Anúncios

O que o Pix? Como ele funciona? Confira quais são os benefícios para o consumidor

Anúncios

O Pix é uma sigla que significa pagamento instantâneo foi criada pelo Banco Central, é um novo sistema de pagamentos, que está sendo bastante utilizado esse ano, ele permite que os pagamentos sejam realizados da forma mais segura e barata possível, transferências sejam concluídas rapidamente, e o melhor é que funciona 24 horas por dia e em todos os dias da semana.

Saiba Mais:

Anúncios

Cartão de crédito Blubank: Tire suas dúvidas

Cartão de crédito BNDES

Como funciona os juros de parcelamentos no cartão de crédito

Acompanhe este artigo e fique por dentro dessa novidade que já está sendo bastante utilizada mundo afora e atualmente está fincando raízes no Brasil.

Como ocorre esse processo de pagamento instantâneo?

Anúncios

O Pix foi criado com o intuito de facilitar a vida financeira das pessoas, prometendo realizar transferências sem a necessidade de está sempre informando nome, banco, agência, conta ou até mesmo o CPF, estima-se que o processo poderá ser concluído em apenas 20 segundos.

Para pagamento deverá ser utilizado o sistema de QR Code, isso torna tudo mais simples e ágil, o valor sairia da conta do pagador e iria direto para o recebedor sem a necessidade de interferência de intermediários, beneficiando assim toda a classe consumidora, como também empresas, empregadores e comércios.

Dessa maneira a utilização de maquininhas de cartão se tornaria coisa do passado, pois o valor seria entregue imediatamente, é o sonho de muitos comerciantes que está próximo de se realizar.

Quais as taxas de utilização do Pix?

Por cobrar uma taxa praticamente nula, o Pix em breve substituirá todo o sistema TED e DOC, pelo fato de a cada 10 transações cobrar apenas 1 centavo de taxa.

Benefícios de quem utiliza o Pix

Criado para revolucionar os mercados financeiro o Pix oferecerá as seguintes vantagens:

  • Segurança, por se tratar de uns dos sistemas mais seguros do mundo;
  • Muito conveniente, pois ambos os lados do negócio saem ganhando;
  • Disponibilizará de um amplo sistema de dados;
  • Não existirá um limite de transações, além de possibilitar um relacionamento financeiro entre os mais diversos públicos, como: pequenos comerciantes, grandes empresários e pessoas físicas.
  • A rapidez da realização das transações será uma vantagem a mais;
  • A disponibilização do serviço será de 24 horas por dias, durante todos os dias;
  • Fornecerá ótimos serviços, à baixo custo;
  • Possibilita a inclusão financeira;
  • Oferece um maior controle sobre as ações realizadas.

Utilização do pagamento instantâneos nas grandes potências 

Na Austrália, Estados Unidos da América e na China esse modelo de transações já está sendo bastante utilizado, e está sendo um verdadeiro sucesso e um pilar a mais para a elevação da economia desses países.

Modificações ocasionadas pelo PIX 

Estima-se que a grande maioria do Sistema Financeiro Nacional (SFN), teria que se modificar, ou serviços já prestados poderiam simplesmente sumir do mercado.

Por exemplo como poderia ser o caso dos cartões de débitos e boletos bancários.

É previsto que no início do próximo mês de Novembro, já seja ativado a primeira versão deste sistema aqui no Brasil.

Impactará bastante o sistema de transferências de TED e DOC, pois além de exigirem cobranças de taxas, não são serviços disponibilizados a qualquer hora do dia com o pagamento instantâneo promete ser. 

A quem esse novo modelo será destinado?

Poderá ser realizadas transações entre:

  • Pessoa física para pessoa física;
  • Pessoa física para empresas ou ao contrário;
  • De empresa para terceiros como fornecedores e parceiros;
  • Entre pessoas e o governo ou empresas e governo;
  • Possibilita pagar salário e benefícios. 

Como será realizado o cadastramento no PIX?

O primeiro passo é criar uma “chave Pix”, juntamente ao seu banco de preferência, ela será a forma de identificação de seu endereço bancário, existem 4 diferentes formas para a realização de sua identificação:

  • Pelo CNPJ ou CPF;
  • Número de celular;
  • O endereço de Email;
  • O aleatório ( Um login que não compartilha seus dados pessoais).

Para as empresas são disponibilizadas até 20 chaves, já para pessoas físicas são apenas 5, para você receber o Pix não é obrigatório que você esteja cadastrado, porém proporciona mais segurança e agilidade.

Fraudes do sistema Pix

A facilidade e agilidade é um atrativo, porém por esse mesmo motivo gera desconfiança. O pouco tempo que o sistema está no mercado, já foram registradas fraudes, em decorrência de sites falsos que roubam os dados do usuário.

O mais indicado é que as chaves só sejam cadastradas no sites oficiais das instituições bancárias, pois contam com um maior nível de segurança e Criptografia, além de ser recomendado que SMS e links relacionados ao Pix não sejam abertos.

Veja também:

10 melhores cartões de crédito mais fáceis de aprovar

Cartão de Crédito Oi Mastercard Gold

8 Melhores cartões que aprovam com score baixo

 

Anúncios