Anúncios

Seguro para carros no Espírito Santo: Confira todas as informações

Anúncios

Os motoristas brasileiros ficam sujeitos a diversos imprevistos enquanto dirigem diariamente pelas estradas do país, o que torna um seguro auto muito valioso na maioria dos casos. Ter o carro segurado permite que em casos de sinistros a seguradora arque com grande parte das despesas causadas pelos danos, aliviando o bolso do condutor. Entretanto, muitos motoristas do Espírito Santo e de outras partes do Brasil não sabem as informações necessárias para contratar um seguro de forma eficaz e econômica. Por isso, o texto a seguir vai te ajudar nesse quesito com algumas dicas muito úteis:

Veja também:

Anúncios

Seguro auto em Fortaleza e em Juazeiro do Norte


Como contratar um seguro para carros no Mato Grosso

Conheça os Benefícios do Seguro Auto Zurich Automóvel

Como funciona o seguro para automóveis?

O mercado de seguros para automóveis é gigantesco e conta com várias modalidades, planos, coberturas, assistências, etc. Mesmo assim, esse mundo não é tão difícil de se entender quanto parece. Confira algumas explicações sobre as características deste produto:

  • Modalidades de contratação: O cliente pode contratar um seguro compreensivo, que é aquele que vai cobrir qualquer tipo de risco que o segurado esteja exposto no dia a dia. Por outro lado, o cliente também pode optar pelo seguro customizado, em que ele pode contratar o seu seguro com base nas suas necessidades mais urgentes, escolhendo as coberturas e assistências conforme o seu perfil financeiro permite;
  • Formas de indenização por perda total: a seguradora vai te indenizar em caso de perda total do veículo por sinistro com o valor que foi estipulado na apólice no momento da contratação ou, caso você tenha assinado outro tipo de contrato, a seguradora vai te indenizar com base no valor da tabela FIPE vigente naquele mês, sendo que vocÊ vai receber conforme a porcentagem estabelecida na contratação;
  • Tipos de cobertura: cada seguradora oferece planos de coberturas básicas e coberturas adicionais. Se por acaso você queira um plano customizado, é preciso contratar pelo menos uma cobertura básica e depois adicionar as coberturas que você deseja, como a proteção para vidros ou lanternas do veículo;
  • Riscos que a seguradora vai assumir: danos físicos, materiais, morais e até mesmo estéticos, em alguns casos, depois que acontecer algum sinistro, como incêndio acidental, roubo, fenômenos naturais, furto, colisão, etc.
  • Garantias do seguro: as garantias vão depender de quais coberturas e assistências você escolheu no seu plano. Por exemplo, se você contratar apenas uma cobertura contra roubo ou furto e depois sofrer um acidente com seu carro, as despesas deste ocorrido serão completamente arcadas por você.

Do que se trata a franquia no seguro para automóveis?

Anúncios

A franquia nada mais é que um valor que foi estabelecido na apólice do seguro, baseado no preço do veículo. O valor está relacionado à quantia que o segurado vai ter que pagar caso o seu veículo precise de algum tipo de reparo, ou seja, as despesas causadas por um sinistro são compartilhadas entre a seguradora e o cliente.

As franquias que são oferecidas nesses seguros são:

  • Franquia Normal, comum em todos os tipos de seguros;
  • Franquia Reduzida, que trata-se da metade da franquia normal e que aumenta o valor do seguro;
  • Franquia Dobrada, que é a franquia normal multiplicada por 2 e que diminui o valor do seguro;

Como fazer a cotação do seguro para carros?

A cotação do seguro para automóveis pode ser realizada online, em diversos sites gratuitos que se disponibilizam ou até mesmo nos sites oficiais das seguradoras. Na cotação, você vai inserir seus dados mais as informações do veículo e depois o seu perfil será analisado. O resultado vai ser um valor estimado do seu seguro, mais os planos que se encaixam com sua proposta. É importante que você insira informações verdadeiras e não omita nenhum dado que pode ser importante durante a análise. Você deve preencher o formulário com itens como:

  • Seus dados pessoais mais o dados do condutor adicional, se ele existir;
  • Informações do veículo, como ano, marca, modelo, acessórios extras, etc.;
  • Como você utiliza o seu veículo, ou seja, se você o usa para trabalhar ou apenas para passeio, se você possui uma garagem em sua residência, onde o veículo fica enquanto você trabalha, etc.

São várias informações que devem ser preenchidas e vão influenciar diretamente no estabelecimento do preço final do seguro. Um exemplo disso é que carros que não ficam em garagens ou estacionamentos tendem a ter maiores chances de sofrer algum tipo de dano, como causado por fenômenos naturais ou roubo. Assim, os riscos são maiores para a seguradora e o valor do seguro acaba aumentado como consequência.

Como contratar o seguro auto online no Espiríto Santo

Hoje em dia, fazer qualquer tipo de contratação se tornou possível pela internet, inclusive o seguro para carros. O primeiro passo que você deve tomar é conferir se a sua seguradora de preferência permite a contratação online. Algumas empresas permitem que após você ter feito a cotação no site delas, já seja possível enviar a proposta com base no resultado da simulação, agilizando ainda mais o processo. Você também pode encaminhar a proposta que você achou mais interessante em outra plataforma de cotação

Este tipo de avaliação também inclui uma vistoria técnica do veículo, a fim de constatar o estado de conservação dele. Caso a empresa seguradora aceite sua proposta, basta assinar o contrato e usufruir do seu seguro. Contratar um seguro de carro pela primeira vez pode ser um processo que se estenda por até um mês.

Contratação de seguro auto em corretoras e seguradoras do Espírito Santo

Por outro lado, se você preferir fazer uma contratação presencialmente em alguma localidade do Espírito Santo, o estado possui várias agências seguradoras e corretoras espalhadas pelo seu território. A maior parte das agências e pontos de atendimento estão localizadas na capital e nas grandes cidades do estado. Entretanto, se você não mora nestes locais, você também pode contratar o seu seguro através de uma corretora regulamentada.

As corretoras trabalham como intermediários entre o cliente e a seguradora. Elas são especializadas no mercado de seguros e possuem uma equipe profissional disposta a assessorar o cliente, para escolher a melhor oferta de seguro ou qualquer outra necessidade durante a vigência do contrato. A corretora precisa estar autorizada pela SUSEP, você pode conferir isso pelo site da instituição, reguladora do mercado de seguros.

Contratar um seguro na hora no Espirito Santos

Como já mencionado no texto, o processo de contratação de um seguro auto pode levar até 30 dias para que fique completo, devido a análise dos dados do cliente e da avaliação do veículo em questão. Dessa forma, não é possível contratar um seguro que entre em vigência no mesmo dia da contratação.

No entanto, você pode contratar o seguro para terceiros na hora. Ele não precisa da avaliação do carro, sendo necessário apenas assinar a apólice, que estipula o valor referente aos danos materiais, físicos e morais dos terceiros que foram prejudicados por você.

Por fim, você viu algumas orientações importantes para contratar um seguro sem medo. Não perca tempo e vá em busca da melhor opção no mercado, que depende apenas de você e das suas necessidades do cotidiano.

Anúncios