Anúncios

Qual o melhor: cartão de crédito de milhas ou de cashback?

Anúncios

O mercado de crédito oferece diversas opções aos vários tipos de perfis de consumidores. Isso acaba tornando difícil para alguns clientes saber qual escolha vai ser mais benéfica, o cartão de crédito com milhas ou o com cashback.

Saiba Mais:

Anúncios

Quem pode contratar o empréstimo consignado do Banco Inter?

É seguro fazer empréstimo com máquina de cartão?

Quem pode fazer empréstimo consignado da Caixa?

Os dois tipos de modalidades possuem atributos e benefícios diferentes e são oferecidos pela maioria dos bancos, logo, os clientes ficam na dúvida de qual opção vai favorecer mais o seu perfil.

Anúncios

Todavia, basta que cada usuário tenha em mente seu próprio tipo de perfil financeiro e entenda as características e funcionalidades de cada tipo de cartão para poder chegar a uma conclusão assertiva.

Para tanto, o artigo a seguir foi escrito especialmente para pessoas que enfrentam essa difícil escolha entre as milhas ou o cashback. O texto vai te ajudar a entender melhor como funciona cada benefício e qual vai ser a melhor escolha para o seu perfil, confira!

Como funciona o cartão de crédito com milhas?

Esse cartão de crédito é oferecido pelas financeiras do mercado como uma espécie de programa de fidelidade. Grande parte desse produtos disponibilizam um programa de pontos que varia de acordo com o tipo do cartão do cliente (se é uma versão mais simples, como a Gold, ou versão mais sofistacadas como a PLatinum e Black), além da quantidade de pontos que se é recebido conforme o modelo do cartão usado.

Dessa forma, o acúmulo de pontos é permitido onde o valor da fatura poderá ser convertido em dólar ou real, de acordo com a bandeira do cartão e do banco parceiro.

Quais são as vantagens desse tipo de cartão?

O cartão de crédito desse tipo geralmente oferece vários tipos de benefícios e vantagens diferentes aos seus clientes.

Ele é voltado especialmente para aquelas pessoas que possuem o costume e o gosto por fazer viagens, principalmente se elas utilizam o avião como meio de transporte para ir ao trabalho, assim, o programa de milhas pode ser aproveitado ao máximo pelo seu cliente.

Quando o cliente consegue acumular um número X de pontos, estes podem ser transferidos para a empresa de fidelidade que o usuário achar que fornece melhores benefícios ao seu perfil.

Esses pontos podem ser usados em outros itens, além das viagens, como troca de pontos por produtos de vestuário, dispositivos eletrônicos, alimentos, e até a contratação de passeios turísticos.

Como faço para ganhar milhas com o cartão?

Existem várias formas de se ganhar milhas disponíveis para os clientes desse cartão, visando atender aos diversos tipos de perfis de consumidores.

Uma forma muito eficaz é concentrar todos os gastos possíveis do cliente no cartão de crédito, o que acaba somando um número maior de milhas a cada mês. Uma dica é fazer o pagamento de boletos e contas usando o cartão de crédito, se essa opção estiver disponível no seu banco, isso pode ser feito em aplicativos como o RecargaPay, PicPay e um dos mais famosos, o Mercado Pago.

Outra dica é sempre usar o site do seu programa de fidelidade para fazer compras em geral. Dois exemplos que podem ser citados no caso são o Smiles e o Latam Pass.

As compras que forem feitas em links que sejam sugeridos pelo programa de fidelidade acumulam pontos pela compra no link e também pelo cartão de crédito usado na hora do pagamento.

Como fazer o cadastro do cartão no programa de milhas?

A maioria dos cartões que oferecem o serviço de acúmulo de milhas já cadastra automaticamente seus clientes no programa a partir da primeira compra feita com o cartão. Todavia, caso o cartão não esteja cadastrado em nenhum programa de fidelidade, basta cadastrá-lo em alguma plataforma que permita que você faça a transferência dos pontos depois. 

Para tanto, o cliente precisa fazer uma pesquisa dos melhores programas de fidelidade disponíveis no mercado, a fim de encontrar o que mais se encaixe no seu perfil depois de fazer o cadastro na empresa, aguardar o acúmulo mínimo de milhas para que estas sejam depositadas automaticamente em sua conta.

Como funciona o resgate de milhas no cartão de crédito

O processo de transferência dos pontos do cartão de crédito para algum programa de fidelidade é bem simples e desburocratizado.

A primeira coisa a ser feita é reunir uma quantidade mínima exigida para liberar a transferência. Lembrando que, cada cartão tem seu limite específico, dessa forma, o cliente é aconselhado a buscar descobrir qual o número mínimo necessário em sua operadora.

Por outro lado, caso o cliente já possua a quantidade mínima acumulada para realizar a transferência de milhas, a solicitação pode ser feita através do aplicativo do cartão de crédito ou entrando em contato com a Central de Atendimento por telefone. Geralmente, o prazo para que a transferência seja consolidada com o depósito no programa de fidelidade demora entre 5 a 20 dias úteis após a solicitação.

