder da gestão e sua equipe é de grande relevância para os resultados obtidos no fim do dia. A equipe não pode ter uma imagem ruim do seu líder, pois isso irá causar danos e diminuirá o desempenho do projeto, afetando a produtividade de cada membro e pondo em risco o funcionamento organizado da empresa.

Como melhorar a gestão empresarial usando as ferramentas atuais 

A gestão empresarial não é algo fácil de ser mantido. Por isso, os objetivos e como eles serão cumpridos devem ser gerenciados ao mesmo tempo, caso contrário, haverá um congestionamento das atividades.

Nesse sentido, algumas ferramentas que são usadas atualmente para ajudar a gestão, graças às inovações da tecnologia, podem ser muito úteis no dia a dia das atividades da empresa.

Elas fazem parte dos ERPs (Enterprise Resource Planning) ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, composição de softwares que integram e automatizam vários departamentos do gerenciamento do negócio. Essas ferramentas permitem o compartilhamento e integração de vários setores ao mesmo tempo, facilitando a comunicação dentro do ambiente de trabalho.

Aplicações que favorecem o gerenciamento

Evernote

Essa plataforma permite que todas as anotações, arquivos e pesquisas feitas pelos setores sejam armazenadas em um só lugar e fiquem disponíveis facilmente aos membros de cada equipe. As notas ainda podem ser transformadas em apresentações de slides, muito importante durante reuniões para falar sobre metas e o desempenho da equipe.Todas as suas anotações, pesquisas e arquivos estarão sempre à mão e com fácil acesso. 

DropBox

O sistema de armazenamento em nuvem do DropBox permite o seu acesso simultâneo de qualquer parte da empresa. Nele, praticamente qualquer tipo de arquivo ou documentos podem ser armazenados e acessados em vários tipos de dispositivos. 

Trello

O Trello é uma plataforma prioritariamente direcionada ao estabelecimento de metas e organização das atividades. Nele é possível atribuir prazos e descrições de cada atividade que precisa ser cumprida, de uma forma muito intuitiva e personalizável, permitindo o monitoramento da performance das equipes.

QuickBooks ZeroPaper

Esse é um sistema em nuvem de gerenciamento financeiro para empresas. A partir dele o setor financeiro pode controlar o fluxo de caixa da empresa, tendo acesso às despesas, lucros e recebimentos. É possível listar os contatos dos clientes e fornecedores do negócio, receber notificações de pagamentos e gerar relatórios.

Google Drive

Outra plataforma de armazenamento em nuvem, o Google Drive permite que sejam armazenados em sua plataforma qualquer tipo de arquivo, através da criação de pastas e compartilhamento entre usuários. O sistema também permite o acesso offline aos seus documentos e integração com outras ferramentas da Google, como o Docs e o Sheets.

Gerenciamento de compras e de estoque

A estruturação do processo de compra da empresa é muito importante e pode ter como passo inicial a reavaliação dos fornecedores.

O estoque da empresa também precisa ser gerenciado, evitando os desperdícios e tendo deixando claro quais são os produtos mais necessários dentro do negócio. Além disso, a gestão de estoque precisa evitar a compra de produtos que sejam de baixa qualidade.  

Usar a inovação como aliada

Os negócios que não possuem uma visão voltada para a inovação tendem a se perder no tempo. Alguns processos devem receber atenção, como a atualização de um produto ou serviço. Assim, a empresa vai estar no patamar de competição entre os outros negócios do mercado.

A gestão de recursos humanos também não pode ser ignorada. São os profissionais de uma empresa que constroem a imagem do negócio. Portanto, sempre é bom fazer contratações de qualidade e fornecer cursos de capacitação aos seus funcionários. 

A princípio, o investimento na gestão empresarial pode parecer desperdício. Todavia, é apenas uma questão de tempo para que uma empresa organizada passe a receber resultados positivos e o retorno financeiro.

Anúncios