Anúncios

Qual o prazo para renovação da CNH depois de vencida?

Anúncios

Para aqueles que já passaram pelo processo de retirada da CNH, passaram ou estão passando pelo processo de renovação da CNH. Por esse motivo, separamos algumas informações sobre prazos, oportunidades de renovação da CNH e valores desse procedimento.

Veja também:

Anúncios

Como pagar a conta de luz CEEE atrasada?

Solicitar a 2ª via da fatura Dacasa online?

Como funciona o Santander SuperCrédito para não correntista?

Como solicitar a 2ª via do cartão cidadão pela internet?

Posso dirigir com o CNH expirado?

Anúncios

A partir do momento em que sua CNH expira, você pode continuar a usá-la por um período de 30 dias. Após esse período, você deve renova sua CNH para continuar com o direito de dirigir veículos legalmente.

É válido dizer que dirigir com carteira de motorista após o vencimento é uma violação muito grave e pode resultar em uma multa de R $ 293,47 e sete pontos no portfólio.

Qual o prazo para a renovação da CNH?

Não há prazo definido para renovar sua carteira de motorista. No entanto, é importante observar que é aconselhável renovar o mais rápido possível, por exemplo, se você precisar dirigir um veículo diariamente para ir ao trabalho.

Como o CNH vencido pode ser renovado?

Para solicitar uma renovação da CNH, você deve primeiro ir ao DMV (Departamento Estadual de Trânsito) da cidade ou acessar o site para poupa tempo para marcar uma consulta. Em seguida, visite o local no dia e hora especificados, com os documentos necessários para a renovação.

Documentos necessários para a renovação da CNH:

  • Documento original e cópia da CNH;
  • Documento original e cópia do RG e CPF;
  • Cópia e original do comprovante de residência emitidos por até três meses;
  • Uma foto 3 × 4 atualizada e colorida com fundo branco;
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão da CNH.

Além disso, é necessário um teste de aptidão médica e mental também conhecido como exame psicotécnico e o exame toxicológico, também conhecido como exame psicotécnico, que pode ser realizado em clínicas de sua escolha, se forem credenciados pelo Detran.

Depois de passar em todos os exames médicos, você terá que pagar a taxa pela emissão da sua licença e finalmente retirar pessoalmente o documento atualizado ou recebê-lo no endereço registrado pelos correios.

Novo período de renovação da CNH:

  • Para motoristas de até 65 anos: válido até 05 anos;
  • Para motoristas acima de 65 anos: válido até 03 anos.

Valores de renovação da CNH:

Os valores variam de acordo com o estado e devem ser visualizados no site de cada DMV. Por exemplo, em São Paulo, a taxa pela emissão da carteira de motorista e o custo do envio pelo correio (R $ 11,00) são de R $ 56,56.

Deve-se lembrar que, além dos valores, as regras e testes necessários para renovar a CNH podem variar de estado para estado. Portanto, é ideal que você entre em contato com o DMV ou o Poupatempo de sua comunidade e verifique quais etapas são necessárias para renovar sua CNH.

 

Anúncios