Anúncios

Avalista: Quais são as responsabilidades do avalista?

Anúncios

Embora existam muitas outras possibilidades de executar um contrato hoje, o avalista continua sendo um dos mais importantes. É apenas um tipo de segurança, normalmente é uma pessoa cujos ativos estão citados no nome e que aceita compensar possíveis perdas do contratado, como por exemplo: O aluguel ou empréstimo de imóveis.

Veja também:

Anúncios

Ouvidoria da Caixa Econômica Federal

Como faço para encerrar uma conta no Sicredi?

Como pagar contas online? Passo a passo

Preparamos esse artigo para você que está pensando em ser um avalista de algum amigo ou até mesmo de alguém da sua família, é importante que antes de você aceitar esse desafio conheça quais são as responsabilidades como avalista, reveja cada proposta, e evite dores de cabeças futuras.

Avalista quem pode ser?

Anúncios

Para ser um garantidor imobiliário, pelo menos um imóvel deve ser pago em nome, como também a declaração de renda mensal superior a três vezes o aluguel e as taxas.

Para financiamentos e empréstimos, o avalista deve ter um bom histórico de quitação de seus débitos e seu nome não deve conter nenhuma restrição. Nessa situação, a declaração de renda junto é obrigatória.

Depósito imobiliário:

Existem várias outras maneiras de dar uma garantia quando se trata de imóveis. Hoje, os agentes imobiliários fornecem garantias, com o inquilino pagando uma taxa adicional equivalente ao contrato, o que assegura que o proprietário seja compensado em caso de falha.

O cheque de depósito, o valor calculado no início do contrato, que geralmente se refere ao debito do aluguel de três ou dois meses de antecedência. Lembrando que na falto do pagamento, o valor é descontado.

Tipos de Avalista:

Existem dois tipos de avalista:

Garantia de solidariedade: quem acorda com as responsabilidades pelo debito, uma vez que é feita e pode ser levantada a qualquer momento.

Garantia secundária: assume o comprometimento pelo debito somente após o ativo ter sido usado e só pode ser convocado se o contratante não pagar seu atraso.

Eu sou um avalista. Meus ativos podem ser usados ​​para quitar dívidas?

Sim você pode! Se o contratado não cumprir o pagamento, o avalista é levado à justiça e deve estar consciente de que seus ativos podem ser usados ​​para liquidar as dívidas nos últimos casos.

Avalista tenha cuidado antes de se tornar um:

Ser um avalista é um grande comprometimento, pois além dos perigos financeiros e judiciais em caso de atraso no pagamento, o contratado que é o culpado é o garante. Portanto, aceite ser um avalista apenas de pessoas confiáveis ​​e tente observa o cenário financeiro da pessoa de antemão. Dessa forma, você não coloca seu nome em risco. E evitar vários prejuízos futuros.

Anúncios

Deixe um comentário