Quais são as melhores opções desse tipo de cartão no mercado?

Como existem várias opções disponíveis nesse mercado, alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher um cartão de crédito com milhas, como:

  • O cartão de crédito é usado sempre pelo cliente? Como pela centralização de pagamentos;
  • Qual vai ser o gasto desse cartão de crédito? Taxas de juros, impostos, multas, etc;
  • Até que valor de anuidade o cliente está disposto a pagar.

Depois de refletir acerca desses pontos, existem algumas opções de destaque no mercado para quem busca acumular milhas em suas compras:

  • Tudo Azul.
  • Pão de Açúcar Platinum;
  • Porto Seguro Black;
  • Itaú Black;
  • Latam Pass;
  • Smiles;
  • Porto Seguro Black;

Como funciona um cartão de crédito com cashback?

Esse tipo de cartão, por outro lado, é voltado para quem quer fazer compras sabendo que vão receber parte do valor dos produtos de volta em sua conta automaticamente. Resumidamente, usando o método de pagamento, parte do dinheiro que foi gasto vai ser “devolvido” ao cliente, sendo que algumas empresas direcionam esse valor devolvido para ser usado em compras futuras em suas lojas ou o dinheiro também pode cair na conta corrente do cliente.

Quais são as vantagens desse tipo de cartão?

Esse cartão é muito vantajoso para quem gosta de gerenciar os seus gastos a todo momento, tornando o cashback muito útil e benéfico. Aliás, o método de pagamento com cashback devolve parte do valor que também pode ser usado de outras formas que o cliente preferir.

Atualmente, outro ponto positivo muito importante dessa modalidade é que compras realizadas em sites parceiros do cashback do cartão de crédito podem presentear o usuário com até o dobro do valor de devolução.

Como aproveitar toda a capacidade do cashback

Os clientes dessa função são beneficiados com a escolha do que fazer com o valor que for retornado de suas compras. Cada empresa permite a utilização do dinheiro para vários objetivos que geralmente são:

  • Realizar outras compras nas lojas da própria empresa;
  • Fazer o pagamento de conta e boletos com uma parte do valor devolvido;
  • Fazer a transferência do dinheiro para uma conta corrente.

Dessa forma, o cliente pode usar seu cashback para investir no gasto que mais lhe convém, baseado no seu perfil financeiro e comportamento no cotidiano.

Como fazer o resgate dos valores devolvidos pelo cashback?

O mais importante antes de contratar o cartão de crédito em uma empresa é saber se ela permite que o valor seja utilizado da maneira que o cliente quiser, já que algumas financeiras permitem apenas que esse valor seja voltado para compras dentro da própria plataforma da empresa.

Caso contrário, se sua empresa for mais flexível o usuário pode fazer uma solicitação de transferência do valor através do aplicativo ou do internet banking online.

Quais são os melhores cartões com cashback?

É importante que o cliente faça pesquisas antes de solicitar o seu cartão, mas, para tornar sua escolha mais fácil, listamos alguns cartões de crédito já conhecidos e famosos no mercado de cashback:

  • Modalmais.
  • Original Black;
  • Trigg Black;
  • Méliuz;

Desvantagens das milhas e do cashback em cartões

Todo tipo de serviço bancário possui seus prós e contras e a situação não é diferente para as milhas ou para o cashback. Por isso, acompanhe agora algumas desvantagens encontradas nesses dois tipos de cartões:

Cartão de crédito com cashback

Os cartões de crédito com cashback podem muitas vezes não permitir que seus clientes usem o valor devolvido do jeito que quiserem, como já falamos nos blocos anteriores. Na maior parte dos casos os clientes ficam limitados a usarem os valores apenas na loja dentro da plataforma da empresa, prendendo um pouco da liberdade dos usuários.

Cartão de crédito com milhas

Nos cartões com milhas provavelmente o usuário terá que pagar uma anuidade caso queira acumular pontos de forma realmente eficaz. Em alguns casos, os clientes podem ficar isentos do pagamento de anuidade caso cumpram um limite mínimo mensal, servindo também para descontos nas cobranças das faturas.

Afinal, cartão de crédito com milhas ou com cashback?

No texto deste artigo você acompanhou todas as informações necessárias sobre cada tipo de cartão, suas vantagens, funcionalidades e desvantagens. As funções desses cartões são bem interessantes e diferem uma da outra. Portanto, o usuário deve ter em mente quais são suas metas e a forma que ele vai utilizar o cartão de crédito como pagamento.

Vale lembrar que, se você viaja constantemente usando aviões e quer economizar com passagens, centralizar suas dívidas no cartão de crédito com milhas é a melhor opção. Por outro lado, se você não faz viagens frequentes e possui uma renda média de R$ 2.000 por mês, o cartão com cashback pode te ajudar a manter o controle financeiro e cumprir suas metas.

Anúncios