Anúncios

Como saber se estou com o nome negativado?

Anúncios

Muitos brasileiros sofrem com a realidade de terem a inclusão do seu nome nos órgãos de restrição ao crédito, o famoso “está com nome sujo”. Mas, como o devedor pode descobrir se está com o nome negativado? Confira essa e outras informações importantes!

Como saber se estou com o nome negativado?

Em todos os casos as instituições precisam informar aos seus consumidores que estão devendo quando o nome está prestes a ir para o SPC ou Serasa. Uma carta de comunicado é enviada para devedor informando-o que seu nome está indo para o cadastrado dos negativados. Mas, se por algum acaso a empresa não entrar em contato, é possível,

Anúncios

checar pelo site da Receita Federal ou de algum dos órgãos de proteção do crédito se existe alguma restrição no seu nome.

Entretanto, existe aquela desconfortável forma de descobrir que está com o nome negativado, que é tentar fazer um cartão de crédito, empréstimo ou outro tipo serviço e descobri que o nome está “sujo”.

O que significa ter o nome negativado?

Ter o nome negativado significa ficar com o nome em algum dos órgão de proteção do crédito como SPC ou Serasa por causa de uma dívida em atraso. O prazo mínimo para ficar com o “nome sujo” dependerá da regra de cobrança do credor, ou seja, com um atraso de 1 dia de qualquer conta, você já pode ficar negativado.

Mas essa prática não é comum, geralmente, os credores avisam antes de enviar seu nome a qualquer um dos órgãos e normalmente são depois de alguns meses.

Anúncios

Simulador de financiamento Caixa

Como conseguir crédito para negativado

Existem ainda poucas empresas e instituições financeiras que esse tipo de negócio, mas, algumas ainda sim liberam crédito para quem está com o nome negativado. O que é sempre bom lembrar é que as taxas de juros desse tipo de empréstimo costumam ser mais altas. Também é importante saber que o valor do empréstimo tem limitações e é decidida com base na análise da instituição.

Veja algumas alternativas de empréstimo disponíveis :

1. Empréstimo para negativado online

Algumas empresas oferecem a opção de fazer o empréstimo online para negativados. Apesar de ter juros altos, costumam ser mais flexíveis com o valor da liberação de crédito e, com o número de parcelas. Normalmente os valores disponibilizados por essas empresas variam de R$ 500 a R$ 2.500. 

2. Empréstimo com garantia de veículo ou imóvel

Ao refinanciar um veículo ou imóvel, você pega um empréstimo e coloca o seu bem como garantia pelo pagamento. Com essa garantia alguns bancos concedem liberação de um empréstimo mesmo para quem está com o nome negativado. 

3. Empréstimo consignado

Na modalidade de empréstimo consignado, o valor da parcela é descontada direto na conta, antes mesmo do dinheiro cair. Com isso, o banco cede empréstimo sabendo que tem uma garantia de que vai receber o dinheiro de volta, e nesses casos, a liberação de crédito para quem está negativado é maior.

4. Crédito para aposentados e pensionistas

Esse tipo de empréstimo é indicado para aposentado ou pensionista e funciona de forma parecida com o empréstimo consignado. As parcelas do empréstimo são descontadas mensalmente da conta onde recebe a aposentadoria ou pensão.

Anúncios